Auditoria Interna e Externa: Quais são as Diferenças? | AFIXCODE

Auditoria Interna e Externa: O que é cada uma? Quais as Diferenças?

Auditoria Interna e Externa: O que é cada uma? Quais as Diferenças?

Auditoria Interna e Externa: O que é cada uma? Veja as Diferenças
 

A auditoria é uma verificação sistemática de determinado processo cujo objetivo é averiguar se o processo auditado está dentro das normas e padrões estabelecidos previamente. Em outras palavras, a função da auditoria é certificar que os processos estão funcionando bem, dentro das normas e sem desvios significativos.

Por ser um processo de verificação e não uma conferência completa, toda auditoria tem uma característica de ser amostral, isto é, dentro de um conjunto, selecionam-se alguns elementos como amostra para a verificação do objeto em estudo.

Existem diversos tipos de auditoria: financeira, operacional, de qualidade, e entre elas a auditoria contábil que iremos detalhar um pouco mais profundamente.

A auditoria contábil, corresponde ao exame das demonstrações contábeis da empresa cujo objetivo é garantir para as partes interessadas que as informações publicadas estão corretas e de acordo com as normas de contabilidade e legislação brasileira.

 
 

O que é a Auditoria Interna?

A auditoria interna é aquela realizada por profissionais da própria empresa. Grandes empresas geralmente possuem um departamento de auditoria interna que é responsável principalmente como apoio para garantir o cumprimento das normas e políticas internas da empresa.

A auditoria interna quando aplicada a contabilidade, tem geralmente a função de preparação para a auditoria externa e é também muitas vezes um agente para propor melhorias e mudanças nos processos existentes.

 

AfixPat

 

O que é a Auditoria Externa?

Já a auditoria externa, ela é realizada por empresa terceirizada - auditores independentes, (sem relação com a empresa auditada) que emitem sua opinião com relação à fidedignidade das demonstrações contábeis da empresa auditada. Para a emissão desse parecer, os auditores devem ter curso de especialização e serem devidamente registrados nos órgãos competentes.

A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a obtenção de segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se essas demonstrações foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

Você também pode se interessar por:
👉 Relatórios patrimoniais: entenda sua importância na tomada de decisões

 
 

Principal objetivo da Auditoria Interna e Externa

Embora semelhantes em muitos pontos, a auditoria interna difere-se da externa por ter um caráter mais preventivo, muitas vezes de melhoria contínua, e como instrumento para fortalecimento da cultura e normas e políticas internas. Exemplo, alguns procedimentos podem ser legalmente corretos, mas estarem em desacordo com as políticas internas da empresa.

O objetivo da auditoria externa é a verificação das demonstrações contábeis perante as normas brasileiras de contabilidade e a legislação brasileira.

Você também pode se interessar por:
👉 Gestão patrimonial e a cultura de controle do imobilizado
👉 O que é e a importância da política de ativo imobilizado na sua empresa

 
 

Tipos de pareceres da auditoria

Ao final da auditoria externa, os auditores devem elaborar um documento com o parecer (resultado) da auditoria, podendo ser:

1. Não modificada (limpo/sem ressalva)

Conclui-se que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura do relatório financeiro aplicável.

2. Opinião modificada

Abstenção de opinião:

Quando o exame não foi suficiente para expressar uma opinião segura.

Com ressalva:

Conclui que existem distorções relevantes, mas não generalizadas.

Adversa:

Conclui que as distorções são relevantes e generalizadas.

Você também pode se interessar por:
👉 Auditoria do ativo imobilizado: 3 pontos para passar sem ressalvas


A importância da auditoria interna e externa

O processo de auditoria tanto interna quanto externa é de extrema importância para os usuários da contabilidade e todas as partes interessadas, para a asseguração da veracidade das demonstrações contábeis e para o fortalecimento das normas e políticas internas da empresa.

 
 

Auditoria e a gestão do imobilizado

Desde 2007, com a publicação da Lei 11.638/07, o imobilizado ganhou mais relevância nos processos de auditoria. Com isso, manter a área de controle patrimonial bem estruturada passou a ser ainda mais importante para a empresa passar sem ressalvas na auditoria.

Entre os respondentes da Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020, 81,08% das empresas são auditadas por auditorias independentes.

Além disso, notamos que a auditoria também é um fator que influencia em como as empresas lidam com a gestão do imobilizado, sendo que empresas auditadas por auditorias externas são a maioria daquelas que possuem normas, políticas e estão mais atualizadas em relação a procedimentos relacionados ao imobilizado: 81,67% das empresas que são auditadas por auditoria externa possuem normas e procedimentos referentes à gestão do ativo imobilizado.

 
 
 
 

Conte com especialistas para passar sem ressalvas nas auditorias

Como vimos nesse artigo, os processos de auditoria são indispensáveis para empresas que querem comprovar que possuem suas normas e procedimentos dentro dos parâmetros de qualidade definidos.

Sua empresa irá passar por auditorias e sua missão é não ter ressalvas? Converse com um de nossos especialistas e tire todas as dúvidas: nossos canais principais de atendimento são [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar