Descubra o que faz um Controller e qual sua Importância

O que faz um Controller? Entenda a Importância desse Profissional!

O que faz um Controller? Entenda a Importância desse Profissional!

O que faz um Controller? Entenda a Importância desse Profissional!
 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e por isso é importante entender os diferentes tipos de cargos existentes nos setores e a devida importância de cada um.

Com tantas mudanças acontecendo no cenário corporativo após a pandemia, os profissionais têm se dedicado muito mais para poder auxiliar as respectivas empresas a superarem a crise, e assim alguns cargos e profissionais se destacaram em meio a tantos outros, devido sua relevância mesmo em momentos incertos.

Em qualquer cenário, seja de muito sucesso ou de grande crise, toda empresa necessita que os setores financeiro e fiscal estejam preparados e prontos para qualquer situação, e isso só é possível com a presença de bons profissionais.

Cada profissional destes setores são essenciais, mas hoje queremos colocar em evidência a importância do controller para o sucesso e desenvolvimento de qualquer empresa.

Se você ainda não conhece o que este profissional faz e qual sua importância dentro das maiores corporações, recomendamos a leitura deste artigo.

 
 

O que é Controller?

Controller é um cargo profissional que está bem alto na hierarquia das empresas e está presente nas áreas de controladoria e finanças nas maiores empresas do mundo. Seu maior objetivo é garantir que os recursos da empresa sejam investidos da forma correta e extrair e consolidar dados que auxiliem nas tomadas de decisões da empresa toda.

Este tipo de profissional é generalista e seu dia-a-dia conta com muita análise e planejamento econômico e financeiro, com a finalidade de passar tais análises e dados primeiramente para o Diretor Financeiro da empresa (também conhecido como CFO) e consequentemente também colaborando com os acionistas e stakeholders.

Este cargo surgiu nas empresas dos Estados Unidos e era apenas uma pequena parte dos setores financeiros. Após a 2ª Guerra Mundial e com a vinda de empresas americanas para o Brasil, o cargo se tornou popular e ganhou maior relevância nas empresas multinacionais instaladas no Brasil.

 
 

O que faz um Controller?

Um controller passa seu dia de trabalho fazendo planejamento financeiro, avaliando dados operacionais e táticos de toda a empresa, analisando a situação do mercado atual, consolidando informações válidas e transparentes para tomadas de decisões, colhendo resultados de todos os setores, etc.

Todas estas ações tem o objetivo de dar o melhor direcionamento aos negócios e manter assim a empresa no caminho correto e fazendo os investimentos certos, na hora certa.

Ele é uma peça chave para toda a empresa, desde gerentes até a diretoria e acionistas e para fazer seu trabalho ele deve ser um profissional extremamente transparente, detalhista, analítico e respeitado.

Geralmente, o controller une dados e informações com a ajuda de outros profissionais, como Gerente Financeiro, Gerente Contábil, Gerente de Patrimônio, Gerente Comercial, entre outros.

Você também pode se interessar por:
👉 Relatórios patrimoniais: entenda sua importância na tomada de decisões

 
 

Funções de um Controller Financeiro

Neste tópico vamos aprofundar um pouco mais sobre as funções de um controller financeiro, sempre lembrando que sua meta final é orientar a empresa ao sucesso nas finanças através da redução de despesas e do aumento da lucratividade do negócio. Confira:

Funções e objetivos abrangentes de um controller

  • Analisar o mercado onde a empresa está inserida, como: país, cidade, região, segmento, etc;
  • Elaborar planos estratégicos financeiros;
  • Analisar dados contábeis e plano tributário;
  • Analisar performance e resultados financeiros da empresa por centros-de-custo, filiais, unidades, etc;
  • Sugerir oportunidades de negócio no mercado;
  • Antever falhas em projetos;

Funções práticas de um controller

  • Alimentar sistemas e softwares da empresa com dados objetivos que serão úteis para todos os setores;
  • Criar planilhas para consolidar e organizar dados;
  • Criar relatórios completos com análise de resultados;
  • Apresentação de resultados à diretoria e stakeholders;
  • Criação de budget anual;
Você pode se interessar por:
👉 Como estruturar seu planejamento da gestão do imobilizado para 2021
👉 8 motivos para largar a planilha de controle de ativos e investir num software de patrimônio
👉 [Ferramenta] Planilha para controle do ativo imobilizado

 
 

Perfil profissional do Controller

É importante citar qual o perfil essencial para ser um Controller de destaque no mercado de trabalho.

Para executar as tarefas e funções que citamos acima, é importante que o profissional:

  • Tenha grande compreensão com números e saber analisá-los;
  • Conhecer todos os processos e funções na área financeira, desde questões de impostos à auditorias;
  • Ter comunicação transparente para compartilhar e apresentar as análises feitas;
 
 

Quanto ganha um controller

Como informamos, este cargo é extremamente importante para as empresas e está bem alto na ordem hierárquica das empresas, afinal, ele reporta suas análises ao Diretor Financeiro e até mesmo aos acionistas.

O cargo de controller pode receber no Brasil até R$15.518,00 de salário, segundo cálculos feitos com base em valores informados por candidatos do site VAGAS.com.

Já o cargo de controller financeiro pode receber até R$ 12.476,00, também segundo o site VAGAS.com.

 
 
 
 

Formação de um controller

Este profissional precisa ser generalista e ter contato com todas as áreas da empresa, com o intuito de auxiliá-las e de extrair dados de resultados, por isso, é normal ter controllers vindos de diversas áreas.

Pensando em formação acadêmica, as duas áreas mais comuns de estudo dos controllers são Ciências Contábeis e Administração. Podemos dizer ainda que muitos profissionais investem em uma segunda graduação, pós graduação ou especialização em outras áreas, como Economia, Contabilidade, Direito com foco no ambiente empresarial, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, entre outros.

Mas a formação e estudos destes profissionais ainda não para no âmbito formal de universidades, pois eles precisam sempre estar em frequente aprendizado e buscar atualizações todos os anos através de cursos e treinamentos. Com o grande desenvolvimento da tecnologia, podemos citar que eles buscam aprender sobre Business Intelligence (também conhecido como BI) e a ciência e análise de dados.

Você pode se interessar por:
👉 5 motivos para fazer cursos sobre ativo imobilizado e gestão patrimonial
👉 5 tendências para a gestão do ativo imobilizado

 
 

Capacite-se e ganhe destaque no mercado de trabalho

Para se destacar no mercado e ser um controller indispensável para as empresas, o profissional precisa se mostrar adaptável e ter aprendizado contínuo.

Hoje existem tecnologias que aprimoram e automatizam o trabalho do Controller, garantindo assim maior produtividade e ainda mais qualidade nas análise de dados.

Por isso, indicamos fortemente que o profissional se dedique a aprender tanto as novas tecnologias, como a se manter atualizado em relação às leis tributárias e contábeis.

Para o profissional que está em busca de capacitação, indicamos que confira a nossa página de Cursos Afixcode, onde temos diversas opções de capacitações relacionadas a área contábil e patrimonial das empresas.

Quer conhecer mais sobre os nossos cursos? Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas: nossos canais principais de atendimento são [email protected], [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Renata Furtunato
Renata Furtunato
Renata Elisabete Martins Furtunato é formada em Propaganda e Marketing na Universidade Paulista e atualmente é Analista de Marketing do Grupo Afixcode OTK. Possui mais de quatro anos de experiência no setor de sistemas e tecnologia. | LinkedIn: /in/relisabetem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar