Ativos de uma Empresa: O que são e quais os tipos | AFIXCODE

Ativos de uma Empresa: O que são e quais os tipos?

Ativos de uma Empresa: O que são e quais os tipos?

Ativos de uma Empresa - AFIXCODE
 

Exemplos de ativos de uma empresa que provavelmente serão listados em balanço patrimonial incluem: dinheiro, investimentos temporários, contas a receber, estoque, despesas pré-pagas, investimentos de longo prazo, terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, veículos, boa vontade e muito mais.

Por isso, não deixe de ler nosso artigo exclusivo para que você conheça muito mais e dê um upgrade em seu negócio. Confira!

 
 

O que são os ativos de uma empresa? Como identificá-los?

Um ativo, em termos de negócios, é um recurso de valor que você possui ou aluga que o ajuda a administrar seu negócio. Esses recursos podem ser itens tangíveis, como computadores e dinheiro para pequenas despesas, ou coisas não físicas, como softwares e marcas.

Ativos, em termos contábeis, são recursos que você pode vender ou converter em dinheiro ou usar para produzir valor. Por exemplo, seu estoque, saldos bancários, contas a receber, etc.

As contas de ativos são um fator importante no balanço patrimonial da sua empresa . Dependendo de como você os encara, os ativos podem se enquadrar em diferentes categorias.

 
 

Quais são as diferenças entre ativos e passivos?

Ativos referem-se aos recursos econômicos do negócio que a empresa adquire com seus próprios fundos ou empréstimos que são expressos em termos de dinheiro. Eles se destinam ao uso nos negócios e aumentarão a capacidade de obtenção de lucros da empresa.

Dessa forma, um ativo pode ser definido como um recurso que uma empresa possui, com a intenção de usá-lo com a finalidade de gerar receitas no futuro. Pode ser um objeto tangível ou um direito intangível, possuído pela empresa e o valor que lhe é devido de terceiros.

Portanto, eles agregam valor ao negócio, além de auxiliar no cumprimento de compromissos e proporcionar benefícios econômicos nos próximos tempos.

Já o passivo refere-se ao valor a pagar pela empresa a terceiros. É a reivindicação de partes externas como credores, bancos, debenturistas, etc. sobre os ativos da empresa decorrentes de transações anteriores. Nos negócios, é bastante comum pedir dinheiro emprestado a qualquer momento, não importa o tamanho do negócio.

Na linguagem comum, os passivos representam uma obrigação legal de pagar uma certa quantia em dinheiro a uma parte. Mas, em contabilidade, significa o valor devido pela empresa e pagável pela empresa a terceiros em dinheiro ou bens.

 

 

Quais são as duas principais classificações de ativos de uma empresa?

Geralmente, você pode categorizar ativos de acordo com sua natureza e tipo. Com base em sua conversibilidade em dinheiro, você pode classificar os ativos como:

Ativos não circulantes

Um ativo detido e controlado pela empresa, que é de longo prazo. Isso significa que seu benefício pode ser realizado em um longo período e não pode ser convertido em dinheiro no prazo de um ano.

Ativo Fixo

Os ativos que são adquiridos pela empresa, para uso nos negócios por longa duração e não com a finalidade de revenda ou transformação em outro ativo, são ativos fixos. Eles são de dois tipos:

Ativo Tangível

Ativos que existem na sua forma material, ou seja, podem ser vistos ou tocados e são comprados para obter receita. Exemplo de terreno e edifício, planta e maquinário, móveis e utensílios, etc.

Ativos Intangíveis

Ativos que não existem materialmente, pois não podem ser vistos ou tocados, mas prestam serviço e sua existência pode ser sentida, são chamados de ativos intangíveis. Os ativos intangíveis são subdivididos em:

Ativos fixos intangíveis identificáveis

Os ativos intangíveis que podem ser facilmente identificados enquadram-se nesta categoria. Exemplo: licença, cotas de importação, marca registrada, direitos autorais e patentes.

Ativos fixos intangíveis não identificáveis

São os ativos fixos intangíveis que não são facilmente identificáveis, uma vez que não podem ser separados do seu proprietário ou a empresa é designada por ativo fixo intangível não identificado.

Trabalho de capital em andamento

Os ativos tangíveis que estão em processo de desenvolvimento ou construção e que podem ser convertidos em ativos fixos uma vez concluído o processo de desenvolvimento são chamados de trabalho de capital em andamento.

Ativos Intangíveis em Desenvolvimento

São denominados ativos intangíveis em desenvolvimento aqueles ativos intangíveis que se encontram em fase de desenvolvimento e que serão convertidos em ativo intangível após a conclusão do processo.

Veja também:
👉 Bens tangíveis e intangíveis: conceitos e diferenças
👉 CPC 04 – Ativo intangível: conceito, contabilização e exemplos práticos
👉 Ativos intangíveis: vida útil, amortização e plaqueamento

Ativos circulantes

Os ativos que mudam de forma, no decorrer da sua utilização e que são adquiridos por um curto período de tempo para se transformarem em outras formas, são denominados ativos circulantes. Por exemplo, estoque, contas a receber, dinheiro em caixa, etc.

Investimento Atual

Qualquer investimento que seja prontamente realizável, ou seja, no curto prazo, dentro de um período de 0-1 ano.

Estoques

Os estoques de bens mantidos pela empresa para fins de revenda, produção ou processamento posterior são chamados de estoques.

Contas a receber de clientes

Valor total que uma empresa deve a seus clientes pelos bens e serviços fornecidos, muitas vezes refletidos nas faturas emitidas pela empresa e o pagamento ainda é devido.

Caixa e Equivalentes de Caixa

Os ativos que podem ser convertidos em caixa em um período muito curto são chamados de caixa e equivalentes de caixa.

Empréstimos e Adiantamentos de Curto Prazo

Valor monetário emprestado pela empresa a terceiros e que vai ser liquidado no prazo de um ano, a contar da data do balanço.

Passivo Não Circulante

Essas são obrigações financeiras de longo prazo da empresa, cujo período de liquidação não é de até 12 meses a partir da data de preparação do balanço patrimonial.

Empréstimos de longo prazo

Qualquer dívida pendente de um determinado valor mantida pela empresa com um período de vencimento de mais de 12 meses é um empréstimo de longo prazo.

Passivos por impostos diferidos

Os passivos por impostos vencidos no exercício em curso, mas ainda não pagos, são passivos por impostos diferidos.

Outros passivos de longo prazo

Os passivos de longo prazo que não são cobertos pela categoria acima são divulgados aqui.

Provisões de longo prazo

Provisão para responsabilidades cujo vencimento não é esperado no prazo de 12 meses a partir da data de preparação do balanço.

Você também pode rotular ativos de negócios como operacionais ou não operacionais com base em seu uso.

 
 

5 motivos para gerenciar corretamente os ativos de uma empresa

Uma empresa precisa ter controle sobre seus ativos para usá-los para obter os melhores retornos possíveis. Aqui estão os 5 principais motivos pelos quais o gerenciamento de ativos da empresa é necessário.

Ativos de rastreamento

O gerenciamento de ativos fixos permite o rastreamento de todos os ativos que uma empresa possui.

Pode indicar a localização dos ativos, como são usados ​​e quando foram feitas alterações neles. Os dados derivados do gerenciamento de ativos garantem melhores retornos e ajudam a integrar a recuperação de ativos.

Manuseio Fácil

Implementar o gerenciamento de ativos fixos ajuda a gerenciar com precisão e eficiência os ativos da empresa em diferentes locais. A empresa pode criar um relatório de inventário com base nos dados do gerenciamento de ativos e usá-lo para mostrar às seguradoras ou financiadores de leasing, se necessário.

Taxas de amortização

O gerenciamento de ativos fixos também pode ser empregado para garantir a precisão das taxas de amortização. Ele permite a compreensão das análises diárias de investimento para garantir a consistência das demonstrações financeiras da empresa.

Recuperação de Ativos

A recuperação de ativos é refletida automaticamente em um relatório de gerenciamento de ativos fixos. Uma vez que os ativos são descartados ou vendidos, os referidos ativos são excluídos dos registros e contas da empresa. Diferentes ativos, como peças sobressalentes e consumíveis, são baixados ou trocados por espaço de armazenamento gratuito.

Economizar

A implementação de técnicas de gerenciamento de ativos fixos ajuda sua empresa a economizar uma quantia substancial de dinheiro em manutenção.

Uma empresa enfrenta vários problemas de reparo ou manutenção durante o processo operacional do ciclo de vida do ativo. A manutenção é uma despesa comercial que ocorre regularmente e que pode prejudicar os lucros da empresa.

 
 
 

 
 

Como fazer o controle dos ativos de uma empresa?

Para realizar um ótimo controle de seus ativos você pode optar por diversas ferramentas, mas vamos destacar apenas duas agora.

Planilha

Esta é a opção mais trabalhosa para executar este controle. No entanto, como fazer este controle é essencial, indicamos que você comece desta forma caso não tenha nenhuma gestão hoje.

Para começar, você deve ter uma planilha precisa de todos os ativos de negócios. Este catálogo deve conter a categoria de ativo e a localização.

Sem um inventário de base que calcula todos os ativos, todas as outras fases do processo estarão prestes à imprecisão.

Sistema de controle patrimonial

 
 

O programa de gerenciamento escolhido precisa fazer o rastreamento dos bens, registrar as manutenção, obter a localização de cada ativo, além de oferecer relatórios exclusivos.

Também é necessário ser organizado, a fim de alavancar à medida que o estoque de ativos da empresa expanda. Por isso, nós indicamos o Software Afixbase. Ele é excelente para você manter seus ativos organizados e manter sua empresa alavancando no mercado.

Por fim, após essa viagem no mundo dos ativos de uma empresa, podemos agora sentar com nossa equipe e traçar as metas dentro daquilo que nossos ativos nos proporcionam. Foque nesta estratégia e colha os bons frutos no decorrer da sua gestão.

Quer fazer o controle dos ativos? Converse com nossa equipe e confira qual a melhor solução para sua empresa!

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar