O que um contador faz? Veja quais são as principais funções

O que um contador faz: confira as principais funções deste profissional

O que um contador faz: confira as principais funções deste profissional

O que um contador faz: confira as principais funções deste profissional
 

Você tem afinidade com os números, têm facilidade para realizar cálculos, é organizado e observa minuciosamente os detalhes? Então talvez você possa trabalhar com contabilidade! Que tal saber o que um contador faz?

Este profissional trata de demandas patrimoniais, financeiras, econômicas e tributárias de uma empresa. No cotidiano, trabalha com demonstrativos de resultados, planilhas, guias de impostos, contas a receber e a pagar e muitos números.

Sabendo de tudo isso, agora, vamos iniciar um conteúdo exclusivo para que você entenda melhor sobre cada uma das funções de um contador. Confira!

 
 

Quais são as principais funções de um contador?

Pode não parecer, porém quem se forma em Ciências Contábeis pode atuar em diversas funções. Conheça algumas delas:

Consultor

O profissional pode atuar com consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida. Tributos, comércio exterior, contabilidade aplicada, contabilidade internacional, tecnologia da informação e análise financeira são algumas das áreas mais populares.

Auditor

É uma dos postos que mais se expande na contabilidade. O auditor é encarregado pela análise atenta da aplicação de recursos e da situação financeira de uma empresa. Para isso, atesta a precisão dos registros contábeis, identifica falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades em sua gestão.

Trata-se de uma função crucial em quase todas as empresas, pois apresenta ao gestor uma opinião embasada sobre a realidade financeira de seu negócio, permitindo conhecer problemas, causas e consequências, além de fornecer orientações sobre possíveis correções.

Você também pode se interessar por:
👉 Auditoria interna e externa: O que é cada uma? quais as diferenças?
👉 Auditoria do ativo imobilizado: 3 pontos para passar sem ressalvas

Controlador

Também considerada um ramo da Administração, tem como objetivo auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico.

O controlador fornece informações sobre desempenho, monitora a elaboração do orçamento, projeta resultados com foco no equilíbrio das contas da empresa e previne qualquer tipo de excesso, desperdício de capital e fraudes.

Também analisa o desempenho do negócio comparado a períodos anteriores, para corrigir problemas e ajudar o gestor a tomar decisões que definam os novos rumos da organização.

Gestor de empresas

Devido ao seu conhecimento sobre as finanças de um negócio, o profissional formado em Ciências Contábeis pode até se tornar gestor.

Fiscal

A contabilidade fiscal (ou tributária), como o próprio nome diz, trabalha com a administração de tributos de uma empresa. O profissional especializado confere e contabiliza os saldos para calcular o tipo de tributação a que o negócio está submetido e quanto deve ser pago ao governo em impostos.

É um ramo de suma importância, pois a determinação incorreta de quanto uma organização deve em impostos pode gerar problemas com a Receita Federal e até quebrar a empresa.

 

 

Quais os principais motivos para ter um contador na sua empresa?

 
 

Não há muito tempo atrás, o contador tinha um papel muito burocrático dentro das instituições. Com isso, ele era incumbido a realização de prestação de contas e nutrir tudo de acordo com as leis para evitar problemas com a fiscalização.

Hoje, esse profissional foi atribuído a um ofício mais estratégico. Os dados sobre recursos patrimoniais e financeiros do negócio são de suma relevância para a tomar a melhor decisão.

Dessa forma, o contador consegue operar de forma muito mais robusta dentro da empresa, ajudando a buscar com excelência o caminho ideal para a expansão empresarial.

Além do mais, é de sua responsabilidade a efetuação de pagamento de impostos em dia e a gerência dos registros. O contador está sempre por dentro das alterações contínuas na legislação e cumpre toda atualização legislativa manter conforme as alterações.

Por exemplo, podemos mencionar a utilização do e-Social e modificações nas alíquotas de imposto, dentre algumas.

Você também pode se interessar por:
👉 7 maneiras de economizar com o controle do ativo imobilizado

 
 

3 problemas enfrentados por empresas que não tem um contador

Diversos riscos podem ser evitados quando o empreendedor opta por contratar um especialista da área. Alguns exemplos são: atraso para abrir um CNPJ, contratempos com o Fisco, entre outros. Vejamos!

1. Problemas com o Fisco

Um grande risco que uma empresa pode enfrentar são as complicações com o Fisco – órgãos governamentais que fiscalizam as responsabilidades fiscais das empresas. Na maioria dos casos, estes exigem que as empresas mantenham em dia:

  • guias de pagamento;
  • emissão de notas fiscais;
  • contrato social;
  • balanços e livros contábeis;

Caso as exigências não sejam cumpridas, a empresa pode tornar-se irregular e enfrentar complicações. Para evitar futuras irregularidades fiscais, o contador é o profissional que auxilia com diversas tarefas como:

  • cálculo de imposto e auxílio em cálculos de pró-labore;
  • controle de entrada e saída de valores;
  • identificação de pontos para redução de custos;
  • realização de balanços patrimoniais;
  • manutenção da contabilidade da empresa com gestão de documentos fiscais e contábeis;
  • auxílio no fechamento da folha de pagamento.

Com tudo isso analisado, é perceptível que é muito importante para a saúde financeira e segurança de um negócio, contratar um especialista, ou escritório de contabilidade, qualificado.

2. Pagamento indevido de impostos

Outro ponto importante e que precisa ocorrer perfeitamente é o pagamento de impostos. Caso o empreendedor não tenha o auxílio de um contador, ele corre o risco de pagar indevidamente os tributos.

Isso porque é o contador que verifica o enquadramento correto do regime tributário e a classificação de atividades econômicas do negócio. Em ambos os casos, enquadramento indevido e classificação equivocada, o empresário pode tanto realizar um pagamento de impostos maior que o devido quando praticar sonegação fiscal.

3. Penalizações

Neste setor, o empresário responderá criminalmente em casos de alteração ou falsificação de documentos públicos, particulares ou livros mercantis. A pena é de multa e prisão de 2 a 6 anos.

Vejamos abaixo exemplos desse tipo de prática:

  • ocultação, destruição ou inutilização de documentos de escrituração;
  • falsificação de informações em carteira de trabalho e folha de pagamento;
  • dados inverídicos no balanço contábil, na situação de falência;
  • fornecimento de informações falsas para a Previdência Social;
  • corrupção ou destruição de dados contábeis em programas informatizados.

 
 
 
 

Entender o que um contador faz traz vantagens à qualquer empresa

Em suma, agora sabemos o que o contador faz. Além dos pontos mencionados, o profissional de contabilidade também garante que o empresário possa concentrar-se totalmente nas atividades de execução do negócio sem precisar locar tempo e demandas de contabilidade.

Acompanhe nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) para mais conteúdos da área contábil e gestão patrimonial.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar