A Importância de Relatórios Patrimoniais para Tomadas de Decisões

Relatórios Patrimoniais: Entenda sua Importância na Tomada de Decisões

Relatórios Patrimoniais: Entenda sua Importância na Tomada de Decisões

Relatórios Patrimoniais: Entenda sua Importância na Tomada de Decisões
 

Você sabia que 77,03% dos participantes da pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020 afirmaram que o patrimônio da empresa é analisado para a tomada de decisões sobre investimentos?

Para que essa análise seja feita, são emitidos relatórios patrimoniais, que são analisados pela alta gestão da empresa (proprietários, diretores e gestores), de acordo com 80,41% dos respondentes da pesquisa. Destes, 39,50% fazem esta análise mensalmente.

Com estes dados, você consegue perceber o tamanho da relevância e importância de emitir e analisar relatórios patrimoniais? Como pudemos notar, profissionais de alta gestão contam com informações do setor de patrimônio para fazer análises estratégicas de todo o negócio e isso os ajuda a gerar melhores resultados.

No dia-a-dia da gestão do Ativo Imobilizado, trabalhamos com diversos relatórios, onde cada um tem sua importância e especificidade. Pensando nisso, o objetivo deste artigo é comentarmos sobre os principais relatórios patrimoniais que você deve analisar no seu negócio, além de informações relevantes e aplicações mais comuns. Siga a leitura.

 
 

O que são os Relatórios Patrimoniais

Genericamente falando, relatórios patrimoniais são relatórios específicos utilizados na gestão do ativo imobilizado e que podem ser essenciais para a análise de toda a empresa.

Entre os relatórios mais comuns podemos citar: relatório de inventário, relatório de conciliação, relatório analítico de bens (cadastro do imobilizado), relatórios de movimentação, razão auxiliar, balancete, entre outros. Abaixo comentaremos sobre cada um deles.

 
 

Quais são os principais tipos de Relatórios Patrimoniais

Podemos classificar os relatórios patrimoniais em 3 grandes grupos:

1. Relatórios de inventário

Fundamentais para a conferência do inventário e para a tomada de decisão com relação ao resultado do inventário, estes são os relatórios gerados no processo de inventário físico e conciliação contábil. Os principais relatórios são:

Relatório dos bens físicos inventariados

Relação analítica dos bens inventariados.

Relatório de conciliação

Pode ser sintético ou analítico. Demonstra o resultado do processo de conciliação apresentando os bens cotejados, as sobras físicas e as sobras contábeis.

Termo de responsabilidade

Esse é um relatório extremamente útil e muito utilizado nos inventários cujo objetivo é a diminuição da manutenção e perdas do imobilizado. Através desse relatório, o responsável pelo local/centro de custo assina como ciente de todos os bens sob sua responsabilidade e guarda.

Você também pode se interessar por:




 
 

2. Relatórios de movimentação

São os relatórios das movimentações mensais do imobilizado. Os relatórios de movimentação servem como apoio para a conferência das movimentações.

Aquisições

Mostra as aquisições do mês de novos imobilizados.

Baixas

É o relatório das baixas do mês.

Transferências

Demonstra as transferências recebidas e as transferências para outros locais/C. Custos/etc. Pode ter diversas classificações: por filial, local, conta, centro de custo, etc.

Alterações de cadastro

Demonstra as alterações de cadastro realizadas no mês dos bens que compõem o imobilizado.

Alterações de valores

É o relatório das modificações de valores nos bens.

Você também pode se interessar por:
👉 8 motivos para largar a planilha de controle de ativos e investir num software de patrimônio
👉 5 motivos porque o excel não permite o controle de ativos eficaz
👉 6 benefícios de um software para inventário patrimonial integrado ao software patrimonial:

 
 

3. Relatórios contábeis

Nesse grupo classificamos os relatórios que unem as informações físicas com as informações contábeis dos bens, como principais exemplos temos:

Analítico de bens

Relação analítica do ativo imobilizado (pode ser classificado por conta ou centro de custo) com os respectivos bens e seus valores.

Razão auxiliar

Um dos principais relatórios na gestão do imobilizado: esse relatório demonstra a evolução da conta, começando com o saldo inicial, (+) aquisições, (-) baixas, (-) transferências para outras contas, (+) transferências para, (+/-) acertos.

Balancete

Relatório de saldos das contas do imobilizado.

Depreciação

Relatório (sintético ou analítico) da depreciação mensal.

Depreciação fiscal x contábil

Outro relatório extremamente útil, que demonstra as diferenças entre a depreciação fiscal e contábil para fins de ajuste na contabilidade.

Relatórios de impostos

Nessa classe temos os relatórios sobre os créditos de impostos sobre o imobilizado (CIAP) e PIS/COFINS.

 
 
 
 

Por que contar com sistema de gestão do imobilizado para emitir relatórios patrimoniais

Os relatórios são fundamentais para facilitar o dia a dia dos usuários da contabilidade e tomadores de decisão e os bons sistemas de gestão do ativo imobilizado irão disponibilizar esses relatórios e muitos outros.

O Afixpat, sistema de gestão patrimonial da Afixcode, além de todos esses relatórios citados possui dezenas de outros relatórios e também módulos para a geração de relatórios específicos de acordo com a necessidade dos nossos clientes.

Conheça:

 
 

Relatórios patrimoniais e os desafios da gestão do imobilizado

Analisando novamente os dados da Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020, notamos que as empresas que não analisam relatórios patrimoniais têm maior dificuldade em implementar a gestão do Imobilizado na cultura empresarial. Confira o insight da pesquisa:

“Em empresas onde a alta gestão não analisa os relatórios patrimoniais, a cultura empresarial é apontada por 75% dos profissionais como maior desafio na gestão do imobilizado”.

Notamos então que um caminho para incluir a gestão do ativo imobilizado na cultura da empresa é a iniciativa que a alta gestão precisa tomar solicitando a análise de relatórios patrimoniais à sua equipe. Desta forma, toda a gestão do imobilizado ganhará maior relevância dentro das corporações.

Você pode se interessar por:
👉 Gestão patrimonial e a cultura de controle do imobilizado
👉 Cultura empresarial x ativo imobilizado

 
 

Importância dos relatórios patrimoniais

Controle

Sem controle sobre o patrimônio, aumentam o número de ocorrências de perdas e manutenções, que oneram o caixa da empresa.

Composição de custos

A depreciação dos imobilizados dos departamentos produtivos é um dos elementos para a composição do custo dos produtos, sendo os relatórios patrimoniais fundamentais para o suporte dessa operação.

Análise para tomada de decisões sobre investimentos

Além dos benefícios já citados dos principais relatórios patrimoniais, é importante reforçarmos a relevância deles para a tomada de decisões sobre investimentos.

Todo acionista visa a obtenção de resultado (retorno financeiro) e a perpetuidade do negócio, portanto os relatórios patrimoniais são fundamentais para a gestão do negócio, tanto para a diminuição das perdas, quanto para a estratégia de renovação do imobilizado e manutenção dos diferenciais competitivos.

 
AfixPat
 

Melhore resultados com a análise dos relatórios patrimoniais

Como vimos nesse artigo, os relatórios patrimoniais são muitos e específicos para várias finalidades, esperamos ter esclarecido os principais relatórios e suas utilidades.

Quer conhecer mais sobre as dezenas de relatórios patrimoniais já disponíveis em nosso sistema Afixpat? Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas: nossos canais principais de atendimento são [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar