7 Motivos para Fazer Inventário Patrimonial no Começo do Ano

7 Motivos para Fazer Inventário Patrimonial no Começo do Ano

7 Motivos para Fazer Inventário Patrimonial no Começo do Ano

Motivos para Fazer Inventário Patrimonial no Começo do Ano
 

Muito além de não passar pelas inconveniências de “deixar para última hora”, fazer o inventário patrimonial no começo do ano pode ter benefícios surpreendentes para a sua empresa. Confira todos eles neste artigo!

Que o inventário patrimonial é essencial para as empresas, nós não precisamos nem repetir, certo?

Esta prática é uma das primeiras etapas quando uma empresa inicia a implantação do controle patrimonial. A sua realização de forma certa proporciona diversas vantagens para a empresa, como gerar uma base de informações dos bens atualizada e organizada, garante veracidade em dados financeiros para tomadas de decisões, evita prejuízo financeiros, entre muitas outras.

O que muitas empresas ainda não percebem é que optar por realizar o inventário patrimonial no começo do ano pode trazer muitas vantagens tanto para a operação, quanto impactos diretos nos custos e resultados do projeto. 

Com nossa experiência de mais de 20 anos no mercado e mais de 1.700 projetos de inventário de patrimônio realizados, constatamos vários motivos para recomendar aos nossos clientes a realização do inventário no primeiro semestre do ano. Neste artigo, vamos compartilhar essas razões e suas justificativas. Continue lendo e confira!

 
 


Por Que Fazer Inventário Patrimonial?

 
 

O inventário patrimonial é uma atividade essencial para todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento. Realizar o inventário patrimonial com frequência e manter o cadastro de bens atualizados pode trazer benefícios significativos para a empresa, como:

  • Aprovação do balanço patrimonial sem ressalvas da auditoria;
  • Suporte para políticas de reinvestimento no imobilizado;
  • Segurança na contratação de seguros patrimoniais;
  • Gestão eficiente do imobilizado;
  • Garantias em financiamentos;

Qual a Frequência de Realização do Inventário Físico Mais Adotada nas Empresas do Brasil?

A Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2023, revelou que 54,3% das empresas brasileiras que realizam inventário patrimonial o fazem anualmente. Essa é uma excelente periodicidade, pois demonstra uma cultura de controle dos ativos bem estruturada.

A resposta dos outros participantes a essa pergunta foi a seguinte:

  • 14,5% realizam o inventário a cada 2 ou 3 anos;
  • 7,8% a cada 4 ou 5 anos
  • 23,4% não há política definida;

Ultrapassar mais de 3 anos entre a realização dos inventários não é uma boa prática, pois aumenta muito a chance de irregularidades cadastrais nos ativos da empresa.

 
 
 
 


Quando as Empresas Costumam Fazer Inventário Patrimonial: Padrões Comuns

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, observamos que, quase todo ano, o número de empresas que procuram realizar o inventário patrimonial aumenta a partir de setembro e outubro. Já nos meses de novembro e dezembro, surgem os "desesperados", que por algum motivo postergaram o início do projeto e chegam com demandas do tipo "missão impossível".

O grande problema desse tipo de demanda "em cima da hora" é que elas têm um alto custo, não somente financeiro, mas também de desgaste emocional, físico (muitas horas extras) e até mesmo de relacionamento entre os colaboradores.

Para evitar esses problemas, é importante que as empresas planejem o inventário patrimonial com antecedência.

 
 

7 Motivos para Fazer o Inventário Físico de Bens Patrimoniais no Começo do Ano

 
 

Existem muitas vantagens em realizar o inventário patrimonial no começo do ano (até o primeiro semestre), sendo as principais abaixo.

1. Garantia de Menor Custo do Serviço de Inventário

Essa vantagem é muito óbvia, mas mesmo assim acho relevante comentar. Pela simples lei da oferta e demanda, os preços dos serviços naturalmente são maiores à partir do 2º semestre.

Assim, a contratação de uma empresa especialista no início do ano pode gerar uma economia de pelo menos 10% no custo do serviço de inventário.

2. Menor Custo de Despesas Decorrentes do Inventário

Nos projetos que exigem muitos deslocamentos, esse ponto também é muito importante.

No final do ano, pelo aumento natural da demanda, diminui a disponibilidade de hospedagem e aumentam os custos. Além disso, geralmente também aumenta o custo de passagens aéreas, etc.

Outro custo indireto que precisamos citar para fazer o inventário patrimonial é o tempo para fazer a logística, que é maior no final do ano do que no início (quando existe mais disponibilidade).

3. Ganha Maior Margem de Segurança

Começando o inventário com antecedência e sem a pressão de um prazo de conclusão muito curto,  temos mais tempo para lidar com imprevistos, que são comuns. Assim, podemos ajustar o planejamento do projeto se necessário.

Alguns exemplos de imprevistos que podem ser evitados / minimizados quando há uma margem de segurança maior:

  • Quantidade de itens maior do que estimado
  • Falta de placas de patrimônio
  • Necessidade de acréscimo de novos locais para serem inventariados
  • Problemas no arquivo contábil (falta de informações para a conciliação) não detectadas durante a fase comercial
  • Problemas de saúde da equipe envolvida
  • Eventos extraordinários na cidade / região
 

 

3. Ganha Maior Margem de Segurança

Começando mais cedo o serviço de inventário e sem a obrigação de um deadline próximo, temos maior margem de segurança para qualquer acontecimento imprevisto (eles acontecem com frequência), o que possibilita maior capacidade de manobra e ajustes no planejamento do projeto se necessário.

Alguns exemplos de imprevistos que podem ser evitados / minimizados quando há uma margem de segurança maior:

  • Quantidade de itens maior do que estimado
  • Falta de placas de patrimônio
  • Necessidade de acréscimo de novos locais para serem inventariados
  • Problemas no arquivo contábil (falta de informações para a conciliação) não detectadas durante a fase comercial
  • Problemas de saúde da equipe envolvida
  • Eventos extraordinários na cidade / região

4. Maior Tempo Para Análise e Ajustes do Serviço

 
 

Com mais tempo, é possível realizar um planejamento mais completo e melhor organização de tudo que envolve o inventário patrimonial. Isso permite analisar cada etapa com mais cuidado e fazer ajustes com mais tranquilidade.

5. Maior Qualidade

Os projetos realizados no início do ano são de melhor qualidade. Isso é confirmado por nossas pesquisas de satisfação, que mostram que a média de satisfação é maior no primeiro semestre do que no segundo semestre. Portanto, é melhor prezar pela qualidade, não é mesmo?

6. Menos Estresse Durante o Processo

Por fim, este talvez seja um dos mais importantes pontos, tanto para o cliente, quanto para a empresa prestadora de serviço: podemos afirmar que é mais fácil e menos estressante trabalhar quando temos mais tempo.

Os clientes do tipo “missão impossível”, que precisam fazer o inventário patrimonial no menor tempo possível, chegam com um nível de estresse já altíssimo, e mesmo quando aceitamos esses projetos, toda a condução é complicada e muito desgastante (físico e mentalmente), pois não existe margem para o imprevisto.

Confira este vídeo para mais dicas para garantir o sucesso no seu próximo inventário:

7. Efeitos da Revisão da Vida Útil (Extra)

Muitas empresas aproveitam a revisão do inventário físico para revisar a vida útil dos bens. Quando nesta revisão ocorre uma mudança na vida útil dos bens, é preciso considerar os reflexos contábeis desta alteração, ou seja, na depreciação do bem.

A maioria das auditorias recomenda que a nova vida útil seja aplicada para todo o exercício. Isso significa que, se a revisão for feita no início do ano, haverá menos meses para recalcular e ajustar a contabilidade.

Inclusive, por esse processo de ajuste ser muito trabalhoso e complicado, é comum que empresas que fazem a revisão no segundo semestre apliquem os reflexos somente no exercício seguinte.

 
 


Planeje o Faça o Inventário com Antecedência e Garanta a Excelência nos Resultados

Concluindo, um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer projeto, incluindo o inventário patrimonial.

Para isso, é importante programar o inventário para um período de menor demanda e com maior prazo para execução. Isso dará mais tempo para lidar com imprevistos e garantir a qualidade do trabalho.

Se você precisa de ajuda para planejar o seu inventário patrimonial, entre em contato com a Afixcode. Estamos à disposição para ajudá-lo a obter o melhor resultado possível: [email protected] ou (11) 2888-4747

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Inventário Patrimonial: O que é, Porque Fazer e Passo a Passo Completo
👉 Etiquetas Patrimoniais: Como Escolher a Placa Adequada para sua Empresa
👉 Como Usar a Planilha Para Controle do Ativo Imobilizado da Afixcode [GRATUITA]
 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar