Gestão do Imobilizado: Estratégias em tempos de Coronavírus

5 Estratégias para a Gestão do Imobilizado em tempos de Coronavírus

5 Estratégias para a Gestão do Imobilizado em tempos de Coronavírus

Estratégias para barrar o coronavírus e outras crises
 

A pandemia do coronavírus COVID-19 mudou rapidamente o cenário da economia e as atividades das empresas em diversos países, incluindo o Brasil. Nós, do time Afixcode, estamos bastante sensíveis nesse momento. A preocupação com a preservação da saúde e da vida humana é legítima e nesse momento temos que adotar medidas preventivas para minimizarmos o efeito dessa crise.

Por outro lado, as empresas não podem parar, a economia não pode parar porque senão os efeitos negativos serão duros e nocivos para a população. Assim como outras crises, essa também passará em algum momento e é necessário estar preparado para quando essa fase for superada. Quem não tomar medidas preventivas agora poderá sofrer com gargalos e o não cumprimento de metas e prazos.

Pensando nisso, fizemos um levantamento sobre estratégias relacionadas à gestão do ativo imobilizado que podem ser adotadas atualmente para minimizar os efeitos da crise.

Confira abaixo 5 estratégias para adaptar a gestão do imobilizado em tempos de Coronavírus.

 
 
 
 

1. Realize o Inventário Físico em Horários Alternativos ou em Locais que Não Estão em Operação

Uma boa estratégia é aproveitar esse momento em que muitos locais estão sem ocupação ou operando com menor fluxo de colaboradores e clientes para realizar o inventário do imobilizado. Para locais que ainda estão operando a alternativa é realizar o inventário em horários alternativos, como em finais de semana ou no período noturno, no qual o número de pessoas é bem reduzido.

Com a ausência de volume de movimentações é possível realizar o inventário físico com uma maior produtividade e em menor tempo, além de não gerar interrupções para outras áreas da empresa, o que inevitavelmente ocorre quando o inventário ocorre quando o processo é realizado enquanto a empresa cumpre a rotina convencional.


 
 

2. Utilize Mão de Obra Própria no Inventário Patrimonial

 
 

Para empresas que precisam realizar o inventário e não podem permitir a entrada de terceiros, uma opção é realizar o levantamento físico com mão de obra própria. A vantagem dessa prática é uma considerável redução de custos do inventário, bem como maneira de aproveitar uma mão de obra já contratada.

Nesse caso, a Afixcode pode ajudar através do Afixinv, Software de Inventário Patrimonial, bem como por meio dos serviços de consultoria, treinamento da equipe e acompanhamento remoto do projeto por videoconferência.

 
 

3. Inicie o Projeto pela parte Contábil

Entendemos que em alguns casos não existe a possibilidade de ter contato humano, o que impede a realização do levantamento em campo. Porém, em um projeto de inventário patrimonial existe um cronograma de trabalho para ser cumprido e para minimizar os efeitos negativos e ganhar tempo em sua execução, uma das estratégias possíveis é adiantar a parte contábil, a reconstituição antes mesmo de iniciar o inventário.

Como o levantamento contábil / reconstituição pode ser feito na maioria dos casos de forma totalmente remota e sem interação física, pode-se deixar toda a parte contábil completamente acertada e quando houver a possibilidade de realizar o inventário físico, os processos de conciliação e finalização do projeto serão concluídos de maneira bem mais rápida.

Uma outra vantagem de se iniciar pelo contábil é fazer uma análise prévia dos itens mais relevantes e significativos, orientando os técnicos de campo para os cuidados com esses itens.

 
 

4. Invista em Cursos e Consultorias On-line

Uma excelente maneira de aproveitar esse momento é investir em cursos e consultorias on-line utilizando a tecnologia como aliada para não deixar de lado a aquisição de conhecimento e esclarecimento de dúvidas com especialistas.

A Afixcode conta atualmente com dois cursos online, incluindo o Curso de Inventário Patrimonial (totalmente gratuito) e o Curso de Ativo Imobilizado. Além disso, contamos com ferramentas de videoconferência de ponta para realização de reuniões on-line.

 

 

5. Diminua Custos Através Outsourcing do Imobilizado

O Outsourcing ou a terceirização é o processo de contratação de uma empresa terceira para cuidar da gestão do ativo imobilizado, liberando a sua empresa para se concentrar em sua atividade fim. Nesse momento de incertezas, o outsourcing permite a diminuição dos custos com funcionários, treinamentos e gastos com equipamentos e softwares voltados para o controle patrimonial interno.

Além disso, considerando o momento atual de prevenção, toda a parte contábil das movimentações mensais (aquisições, baixas, transferências, cálculo da depreciação, contabilização) pode ser realizada remotamente através dos sistemas desenvolvidos pela Afixcode, garantindo assim a plena manutenção do controle da gestão do ativo imobilizado.

Conheça o serviço de Outsourcing do Imobilizado da Afixcode.

 
 

Conte com a Afixcode

Nesse momento de crise, temos todos que nos reinventar para o crescimento das nossas empresas e do país. Somos responsáveis pelo futuro, pelo desenvolvimento e pelo amanhã, a Afixcode está aqui para ajudar nossos clientes a ter excelência na gestão do imobilizado em todos os momentos.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
 

Guilherme Campos

Guilherme Augusto Silva Del Duque Campos é formado no Colégio Presbiteriano Mackenzie e hoje atua como assistente em consultoria patrimonial na Afixcode.

 
Moab Silva
Moab Silva
Moab Bento da Silva é formado em Administração de Empresas pela Universidade Ibirapuera - UNIB e atualmente atua do Departamento Comercial da AfixCode. Possui mais de três anos na área Administrativa e Financeira. | LinkedIn: /in/moabsilva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar