Nossa História

Nossa História

 

Mais de 20 Anos de Conquistas e Realizações

É impossível falar da história da AfixCode sem falar da história do controle patrimonial no Brasil, pois através do conhecimento técnico e contábil e a cultura de inovação constante que marcam nosso DNA colaboraram para as principais evoluções do setor de patrimônio.

 
  • Origem

    Origem ligada ao início do controle patrimonial no Brasil

    A história da Afixcode tem origem muito antes da nossa fundação, pois há mais de 30 anos, na década de 1970 que nosso diretor presidente do grupo, Orlando Oda, desenvolveu um dos primeiros softwares de controle patrimonial do Brasil. Ali já nasceu o ideal de trabalhar ajudando as empresas a cuidarem de seu patrimônio da melhor maneira possível. Depois disso, vieram dezenas de versões do software de patrimônio, com contínuas melhorias, e duas sociedades em empresas de controle patrimonial, até chegar o momento de dar um passo à frente. Conheça mais dessa história.

  • 2001

    AFIXCODE é fundada

    Movido pela vontade de criar uma empresa de controle patrimonial com soluções e atendimento diferenciados e em que tivesse toda a liberdade para aplicar princípios e valores éticos que ele havia aprendido com seus pais, Orlando Oda juntamente com seus filhos fundaram a Afixcode. Apesar da grande competição no setor, não demorou muito tempo para a Afixcode conquistar o mercado, atraindo clientes de grande porte e, principalmente, a confiança e respeito dos nossos clientes.

    Histórico Afixcode - 2001 Afixcode é Fundada
  • 2002

    Fundação da OTK Sistemas - Empresa de Softwares do Grupo

    Buscando a expansão e com o objetivo de oferecer aos clientes uma solução completa, em 2002 foi fundada a OTK Sistemas, empresa desenvolvedora de softwares de gestão empresarial.

    Histórico Afixcode - 2002 Fundação da OTK Sistemas
  • 2003

    Lançamento do AfixPat - Revolução no Segmento de Sistema de Patrimônio

    Em 2003 é lançado no mercado a primeira versão do AfixPat, ferramenta desktop para o controle patrimonial. Com muitos recursos para o controle de bens, abrangendo o controle físico, contábil e fiscal, o AfixPat logo chamou a atenção de muitos gestores de ativo fixo que buscavam por uma ferramenta mais completa e rápida. Com o uso das mais novas tecnologias da época, o AfixPat revolucionou o mercado de softwares de patrimônio ao conseguir realizar rotinas de cálculo que demoravam cerca de um dia em apenas uma hora.

Histórico Afixcode - 2003 Lançamento do AfixPat
  • 2005

    AfixPalm - O Primeiro Sistema de Inventário para Palmtop

    Enquanto a maioria das empresas ainda estava usando métodos manuais, as antigas anotações manuscritas em pranchetas, para a realização do inventário físico, a Afixcode lançou no mercado o primeiro software para Palmtops do Brasil, o AfixPalm. O software permitiu a automatização do inventário em campo, diminuindo o tempo de realização do inventário, garantindo a diminuição dos erros e também um considerável ganho de tempo na conciliação dos bens.

    Histórico Afixcode - 2005 AfixPalm
  • 2007

    Certificação ISO 9001:2000

    O compromisso em garantir a satisfação de seus clientes fez a Afixcode obter e manter a certificação de Qualidade ISO 9001:2000, que assegura aos clientes que processos, normas e padrões estão sendo respeitados e seguidos com foco na prestação de serviços de alta qualidade, preocupação com o bem-estar dos colaboradores e melhoria contínua dos processos internos.

    Histórico Afixcode - 2007 ISO 9001:
  • 2007

    Do AfixPalm para o AfixInv

    Em 2007 foi lançada no mercado a primeira versão do AfixInv, uma nova versão do sistema de inventário patrimonial para dispositivos móveis.

  • 2008

    Fundação da AfixGraf - Empresa de Produção de Etiquetas Patrimoniais do Grupo

    Já consolidada no segmento de prestação de serviços de patrimônio, a AFIXCODE percebeu que muitos clientes tinham problemas relacionados ao fornecimento das placas de patrimônio, que são essenciais para o serviço de inventário físico mas que por muitas vezes, devido a atrasos ou erros por parte do fabricante, acabavam impedindo o início ou prolongando o tempo para conclusão do inventário em campo. Pensando em solucionar esse problema do público e garantir uma melhor experiência para seus clientes, a Afixcode investiu para fundar a sua própria indústria de Etiquetas Patrimoniais, e assim, em agosto de 2008 foi inaugurada a AfixGraf. A fundação da indústria também marcou o posicionamento da Afixcode como única empresa a fornecer o ciclo completo de soluções para o controle patrimonial.

    Histórico Afixcode - 2008 Fundação da AfixGraf
  • 2009

    AfixWeb - Versão Online do AfixPat

    Acompanhando as mudanças tecnológicas e as necessidades dos consumidores por maior mobilidade e conveniência, a Afixcode lançou a primeira versão do AfixWeb, versão 100% nas nuvens do consagrado software de controle patrimonial AfixPat.

    Histórico Afixcode - 2009 AfixWeb
  • 2010

    Recertificação ISO 9001-2008

    Com a atualização da norma ISO, a AFIXCODE passou novamente por auditoria externa e renovou a certificação para a norma vigente.

  • 2011

    Investimento Constante em Desenvolvimento Profissional

    A partir de 2011 a AFIXCODE fechou uma parceria com o Prof. Honório Futida, experiente profissional e professor da área de patrimônio. Assim, constantemente os profissionais da AFIXCODE passam por treinamento e reciclagem profissional, a fim de estarem sempre atualizados de acordo com as mudanças do setor e assegurar a qualidade dos serviços prestados.

    Histórico Afixcode - 2011 Investimento Constante em Desenvolvimento Profissional
  • 2013

    Lançamento da Área de Cursos Corporativos

    Atuando próximo aos clientes, a AFIXCODE notou um grande volume de profissionais que buscavam por informações mais confiáveis e aprimoramento técnico na área de ativo fixo. Assim, inaugurou em parcerias com professores renomados do mercado a área de Cursos Corporativos, que tinha o objetivo de suprir a necessidade do público por conhecimento e compartilhar a experiência da AFIXCODE no setor.

Histórico Afixcode - 2013 Lançamento de Cursos Corporativos
  • 2014

    Ampliação das Instalações Físicas

    Neste ano tanto a AFIXCODE quanto a AfixGraf investiram no aumento do seu espaço físico. Enquanto na AFIXCODE foi ampliado o espaço e construído uma sala de treinamentos na própria sede, a AfixGraf mudou de localização, que permitiu o aumento da sua capacidade de produção e compra de novos equipamentos de impressão.

    Histórico Afixcode - 2014 Ampliação das Instalações Físicas
  • 2015

    Lançamento do AfixBase

    Atenta ao mercado, a AFIXCODE lançou o AfixBase, sistema para controle de ativos que se diferencia por ser uma ferramenta totalmente online e ser ideal para empresas de pequeno porte que precisavam realizar somente o controle físico dos bens.

    Histórico Afixcode - 2015 Lançamento do AfixBase
  • 2016

    Lançamento do AfixInv para Android

    Em junho de 2016 foi lançado internamente a primeira versão do consagrado AfixInv para plataforma Android. Logo a primeira versão para Android já se mostrou muito melhor que o software em Windows Mobile, atingindo uma performance de até 9,6 vezes mais rápida. Após testes e melhorias, o software foi lançado no mercado e está permitindo empresas economizarem até 90% nos custos do inventário físico.

    Histórico Afixcode - 2016 Lançamento do AfixInv Android
  • 2017

    Mudança de posicionamento e nova marca

    Visando transmitir ao mercado seus valores e atributos, a AFIXCODE investiu no redesign da sua marca e na mudança de posicionamento. Com a tagline “Soluções Completas em Controle Patrimonial”, a nova marca reflete o caráter distinto da AFIXCODE e evidencia a amplitude de soluções oferecidas pela empresa, que é a única do setor que possui soluções e serviços que atendem todas as necessidades da gestão de ativo imobilizado.

    Histórico Afixcode - 2016 Lançamento do AfixInv Android
  • 2021

    MUDANÇA DE SEDE

    Após mais de 20 anos localizados em uma mesma região e escritório, nós decidimos mudar nossa sede para um local mais seguro, novo e melhor localizado. Agora estamos em um prédio comercial na Rua das Carnaubeiras, em São Paulo.

    Histórico Afixcode - 2021 Nova Sede
  • 2021

    Início dos modelos de IA

    Com foco na otimização de processos e busca contínua por melhoria, a Afixcode iniciou o desenvolvimento de modelos de IA voltados para agregar mais inteligência e automatizar demandas que são parte da rotina dos serviços de controle patrimonial.

    Histórico Afixcode - 2016 Lançamento do AfixInv Android
  • 2022

    Conciliação com IA + Acompanhamento dos projetos com BI

    Os processos de conciliação de bens entre o cadastro físico x contábil começaram a ser executados parcialmente por um modelo de machine learning. Além disso, a Afixcode passou a oferecer aos seus clientes o acompanhamento dos projetos de inventário com um painel personalizado em Power BI, que permite que gestores acompanhem as principais informações sobre o andamento do projeto.

    Histórico Afixcode - 2016 Lançamento do AfixInv Android
 

Um pouco da História de Orlando Oda, Diretor Presidente da AFIXCODE

 
 

Acreditamos que nossa história começa muito antes da data de fundação da AFIXCODE, pois o que somos hoje em dia é o resultado da determinação, trabalho e do propósito de vida de Orlando Oda, nosso Diretor Presidente.

Infância e Cultura Japonesa

Filho de imigrantes japoneses, Orlando teve que enfrentar desde cedo a dura vida no campo no sítio da família e a grande barreira do idioma português, que só teve contato ao entrar no colégio em sua cidade natal, Pacaembu, no interior de São Paulo. Até os 7 anos de idade, só sabia se comunicar em japonês. Talvez por isso, sempre teve maior facilidade com as matérias de exatas, como matemática que havia aprendido em casa com os pais. Chegar no colégio também não era simples, e enfrentava todos os dias uma caminhada de 5km a pé. Porém, como a cultura japonesa sempre valorizou os estudos, deixar de frequentar a escola nunca foi uma opção. Aos 13 anos de idade, mudou-se junto com a família para a cidade de São Paulo e logo após concluir o ensino médio ingressou na faculdade de administração pela PUC.

Interesse por Programação de Dados e o Primeiro Software de Patrimônio do Brasil

Entre os estudos da faculdade, um estágio não remunerado entre a meia noite e às 6h da manhã, Orlando ainda arranjou tempo para fazer cursos extras de programação, que eram ministrados pelas próprias fabricantes de computadores líderes da época, como a IBM e SEMP Toshiba. Nesta última, Orlando conseguiu seu primeiro emprego na área de programação numa época onde ainda se usava cartões perfurados. Assim, fazia parte do grupo dos primeiros programadores do país. Formado, passou a trabalhar numa empresa chamada RelData em desenvolvimento de softwares. Lá, teve o primeiro contato com clientes que buscam por um sistema para realizar o controle de ativos digitalmente. Assim, escreveu o primeiro software de controle de patrimônio para computadores LABO (Nixdorf) do Brasil, uma das marcas líderes da época.

Convite para Trabalhar numa das Primeiras Empresas de Controle Patrimonial Nacionais

Logo surgiu o convite para trabalhar numa empresa que prestava serviços de controle de ativos em Porto Alegre, a IBS, que era uma das primeiras do setor do país. A IBS já tinha experiência na área de serviços, porém estava buscando alguém com experiência para desenvolver um software de controle patrimonial. Porém, logo de cara Orlando teve que enfrentar um novo desafio, refazer o sistema de patrimônio em uma linguagem diferente do que havia feito anteriormente, o COBOL. Mas isso era algo comum na época, com muitos fornecedores de computador disputando quem iria dominar o mercado, Orlando foi o responsável de uma equipe que escreveu várias versões do sistema, incluindo para computadores Edisa (Fujitsu), Unix (que era um sistema de código aberto que atendia vários fornecedores), IBM, Burroughs (Unisys). Todos esses softwares eram voltados para computador de grande porte, que eram utilizados por empresas grandes.

De Funcionário para Sócio da Empresa

Trabalhando na IBS, Orlando percebeu que empresas de médio porte também gostariam de poder controlar seu patrimônio utilizando o computador. Porém, os prestadores de serviço de patrimônio da época focavam somente em desenvolver soluções para empresas grandes, enquanto os pequenos empresários só tinham acesso aos “microcomputadores” da época. Assim, Orlando utilizou seu tempo livre para escrever uma nova versão do software, incluindo novos recursos com todo o conhecimento que havia agregado na área durante os anos para microcomputadores LABO, que era a marca líder no Brasil. Com o software em mãos, Orlando aceitou o convite para se tornar sócio da IBS.

Acessão da empresa e venda para o Grupo RBS

A nova versão do software em LABO fez com que a IBS conquistasse um novo mercado e ampliasse a sua atuação no Brasil, já que oferecia soluções em patrimônio para empresas de diversos porte. Essa rápida expansão, chamou atenção de empresas maiores. Com isso, a IBS foi vendida no ano de 1991 para o Grupo RBS (conglomerado de mídia e maior afiliado da Globo no Brasil) e Orlando passou cerca de um ano prestando serviços para o Grupo devido a restrições contratuais. Porém, a ligação de Orlando com o setor de patrimônio só estava começando...

Nova sociedade e a Concepção da AFIXCODE

Em 1994, retornou a São Paulo e foi por 7 anos sócio de outro empresa do setor de patrimônio. Nessa época, seus filhos já profissionais formados, juntaram-se a ele e ampliaram sua experiência no segmento. Porém, buscando colocar em prática integralmente os valores que havia aprendido desde cedo, Orlando decidiu que estava na hora de partir para criar uma empresa do zero, que fosse pautada pela transparência nas relações com seus clientes, fornecedores e funcionários. Assim, em 2001 nasceu a AFIXCODE.

 
 

Um pouco da História de Orlando Oda, Diretor Presidente da AFIXCODE

 
 

Acreditamos que nossa história começa muito antes da data de fundação da AFIXCODE, pois o que somos hoje em dia é o resultado da determinação, trabalho e do propósito de vida de Orlando Oda, nosso Diretor Presidente.

Infância e Cultura Japonesa

Filho de imigrantes japoneses, Orlando teve que enfrentar desde cedo a dura vida no campo no sítio da família e a grande barreira do idioma português, que só teve contato ao entrar no colégio em sua cidade natal, Pacaembu, no interior de São Paulo. Até os 7 anos de idade, só sabia se comunicar em japonês. Talvez por isso, sempre teve maior facilidade com as matérias de exatas, como matemática que havia aprendido em casa com os pais. Chegar no colégio também não era simples, e enfrentava todos os dias uma caminhada de 5km a pé. Porém, como a cultura japonesa sempre valorizou os estudos, deixar de frequentar a escola nunca foi uma opção. Aos 13 anos de idade, mudou-se junto com a família para a cidade de São Paulo e logo após concluir o ensino médio ingressou na faculdade de administração pela PUC.

Interesse por Programação de Dados e o Primeiro Software de Patrimônio do Brasil

Entre os estudos da faculdade, um estágio não remunerado entre a meia noite e às 6h da manhã, Orlando ainda arranjou tempo para fazer cursos extras de programação, que eram ministrados pelas próprias fabricantes de computadores líderes da época, como a IBM e SEMP Toshiba. Nesta última, Orlando conseguiu seu primeiro emprego na área de programação numa época onde ainda se usava cartões perfurados. Assim, fazia parte do grupo dos primeiros programadores do país. Formado, passou a trabalhar numa empresa chamada RelData em desenvolvimento de softwares. Lá, teve o primeiro contato com clientes que buscam por um sistema para realizar o controle de ativos digitalmente. Assim, escreveu o primeiro software de controle de patrimônio para computadores LABO (Nixdorf) do Brasil, uma das marcas líderes da época.

Convite para Trabalhar numa Primeiras Empresas de Controle Patrimonial Nacionais

Logo surgiu o convite para trabalhar numa empresa que prestava serviços de controle de ativos em Porto Alegre, a IBS, que era um das primeiras do setor do país. A IBS já tinha experiência na área de serviços, porém estava buscando alguém com experiência para desenvolver um software de controle patrimonial. Porém, logo de cara Orlando teve que enfrentar um novo desafio, refazer o sistema de patrimônio em uma linguagem diferente do que havia feito anteriormente, o COBOL. Mas isso era algo comum na época, com muitos fornecedores de computador disputando quem iria dominar o mercado, Orlando foi o responsável de uma equipe que escreveu várias versões do sistema, incluindo para computadores Edisa (Fujitsu), Unix (que era um sistema de código aberto que atendia vários fornecedores), IBM, Burroughs (Unisys). Todos esses softwares eram voltados para computador de grande porte, que eram utilizados por empresas grandes.

De Funcionário para Sócio da Empresa

Trabalhando na IBS, Orlando percebeu que empresas de médio porte também gostariam de poder controlar seu patrimônio utilizando o computador. Porém, os prestadores de serviço de patrimônio da época focavam somente em desenvolver soluções para empresas grandes, enquanto os pequenos empresários só tinham acesso aos “microcomputadores” da época. Assim, Orlando utilizou seu tempo livre para escrever uma nova versão do software, incluindo novos recursos com todo o conhecimento que havia agregado na área durante os anos para microcomputadores LABO, que era a marca líder no Brasil. Com o software em mãos, Orlando aceitou o convite para se tornar sócio da IBS.

Acessão da empresa e venda para o Grupo RBS

A nova versão do software em LABO fez com que a IBS conquistasse um novo mercado e ampliasse a sua atuação no Brasil, já que oferecia soluções em patrimônio para empresas de diversos portes. Essa rápida expansão, chamou atenção de empresas maiores. Com isso, a IBS foi vendida no ano de 1991 para o Grupo RBS (conglomerado de mídia e maior afiliado da Globo no Brasil) e Orlando passou cerca de um ano prestando serviços para o Grupo devido a restrições contratuais. Porém, a ligação de Orlando com o setor de patrimônio só estava começando...

Nova sociedade e a Concepção da AFIXCODE

Em 1994, retornou a São Paulo e foi por 7 anos sócio de outro empresa do setor de patrimônio. Nessa época, seus filhos já profissionais formados, juntaram-se a ele e ampliaram sua experiência no segmento. Porém, buscando colocar em prática integralmente os valores que havia aprendido desde cedo, Orlando decidiu que estava na hora de partir para criar uma empresa do zero, que fosse pautada pela transparência nas relações com seus clientes, fornecedores e funcionários. Assim, em 2001 nasceu a AFIXCODE.