Quais são as funções de um analista de ativos? | AFIXCODE

Quais são as funções de um analista de ativos imobilizados?

Quais são as funções de um analista de ativos imobilizados?

analista de ativos
 

Se você trabalha com vários bens espalhados em muitos lugares, administrar todos eles pode ser uma dor de cabeça. Caso não conte ainda com uma gestão organizada, certamente essa atividade consome uma grande parte das horas da sua rotina, além de induzir algumas dores de cabeça. Mas por que escolheria sofrer quando você pode simplesmente contratar alguém para cuidar do trabalho?

Com um analista de patrimônio confiável você pode ter alguém que cuidará dos bens da sua empresa. Pensando nisso, decidimos preparar para você um artigo especial que vai tirar suas dúvidas. Confira!

 
 

Qual a importância de ter uma gestão de ativos fixos implementada na empresa?

Gerenciar os ativos fixos da empresa é uma tarefa importante que pode economizar dinheiro e tempo. Também é uma forma eficiente de evitar furtos, planejar manutenção e trocas futuras, etc.

Não é incomum, por exemplo, encontrar empresas que não sabem quantas mesas, computadores ou móveis que ela possui. Isso pode levar a inconsistências contábeis e cálculos incorretos de depreciação.

Embora pareça banal, dar baixa em um ativo fixo é muito importante para o negócio, pois pode impactar diretamente no cálculo do Imposto de Renda. Se a contabilidade não proceder corretamente, a empresa poderá sofrer graves punições caso seja autuada pela Receita Federal.

Conheça as principais razões pelas quais a empresa deve investir em controle dos ativos fixos:

 
 

Facilita toda atividade

O gerenciamento de ativos permite que a organização tenha maior controle sobre seus bens.

Ela pode dizer exatamente onde cada item está localizado, como eles são usados ​​e quando eles passaram por manutenções, apenas com uma rápida pesquisa no sistema. Dessa forma, em hipótese de uma readequação, todo o processo ocorrerá de maneira mais fluida e organizada.

Dá segurança ao cálculo da depreciação

O gerenciamento de ativos também pode ser usado para garantir que as taxas de amortização e depreciação sejam precisas. Para isso, é muito importante controlar corretamente a data de entrada e saída de cada imobilizado, seu valor de compra e sua vida útil.

Quando isso é feito em um software, todo o processo se torna mais seguro e assertivo, impedindo que a empresa venha a ser autuada pelo Fisco, por exemplo.

Ajuda a reduzir custos

A manutenção preventiva de ativo fixo é um fator muito importante para reduzir custos. Se for corretamente planejada, ela aumenta a vida útil dos bens, além de não prejudicar a operação da empresa.

Somente com um controle eficiente é possível acompanhar e elaborar um plano eficiente de manutenção de imobilizado.

Você também pode se interessar por:
👉 7 maneiras de economizar com o controle do ativo imobilizado

Detecta "bens fantasmas"

O inventário patrimonial físico é um procedimento muito importante no gerenciamento de ativo fixo. Com sua realização, é possível identificar inconsistências entre a quantidade de bens física e a contábil.

O inventário também ajuda a detectar itens avariados ou sem uso, que podem ser consertados, realocados ou vendidos, de forma que volte a garantir retornos para a empresa.

Ajuda a reduzir furtos

Como controlar aquilo que você não sabe que tem? Essa é uma tarefa complicada, certo? Se uma empresa não tem um controle apurado dos seus ativos, dificilmente notará o sumiço de itens de menor valor, ou daqueles que ela possui em grandes quantidades.

Por outro lado, com um gerenciamento adequado, ela poderá detectar todos os desaparecimentos de ativo fixo e criar métodos para recuperá-los e também para que esses incidentes não voltem a acontecer.

 
 

 

Por que você deve ter um analista de ativos na sua empresa?

Gerenciar ativos, especialmente se eles forem altamente diversificados, é uma tarefa difícil de fazer. O que um analista de ativos inteligente pode fazer por você é reunir todos os dados disponíveis sobre seus ativos, analisá-los e, em seguida, apresentar os resultados a você em termos simples.

A apuração de dados, ou o processo de análise de conjuntos de dados volumosos para chegar a explicações fáceis, é uma tarefa técnica que você só deve confiar a um gerente de ativos confiável. Com a análise apresentada a você, você pode tomar decisões informadas sobre seus ativos para evitar cometer erros caros.

 
 
 
 

O que faz um analista de ativo imobilizado?

O analista de ativos orienta as ações de gestão de veículos, máquinas e equipamentos, entre outros ativos, ao longo do seu ciclo de vida. Organiza os processos, procedimentos e atividades técnicas que envolvem os ativos, com o objetivo de alcançar os resultados e objetivos de negócio.

Apesar de cada empresa ter características únicas, alguns benefícios comuns podem ser alcançados por meio da gestão feita pelo analista de ativos:

1. Decisões baseadas em evidências

Permite à organização aprimorar a tomada de decisões, evitando erros, desvios e riscos para o negócio.

2. Melhor gestão de risco

Reduz perdas financeiras e melhora a saúde e segurança dos colaboradores. Melhora a imagem da empresa no mercado, minimiza impactos ambientais e sociais e evita multas e penalidades.

3. Produtos e serviços de alta qualidade

Garante melhor desempenho do ativo. Pode gerar produtos e serviços que atendem e até superam as expectativas dos clientes.

4. Maior conformidade

Garante transparência em relação aos requisitos legais e regulatórios. Ele também ajuda a simplificar a conformidade com os padrões, políticas e processos de gerenciamento de ativos.

5. Melhora a sustentabilidade organizacional

Gerencia os efeitos, despesas e desempenho de curto e longo prazo, e pode melhorar a sustentabilidade das operações e da organização.

6. Maior eficiência geral e eficiência operacional

A revisão e a melhoria dos processos e procedimentos aumentam o desempenho dos ativos e podem melhorar a eficiência, a eficácia e facilitar o cumprimento das metas.

 
 

Resumidamente: Estas são as principais funções de um analista de ativos

Podemos completar com mais algumas funções deste profissional. Veja abaixo!

  • Um analista de ativos implementa gestão dos bens patrimoniais;
  • Também controla as movimentações dos bens (entradas, saídas, movimentações, transferências);
  • Faz atualizações no sistema de ativo fixo (como Afixbase ou Afixpat);
  • Faz o cálculo de depreciação dos ativos;

O Afixbase, por ser um sistema totalmente on-line, pode ser acessado a partir de qualquer navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, etc.), tornando prático e acessível o controle dos bens da sua empresa. Conheça mais no vídeo abaixo:

Enquanto o Afixpat atende a todas as normas contábeis, sendo atualizado constantemente para proporcionar as empresas mais facilidade no cumprimento das demandas legais da contabilidade brasileira e internacional, como:

  • Atende as Instruções Normativas IN68/1995 e IN86/2001;
  • Atende a Lei 6.404 Lei 11.638/2007;
  • Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP): LC87/1996, LC 102/2000 (livros C/D/E), CIAP eletrônico – Bloco G do EFD (SPED Fiscal);
  • Gerencia os créditos PIS/COFINS/PASEP de bens incorporados ao ativo imobilizado, Bloco F EFD;
  • Créditos para abatimento da CSLL;
  • Pronunciamentos técnicos: CPC01, ICPC10, CPC27, CVM;

Em resumo, o analista de ativos apoia a criação de valor enquanto, ao mesmo tempo, equilibra os custos financeiros, ambientais e sociais, o risco, a qualidade do serviço e o desempenho relacionado aos ativos.

Está em busca de melhorar a gestão de ativos imobilizados da sua empresa? Converse com nossos especialistas, podemos te ajudar!

 
AfixPat
 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar