Tendências para a Gestão do Ativo Imobilizado | Afixcode

5 Tendências para a Gestão do Ativo Imobilizado

5 Tendências para a Gestão do Ativo Imobilizado

Tendências para a gestão do ativo imobilizado
 

A gestão do ativo imobilizado está em transformação. A tecnologia e as novas demandas do mercado estão impulsionando essas mudanças. Confira as tendências para os próximos anos e saiba como se preparar para não ficar para trás.

A velocidade das mudanças do mundo atual é impressionante. Novas tecnologias são criadas e aprimoradas rapidamente. A quantidade de informações disponíveis é cada vez maior e mais acessível. A pandemia causada pelo COVID-19 acelerou a transformação digital, que já era uma tendência.

O mundo está mudando em todos os sentidos. Mesmo os setores da economia mais tradicionais e conservadores terão que se adaptar a essa realidade mais digital, volátil e incerta.

A gestão do Ativo Imobilizado também já está em alteração e mudará ainda mais nos próximos anos.

Por isso, nesse artigo iremos comentar as 5 principais tendências para a gestão do ativo imobilizado, pensando nos anos futuros.

 
 


As Principais Tendências para A Gestão do Ativo Imobilizado

1. Mudança no Perfil Profissional:

A primeira grande mudança que acredito será com relação ao novo perfil profissional exigido por essa nova era.

Aquele profissional estático, que fazia apenas uma única função repetitiva e que poderia ser facilmente substituído, provavelmente deixará de existir nos próximos anos, pois não agregava muito valor estratégico.

O perfil do novo profissional para a gestão do ativo imobilizado não é somente alguém que conhece contabilidade. Além disso, esse profissional terá que ter bons conhecimentos em computação, manipulação de dados, matemática e estatística.

Não podemos esquecer ainda das soft skills como:

  • Habilidade de comunicação
  • Colaboração
  • Resiliência emocional
  • Adaptabilidade entre outras


2. Home-Office e a Volta para os Escritórios:

Nesse último ano, o trabalho 100% remoto perdeu força nas empresas, a onda que começou com as empresas de tecnologia que exigiram o retorno de seus colaboradores para os escritórios ganhou força em outros segmentos.

É fato que o home-office pode trazer algumas vantagens para os colaboradores e empresa, mas também é inegável que nem todas as pessoas conseguem se adaptar a esse sistema e que em alguns casos, existe a perda de produtividade e outras perdas como a troca de experiência e propagação da cultura empresarial que são mais fortes em um ambiente presencial.

A nova tendência é um amadurecimento do modelo, o que a maioria das empresas estão propondo é um sistema híbrido mesclando alguns dias de trabalho presencial com dias em home-office.

Essa tendência impacta diretamente a gestão do imobilizado, que precisa lidar com o desafio de lidar com o controle de bens descentralizados, uma vez que muitos ativos da empresa estão na residência de seus colaboradores.


3. Crescimento dos Softwares Especialistas e Soluções Integradas:

Em um mundo mais complexo, com maiores controles e necessidade de informações mais detalhadas, é provável que aconteça o crescimento dos softwares especialistas. Esse crescimento deve ocorrer principalmente para suprir lacunas que os grandes ERP´s não atendem

Isto é, acreditamos que o crescimento dos softwares patrimoniais especialistas para a gestão do ativo imobilizado será impulsionado pela necessidade de uma integração maior dos dados entre diferentes plataformas.

Como resultado, essa integração entre as ferramentas é capaz de reduzir muito o tempo que profissionais da área patrimonial levam para realizar operações nos sistemas. Isso permite que os profissionais da área patrimonial concentrem-se em tarefas mais estratégicas, que podem trazer resultados mais significativos para a empresa.

 
 
 
 


4. Recursos de Inteligência Artificial (IA), Dados e Predição:

Esse tópico está muito relacionado com o anterior, mas dada sua relevância resolvi separar em tópicos distintos. 

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que vem se desenvolvendo rapidamente e tem o potencial de revolucionar a gestão do ativo imobilizado. Os softwares especialistas para essa área terão cada vez mais recursos de IA que facilitarão a operação, diminuirão erros e melhorarão o desempenho do processo.

Por exemplo, a IA pode ser usada para reconhecer as fotos dos bens, o que facilitaria a entrada e revisão do inventário patrimonial. A IA também pode ser usada para a conciliação contábil, o que diminui muito o tempo nesta etapa, além de ajudar a identificar erros e melhorar a precisão dos dados.

Além disso, os dados são cada vez mais importantes para a gestão do ativo imobilizado. Os softwares especialistas podem usar dados históricos para prever o comportamentos futuros relacionados à gestão de ativos. Por exemplo, a IA pode ser usada para sugerir a aquisição de novos bens ou para apontar a necessidade de manutenções preventivas.


5. Crescimento da Adoção do RFID:

Uma tendência que ganhou força em 2023 foi a adoção de mais projetos utilizando a tecnologia de identificação através do RFID. Um dos fatores para isso foi a diminuição do custo das tags e também um maior entendimento das empresas sobre a importância de uma solução completa que envolve hardware e software para o alcance dos objetivos da organização.

As placas tradicionais de alumínio com código de barras ainda possuem espaço, mas o RFID avança com força. 

As soluções de RTLS - ativos serão identificados com tags mais inteligentes que se comunicam com a rede local e já fornecem uma localização exata dos bens, ainda não ganharam muita tração, mas continuamos acreditando no crescimento dessas soluções para os próximos anos. 

Em alguns casos, essas novas tags terão também sensores, seja para o monitoramento da temperatura, humidade, entre outros, e tudo isso vai gerar uma quantidade massiva de dados que serão analisados e processados pelos sistemas especialistas para a gestão do ativo imobilizado.

 

 


Foque na Adaptabilidade e Esteja Preparado

Embora seja extremamente difícil prever o futuro, as 5 tendências que abordamos neste artigo tem tudo para se tornarem realidade nos próximos anos. Pensando nisso, a palavra de ordem é adaptabilidade.

Isto significa que precisamos estar preparados para as mudanças e sermos capazes de absorver e incorporar as novas tecnologias que estão surgindo e que ainda serão desenvolvidas.

Uma das formas de garantir maior adaptabilidade é conhecendo as novas tecnologias citadas e estando adeptos a elas. Se você tiver a oportunidade, faça testes com as novas ferramentas do mercado, conheça e estude as tecnologias e fique cada vez mais confortável com elas durante sua rotina de trabalho, pois sem dúvidas, elas estão chegando para ficar.

Outra das formas de se adaptar às mudanças é conhecer as tecnologias citadas no artigo e se tornar um profissional com perfil mais analítico e que domine ferramentas e tecnologias relacionadas à gestão de ativos. 

Se você tiver a oportunidade, experimente as novas ferramentas do mercado, aprenda sobre as novas tecnologias e fique confortável em usá-las no seu dia a dia. As novas tecnologias estão chegando para ficar, então é importante estar preparado para elas.

Aqui na Afixcode, um dos nossos valores é trazer o máximo de inovação possível para a gestão do imobilizado. Por isso, somos a única empresa com soluções completas para controle do patrimônio, que vão desde serviços com metodologias exclusivas à softwares desenhados especificamente para as necessidades deste setor.

Quer conhecer mais destas tecnologias focadas para o patrimônio? Acesse a nossa página de softwares e conheça como você pode se adaptar a essas novas tendências com a ajuda das soluções corretas.

Quer conhecer de perto o software especialista para gestão de patrimônio? Converse com um de nossos consultores e agende uma demonstração, estamos à disposição para te ajudar: [email protected] ou (11) 2888-4747

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Gestão De Patrimônio: Vale a Pena Usar a Tecnologia RFID?
👉 4 Fatores Essenciais para Ter Sucesso no Uso do RFID no Controle Patrimonial
👉 ERP Vs Software De Patrimônio: Porque Vale a Pena Investir Numa Solução Específica
 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar