Auditoria do Ativo Imobilizado: 3 Pontos para Passar sem Ressalvas | Afixcode

Auditoria do Ativo Imobilizado: 3 Pontos para Passar sem Ressalvas

Auditoria do Ativo Imobilizado: 3 Pontos para Passar sem Ressalvas

Auditoria do Ativo Imobilizado: 3 Pontos para Passar sem Ressalvas
 

Manter a área de controle patrimonial bem estruturada passou a ser ainda mais importante para passar sem ressalvas na auditoria do ativo imobilizado e não causar prejuízos econômicos para a empresa.

Um dos motivos mais comuns de contratação dos nossos serviços é para o atendimento às exigências das auditorias independentes externas. Desde 2007, com a publicação da Lei 11.638/07, o imobilizado ganhou mais relevância nos processos de auditoria.

Essa mudança significa que, os responsáveis pela área patrimonial passaram a ter um novo desafio: conquistar um parecer sem ressalvas do auditor. Por isso, com base na nossa experiência em controle patrimonial, neste artigo citaremos os principais pontos auditados pelas “Big Four” (EY, PwC, Deloitte e KPMG).

 
 
Curso de Inventário Físico
 
 

Introdução: Objetivo da Auditoria

Primeiramente, é importante entendermos a função da auditoria.

A auditoria tem como principal objetivo aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

As NBC TAs (normas de auditoria) exigem que o auditor obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

O processo de auditoria segue procedimentos sistemáticos, com base na verificação por amostragem das informações contábeis. Após o processo de auditoria, a emissão da opinião do auditor pode ser:

  • Não modificada: demonstrações sem ressalvas;
  • Modificada:
    - Ressalva: distorções relevantes não generalizadas;
    - Adversa: distorções relevantes generalizadas;
    - Abstenção de opinião: não foi possível obter evidências suficientes e os possíveis efeitos poderiam ser relevantes e generalizadas.

Uma opinião modificada sobre as demonstrações contábeis pode causar diversos prejuízos para a empresa, tanto financeiros pela perda de investidores e maiores dificuldades de crédito quanto a sua marca / reputação perante o mercado. Portanto, com relação ao imobilizado segue os principais pontos que merecem atenção dos gestores:

3 Principais Pontos Auditados no Ativo Imobilizado

 
 

1) Inventário / Revisão:

  • Identificação individual dos bens;
  • • Processo de inventário/revisão física que assegure que os bens registrados contabilmente; existem fisicamente e estão em condições de operação;
  • Processo de imobilização / baixas;
  • Data da última vez que foi realizado esse processo de verificação física x contábil;
  • Classificação contábil;
  • Qualidade dos registros contábeis, sistemas e controles internos.

2) Depreciação:

  • Determinação da vida útil / cálculo da depreciação contábil com base na VU;
  • Procedimento sistemático de revisão da VU;
  • Política de desimobilização / valor residual;
  • Depreciação fiscal conforme taxas do fisco;
  • Validade do laudo (metodologia, bases, premissas, atendimento às normas).

3) Teste de recuperabilidade (Impairment test):

  • Data do último teste de recuperabilidade;
  • Metodologia adotada, critérios/premissas;
  • Processo de avaliação dos bens (validade das avaliações);
  • Processo sistemático de revisão do teste de impairment;
  • Validade do laudo (metodologia, bases, premissas, atendimento às normas).

Com base nos pontos acima, o auditor irá procurar evidências que comprovem que a empresa possui uma boa gestão sobre o ativo imobilizado e que segue as normas contábeis e leis vigentes. Vale ressaltar que o processo de auditoria é realizado por amostragem, sendo considerado a relevância e frequência (quantidade) das ocorrências detectadas para a emissão da opinião da auditoria.

Conte com a Afixcode para ter sucesso no seu processo de auditoria

Nesse artigo citamos os principais pontos que merecem atenção com relação a auditoria do ativo imobilizado. A AFIXCODE oferece aos nossos clientes uma solução completa sobre a gestão do ativo imobilizado, inclusive suporte para esclarecimento de dúvidas com os auditores externos sobre os trabalhos realizados, nesses mais de 18 anos já tivemos centenas de trabalhos auditados pelas maiores auditorias sempre com sucesso para nossos clientes.

 
 
Compartilhe esse conteúdo: [addthis tool="at-below-post"]
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *