Etiquetas Patrimoniais: Como Escolher a Etiqueta Adequada

Etiquetas Patrimoniais: como escolher a placa adequada para sua empresa

Etiquetas Patrimoniais: como escolher a placa adequada para sua empresa

Etiquetas Patrimoniais: Como Escolher
 

A escolha das etiquetas patrimoniais é essencial para o controle de ativos e escolher corretamente é o primeiro passo para um inventário patrimonial bem-sucedido.

Hoje, o mercado oferece uma grande variedade de opções de etiquetas patrimoniais, com diferentes custos e benefícios. Escolher o tipo certo de etiqueta pode ser uma tarefa difícil para quem não é especialista, e uma escolha errada pode comprometer o sucesso de um inventário.

Neste artigo, vamos discutir os benefícios das etiquetas patrimoniais, os tipos de etiquetas patrimoniais disponíveis e como escolher as etiquetas patrimoniais certas para suas necessidades.

 
 

O que é Etiqueta de Patrimônio?

 
 

Etiqueta de patrimônio é um instrumento utilizado para identificar e rastrear ativos físicos de uma empresa. É uma ferramenta essencial para o controle de patrimônio, pois permite que as organizações conheçam com precisão quais bens possuem, onde estão localizados e em que condições estão.

Ao selecionar etiquetas patrimoniais, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Tipo de bem: O tipo de bem a ser identificado determinará o tipo de etiqueta patrimonial mais adequado.
  • Ambiente: O ambiente em que a etiqueta será usada também determinará o tipo de etiqueta patrimonial mais adequado.
  • Durabilidade: As etiquetas patrimoniais devem ser duráveis para resistir ao uso e desgaste.
  • Custo: As etiquetas patrimoniais variam em preço, portanto, é importante escolher uma opção que atenda às necessidades da empresa sem exceder o orçamento.

Essas plaquetas são uma ferramenta essencial para a gestão patrimonial de empresas de todos os portes. Elas ajudam a garantir a segurança, a eficiência e o controle dos ativos, evitando perdas e danos.

 
 
 
 

Tecnologia para a Identificação Patrimonial

Cada uma das tecnologias tem suas vantagens e distâncias e a escolha ideal vai depender de diversos aspectos. Confira a seguir para entender mais sobre cada uma delas.

 
 

Código de barras

As etiquetas com código de barras são a forma mais popular de identificação de bens patrimoniais. De acordo com uma pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2021, 73,8% das empresas usam esse tipo de etiqueta.

Rfid

Segundo a pesquisa de 2021, apenas 2,3% das empresas usam etiquetas RFID. O segmento que mais utiliza essa tecnologia é o de hospitais e saúde.

A pesquisa também mostrou que uma parcela significativa de empresas (35,6%) ainda não tem conhecimento total sobre a tecnologia RFID.

As principais vantagens do sistema RFID são a facilidade no processo de revisão do inventário e a redução do tempo de revisão. Porém, o sistema também apresenta desvantagens, como o custo elevado, a complexidade do primeiro inventário e a interferência em algumas máquinas e equipamentos.

Essa tecnologia RFID está em constante evolução, e há uma tendência de que ela se torne o padrão de mercado nos próximos anos.

Qr code

QR Code é um tipo de código de barras que usa duas dimensões (horizontal e vertical) para armazenar dados. Isso significa que ele pode armazenar mais informações do que um código de barras tradicional, que usa apenas uma dimensão.”

 

Etiquetas RFID

 

Como Escolher as Etiquetas Patrimoniais?

No vídeo abaixo, nosso CEO Glauco Oda apresenta os tipos de etiquetas patrimoniais e mostra as principais diferenças entre elas, veja:

Detalhes importantes para serem definidos no momento da compra:

Materiais das etiquetas

 
 

A escolha do material da etiqueta é um fator importante para o sucesso do inventário. É preciso levar em conta o tipo de ambiente e finalidade do inventário para evitar gastos extras com etiquetas que não são adequadas para a aplicação.

Existem vários tipos de materiais das placas, com diferenças em relação à resistência, durabilidade, flexibilidade, fixação, acabamentos e formatos. Os materiais mais comuns usados no mercado são:

  • Etiquetas de alumínio;
  • Etiquetas em aço inox;
  • Etiquetas em poliéster;

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada tipo de material:

 
 

Plaquetas de Alumínio

 
 

Pontos Positivos:

  • Melhor relação custo x benefício;
  • É o padrão mais utilizado nas empresas;
  • Boa flexibilidade no modelo 0,15mm de espessura;

Pontos Negativos:

  • Resistência à condições extremas;
  • Superfícies curvas: Não é tão flexível quanto as plaquetas em poliéster;
 
 

Aço Inox

 
 

Pontos Positivos:

  • É uma escolha mais indicada para ambientes agressivos;
  • Material mais resistente;

Pontos Negativos:

  • Custo mais alto que as plaquetas em alumínio;
  • Superfícies curvas: Não é tão flexível;
 
 

Poliéster / Outro Material Flexível

 
 

Pontos Positivos:

  • Em geral, é uma opção mais econômica;
  • Grande flexibilidade: Plaqueta mais adequada para superfícies curvas.

Pontos Negativos:

  • Baixa resistência;
  • Durabilidade menor do que as plaquetas em alumínio ou aço inox;
 
 

Tamanhos das etiquetas

É possível personalizar o tamanho das etiquetas, mas é recomendável seguir os padrões mais utilizados pelo mercado. Isso facilita a compra e o uso das etiquetas, pois elas são compatíveis com a maioria dos ativos. Além disso, é importante também responder questões como:

  • Qual o tamanho médio dos bens da sua empresa?
  • As etiquetas vão ficar em locais visíveis?
  • Os bens são de fácil ou difícil acesso?

Porém, mesmo com a opção de personalizar o tamanho da etiqueta, indicamos seguir os padrões mais utilizados pelo mercado e buscar ter um tamanho único que se adeque a grande parte dos seus ativos. Os tamanhos mais comuns são:

  • Etiquetas 25x12mm / 30x15mm;
  • Etiquetas 40x13mm/ 46x15mm ( Modelo Padrão);
  • Etiquetas 40x20mm / 50x20mm / 50x25mm;
  • Etiquetas 100x30mm;


Layout das etiquetas

Ao escolher o layout da etiqueta, é importante pensar na facilidade de uso para os funcionários que realizam o inventário patrimonial e na identidade visual da empresa.

A seguir, vamos listar as informações ideais que devem estar presentes nas etiquetas, como deve ser posicionado o logotipo da empresa e quais são as opções de disposição das informações.

Informações e logotipo

As principais opções oferecidas nos melhores fornecedores de etiquetas patrimoniais são:

  • Placas com código de barras e logotipo (opção mais adotada no mercado);
  • Placas com código de barras e sem logotipo;
  • Placas somente com numeração;

Disposição das informações

 
 

  • Logo ou texto na esquerda + código de barras ou QR Code na direita: opção mais usada no mercado;
  • Logo ou texto no topo + codigo de barras abaixo;
  • Logo ou texto na direita + código de barras ou QR Code na esquerda;

Cores

O logotipo pode ser impresso colorido ou somente em preto e o código de barras é sempre impresso em preto. É a opção mais adotada no mercado.

Exemplo de layout de etiqueta patrimonial:

As etiquetas patrimoniais costumam conter algumas informações padrão, independentemente do material ou tecnologia utilizadas. Essas informações precisam estar visíveis na parte externa na etiqueta, para facilitar a identificação dos ativos. Confira abaixo um exemplo de layout comum:

 
 

Padrão do código de barras e numeração

Sobre a sequência numérica, o mais recomendável é a empresa seguir uma sequência única de numeração,não importando o local ou a filial.

Em relação ao padrão do código de barras, o mais comum e recomendado para a identificação patrimonial é o GS1 - GRAI. Além disso, é muito importante, principalmente no caso de uma segunda compra, que o padrão anterior do código seja seguido.

Porque não comprar Etiquetas Patrimoniais somente com identificação numérica

Atualmente as etiquetas com somente identificação numérica não são recomendadas. Esse tipo de etiqueta às vezes é adotada por empresas com poucos bens e que fazem controles manuais.

Recomendamos que, mesmo que a empresa não vá utilizar o código de barras atualmente, ela compre etiquetas com essa opção. Isso porque as etiquetas com código de barras podem acompanhar o crescimento da empresa e se adequar a um controle via software de inventário patrimonial. Isso evita a necessidade de trocar as etiquetas no futuro.


Método de Fixação das Etiquetas Patrimoniais

 
 

As etiquetas patrimoniais podem ser fixadas de diversas maneiras, dependendo do material da etiqueta, da superfície do ativo e das preferências da empresa.

A escolha do método de fixação deve ser feita com cuidado, pois uma fixação incorreta pode danificar a etiqueta ou o ativo.

Aqui estão algumas dicas para fixar etiquetas patrimoniais:

  • Limpe a superfície do ativo antes de aplicar a etiqueta: Isso ajudará a garantir uma fixação adequada.
  • Aplique a etiqueta em um local plano e liso. Isso ajudará a evitar que a etiqueta se descole.
  • Pressione a etiqueta firmemente por alguns segundos para garantir uma boa fixação.

Veja abaixo alguns dos métodos mais utilizados:

 
 

Autoadesivo

 
 

O método autoadesivo é o mais prático de fixar. Basta retirar o liner e aplicar a etiqueta no ativo. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma boa fixação. A superfície deve estar limpa, sem poeira ou gordura. O inventariante também deve evitar tocar o dedo no adesivo para não deixar resíduos que possam prejudicar a fixação.

São ideais para ambientes internos, de escritório, em locais que não fiquem expostos a intempéries ou manuseio constante.

Cola

 
 

A cola de junta de motor é um método de fixação mais resistente e por isso é a mais indicada em ambientes extremos e agressivos. Porém, sua fixação requer alguns cuidados. É importante aplicar a quantidade certa de cola e esperar o tempo de secagem adequado.

Além disso, é importante ter em mente que, uma vez fixada, a cola de junta de motor deixa um vestígio amarelado na superfície onde for colada. Por este motivo, não é indicada a remoção da placa.

Rebite

 
 

O método de fixação por rebites é usado apenas em casos específicos e especiais, como em ambientes agressivos, com alta temperatura ou umidade. Por serem de difícil remoção, os rebites garantem a segurança da identificação de forma definitiva.

Para fixação com rebites é necessária a furação da superfície com uma furadeira. A fixação com rebites é possível somente em etiquetas rígidas e é imprescindível a verificação se é permitido realizar esse tipo de furo no bem antes de escolher essa opção de fixação.


 
 

Perguntas e Respostas

Durante o Webinar 12 Passos para colocar sua Gestão do Imobilizado em ordem em 2023, onde nosso CEO Glauco Oda respondeu algumas dúvidas sobre etiquetas patrimoniais. Confira!

 
 

Pergunta: Qual a melhor Etiqueta para Patrimônio para ambientes agressivos?

Confira a resposta do nosso CEO Glauco Oda:

 
 
 
 

Pergunta: O que fazer quando a Placa de Patrimônio some ou cai do bem?

Confira a resposta do nosso CEO Glauco Oda:

 
 
 
 

Pergunta: Quanto custa uma etiqueta RFID para patrimônio?

Confira a resposta do nosso CEO Glauco Oda:

 
 
 
 

Adquira suas etiquetas patrimoniais e tenha um controle eficiente de seus ativos!

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre etiquetas patrimoniais. Você sabe quais são os tipos de etiquetas disponíveis, como escolher o método de fixação correto e como cuidar das suas etiquetas patrimoniais. Agora que você está informado, é hora de iniciar ou melhorar a identificação dos seus ativos!

Contamos com uma equipe especializada para auxiliar você na escolha da melhor etiqueta de patrimônio para a sua empresa, com ampla experiência em soluções para ambientes agressivos, como indústrias, e também em projetos para implantação de identificação com Etiquetas RFID. Conheça nossas soluções em Identificação Patrimonial ou entre em contato com nossa equipe.

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Identificação Patrimonial: Importância e Tipos de Placas
👉 O que é e para que serve um leitor de RFID?
👉 Etiquetas RFID no Controle Patrimonial
 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

5 Comments

  1. Alex Mattos disse:

    Excelente! Ajudará muitos profissionais. Mais uma fonte de pesquisa.

  2. Izabel Bender disse:

    Ótimo artigo, tem me ajudado a ficar sempre atualizada.

  3. Djalma Oliveira disse:

    Ótimo material, tem mim ajudado muito no gerenciamento do patrimônio da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão – PE.

  4. Vitor da Silveira Fortes disse:

    Em caso de roubo, o dispositivo poderá ser rastreado em outra cidade/estado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar