Na medida que a empresa vai crescendo, surgem necessidades que antes não existiam, ou que em alguns casos até existiam, mas como o problema era pequeno dava-se um “jeitinho” para suprir a falta daquele controle.
Entretanto, quando a empresa cresce, a dor fica maior e mais frequente e aí surge a necessidade de implantar controles que antes não existiam. Toda empresa que quer ser grande algum dia, precisará olhar, em algum momento de sua trajetória, para o ativo imobilizado e iniciar mesmo que de forma básica uma gestão destes bens. É aí que começam os controles em planilhas, e se sua empresa encontra-se neste estágio, este artigo é para você.
Inclusive, de acordo com a Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2021, durante a pandemia as planilhas auxiliaram muitas empresas a fazerem o controle do imobilizado: 31,9% das empresas que participaram da pesquisa afirmaram que fizeram o controle através de softwares, enquanto outras 26,2% fizeram controle por meio de planilhas.
Pensando nisso elaboramos uma planilha simples, com controles básicos para você iniciar uma gestão do imobilizado. Abaixo criamos o passo a passo para você usar esta ferramenta e extrair os melhores resultados para sua empresa. Continue a leitura!
Principais guias (abas) da planilha:
Os campos que você deve preencher são:
Comece agora mesmo a implantar uma gestão sobre o ativo imobilizado. Esperamos que essa planilha para controle do ativo imobilizado seja apenas o primeiro passo e que seja útil para você iniciar o desenvolvimento desse controle. Lembre-se, a gestão do imobilizado é um conjunto do controle físico (emplaquetamento dos bens) + o controle contábil / fiscal.
O controle em planilha é apenas o primeiro passo e obviamente é melhor esse controle do que nenhum controle. Porém, nossa recomendação é que assim que houver condições financeiras, você migre esse controle realizado em planilha para um sistema especialista na gestão do ativo imobilizado, que irá possibilitar inúmeras vantagens, além de maior segurança de manipulação dos dados que é um dos pontos mais fracos dos controles realizados em planilhas.
O próximo passo, após o controle por planilhas, é conhecer o sistema Afixbase para Controle Físico dos Ativos. Com ele, você fará a gestão dos bens de forma remota e ainda poderá incluir toda a sua equipe neste controle. Aproveite para experimentar por 30 dias gratuitos.
Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.