Consultoria Patrimonial: Para que Serve e Porque Contratar | Afixcode

Consultoria Patrimonial: Para que serve e porque contratar uma empresa especializada

Consultoria Patrimonial: Para que serve e porque contratar uma empresa especializada

Consultoria Patrimonial: Para que serve e porque contratar uma empresa especializada
 

No início de uma empresa, seu maior objetivo é a venda e sua sobrevivência, assim é muito comum nessa fase elas cresçam e se desenvolvam de uma forma mais informal.

Com o passar do tempo e com o crescimento da organização, a atenção começa a se voltar para a gestão, então os processos e departamentos começam a ser mais bem definidos, então, a empresa ganha corpo.

Na terceira fase de amadurecimento e consolidação da empresa é que geralmente surge a necessidade de aprimorar a gestão do ativo imobilizado visando não somente a manutenção dos diferenciais competitivos, mas também como parte da estratégia de crescimento e Compliance. É nesse momento que as empresas geralmente procuram uma consultoria patrimonial para auxiliá-las nessa atividade.

 
 

O que é consultoria patrimonial

De acordo com a pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado, realizada anualmente pela Afixcode, 32,65% dos gestores apontam a falta de mão de obra como um dos principais desafios na gestão patrimonial.

A consultoria patrimonial é o processo de assistência provida por uma empresa especializada na gestão do ativo imobilizado que fornece para a empresa contratante a mão de obra necessária de especialistas para implantar, revisar e/ou aprimorar algum ponto na gestão do ativo imobilizado. Essa consultoria pode se dar para um trabalho específico pontual ou de forma contínua para manutenção dos controles existentes.

 
 

 

Para que serve a contratação de uma consultoria de gestão patrimonial do ativo imobilizado

A contratação de uma consultoria de gestão patrimonial séria e confiável é uma alternativa para empresas que não possuem recursos internos suficientes para atendimento de todas as demandas e obrigações legais referentes ao imobilizado.

Segundo a nossa pesquisa, 16,89% das empresas não possuem nenhum especialista no patrimônio em seu quadro interno e mais de 75% quando possuem, têm equipes enxutas mais focadas nas demandas de manutenção e insuficientes para processos maiores de revisão do imobilizado.

Ainda existe também uma lacuna grande em termos de ferramentas: 62,16% não possuem um software de inventário patrimonial e menos da metade utiliza um sistema especialista para a gestão do patrimônio. Assim, em alguns casos, na contratação da consultoria “ganha-se” a utilização desses sistemas especialistas, por uma mão de obra já qualificada, o que aumenta muito a performance em comparação com a realização dos mesmos procedimentos sem a ferramenta especializada.

Veja mais:

Razões para investir em um sistema de patrimônio

Afixpat: Sistema de Controle Patrimonial (sistema especialista de patrimônio)

 
 
 
 


O que faz um consultor patrimonial

O papel do consultor patrimonial é analisar e descobrir as reais necessidade dos clientes, utilizando seu conhecimento acumulado e experiência prática para sugerir as melhores soluções para os desafios existente, respeitando obviamente o estágio de maturidade e a cultura da organização.

O consultor patrimonial, portanto, deve ser um profissional extremamente capacitado tecnicamente e deve também possuir boas habilidades de comunicação, relacionamento e outras soft skills para conseguir proporcionar um atendimento adequado.

 
 


Quanto custa uma consultoria do patrimônio

Os custos de um projeto de consultoria variam muito de acordo com o escopo do projeto e com a experiência dos profissionais empregados. Assim como em qualquer área profissional, bons profissionais, com um excelente histórico e recomendações custam mais caro do que profissionais iniciantes.

Por isso as empresas de consultoria mais antigas, com metodologias, certificações e ferramentas próprias tendem a ter um preço maior do que outras empresas do mesmo setor, porém em se tratando de consultoria, que é um serviço muitas vezes “intangível”, a qualidade e experiência dos profissionais deveria ser o primeiro critério de escolha para evitar o custo investido em projetos fracassados que não atingiram o objetivo desejado.

Confira aqui dicas para contratar uma empresa de ativo imobilizado e não ter problemas com erros ou relatórios não aprovados pela auditoria externa.

 
 


Conheça o serviço de consultoria patrimonial da Afixcode

Quer saber como implementar o serviço de consultoria patrimonial na sua empresa e analisar todos os benefícios dele? Converse com um de nossos especialistas, estamos à disposição para te ajudar: [email protected], (11) 2888-4747 ou whatsapp (11) 99252-1782.

Aproveite para acessar a nossa página sobre Consultoria Patrimonial clicando aqui e veja mais detalhamentos sobre os serviços prestados.

 
 

Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar