Laudo de Avaliação de Imóveis: Entenda como funciona | Afixcode

Laudo de Avaliação de Imóveis: Entenda como Funciona

Laudo de Avaliação de Imóveis: Entenda como Funciona

Avaliação Bens Imóveis Procedimentos Fatores Homogenização - Índice
 

O laudo de avaliação de imóveis é um documento essencial para a compra, venda ou financiamento de imóveis. Ele fornece uma avaliação imparcial do valor do imóvel, que pode ajudar as partes envolvidas a tomar decisões informadas.

O objetivo da avaliação de bens imóveis é determinar o valor de mercado do imóvel. Para isso, são utilizadas técnicas da engenharia de avaliações, que resultam em um laudo de avaliação. O laudo de avaliação de um imóvel é um intervalo de valores que pode ser usado para situar o valor de mercado do imóvel avaliando.

Neste artigo, vamos explicar o que é um laudo de avaliação de imóveis, seus tipos, como ele é feito e sua importância.

 
 

O que é Laudo de Avaliação de Imóveis?

 
 

Um laudo de avaliação de imóveis é um documento técnico que determina o valor de um imóvel, com base em critérios técnicos e legais. O laudo é realizado por um profissional qualificado, chamado de avaliador de imóveis, que utiliza um conjunto de métodos e técnicas para estimar o valor do imóvel.

 
 

 

Normas ABNT

 
 

Para que a avaliação de bens imóveis seja precisa, é fundamental que siga as normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. As principais normas são:

  • NBR 14653-1: Procedimentos gerais avaliação de bens imóveis ABNT
  • NBR 14653-2: Avaliação de imóveis urbanos
  • NBR 14653-3: Avaliação de imóveis rurais
  • NBR 14653-4: Avaliação de empreendimentos

Procedimentos Básicos:

A avaliação de imóveis é um processo técnico que visa determinar o valor de um imóvel em uma determinada data, para uma determinada finalidade. Para realizar uma avaliação precisa, o avaliador deve seguir uma série de procedimentos básicos. Confira abaixo:

1. Pesquisa de Mercado:

Nesta etapa, o avaliador coleta dados de imóveis semelhantes ao imóvel que está sendo avaliado, com o objetivo de obter uma amostra dos valores de mercado.

2. Homogeneização dos Valores

A homogeneização dos valores é uma técnica utilizada para uniformizar as diferenças de valores pesquisados devido a diferenças de atributos (fatores) entre o bem avaliado e os bens utilizados como referência.

A homogeneização é necessária para garantir que os valores pesquisados sejam comparáveis e que o valor final do bem avaliado seja preciso.

3. Análise Estatística:

Usar técnicas estatísticas para encontrar o intervalo de valores mais provável para o imóvel avaliando.


 
 

Quem Pode Emitir Laudo de Avaliação de Imóveis?

O laudo de avaliação de imóveis é um documento técnico que determina o valor de um imóvel, com base em critérios técnicos e legais. Ele é emitido por um avaliador de imóveis, que é um profissional qualificado para determinar o valor de imóveis.

No Brasil, a Lei 5.194/1966 estabelece que a avaliação de bens imóveis é atribuição da competência dos profissionais engenheiros ou arquitetos regularmente inscritos nos respectivos conselhos de classe.

Assim, para emitir laudo de avaliação de imóveis, o profissional deve ser:

  • Engenheiro civil ou arquiteto, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU);
  • Possuir experiência na área de avaliação de imóveis;
  • Estar atualizado com as normas técnicas e legais aplicáveis à avaliação de imóveis;

Além disso, o profissional deve seguir os procedimentos estabelecidos nas normas da ABNT, que regulamentam a avaliação de imóveis.


 
 
 

 
 

Tipos de Imóveis que podem ser Avaliados

Os laudos de avaliação de imóveis podem ser feitos para todos os tipos de imóveis, como casas, apartamentos, terrenos, lojas, galpões e edifícios comerciais.

No caso de casas ou apartamentos, o avaliador irá considerar fatores como o tamanho, o número de quartos e banheiros, a localização e as condições da casa ou apartamento, sendo que neste último as características do prédio também são consideradas.

No caso de terrenos, o avaliador irá considerar fatores como o tamanho do terreno, a localização do terreno e o potencial de desenvolvimento do terreno.

No caso de lojas, galpões e edifícios comerciais, o avaliador irá considerar fatores como o tamanho do imóvel, a localização do imóvel, o potencial de renda do imóvel e o estado de conservação do imóvel.

Os laudos de avaliação de imóveis são documentos importantes que podem ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre imóveis. É importante que o laudo seja elaborado por um profissional qualificado, que tenha experiência na área e esteja atualizado com as normas técnicas e legais aplicáveis.


 
 

Fatores De Homogeneização Na Avaliação De Imóveis:

Os fatores de homogeneização são utilizados para ajustar os valores de imóveis com características diferentes. Esses fatores são importantes para garantir que o valor atribuído a um imóvel seja o mais preciso possível.

Os principais fatores de homogeneização na avaliação de imóveis são:

Fator Oferta:

O fator oferta é utilizado para ajustar os valores de acordo com a lei da oferta e procura. Em áreas onde há mais demanda do que oferta, os preços tendem a ser mais altos.

Fator Localização:

Serve para adequar as diferenças de melhor ou pior posição dos imóveis da amostra em relação ao endereço do imóvel avaliando. Imóveis localizados em áreas mais valorizadas tendem a ter preços mais altos.

Fator Topografia:

É utilizado para ajustar os valores de imóveis de acordo com a topografia. Imóveis localizados em terrenos acidentados ou com riscos de alagamento tendem a ser menos valorizados.

Fator frente x fundos:

O fator frente x fundos é utilizado para ajustar os valores de imóveis de acordo com o formato do terreno. Imóveis com frentes maiores ou terrenos com boa profundidade tendem a ser mais valorizados.

Imóveis que possuem terrenos não retangulares ou quadrados também podem sofrer desvalorização. Neste caso, a desvalorização incide sobre a parte não retangular do imóvel.

Por outro lado, imóveis em esquina podem ter acréscimo no seu valor em relação a outros imóveis e o mesmo pode acontecer com imóveis que possuem a área da frente maior do que o usual.

Fator padrão construtivo:

O fator padrão construtivo é utilizado para ajustar os valores de imóveis de acordo com o padrão construtivo. Imóveis com acabamentos de alta qualidade tendem a ser mais valorizados.

Fator idade / conservação:

Tem como objetivo adequar as diferenças entre imóveis mais velhos ou mais novos da amostra em relação ao imóvel avaliado, ou ainda, realizar ajustes de acordo com o estado de conservação ou de acordo com a necessidade de reformas.

Imóveis mais novos e bem conservados tendem a ser mais valorizados.


 
 

Qual a Importância do Laudo de Avaliação de Imóveis?

O laudo de avaliação de imóvel é um documento importante que pode ser utilizado para diversos fins. É importante que o laudo seja emitido por um profissional qualificado, que tenha experiência na área e esteja atualizado com as normas técnicas e legais aplicáveis.

O laudo de avaliação de imóvel é importante para que possa ser utilizado para diversas finalidades, como:

  • Tomadas de decisão: o laudo pode ajudar as pessoas a tomar decisões informadas sobre imóveis, como comprar, vender, hipotecar ou alugar.
  • Financiamentos: o laudo é um documento exigido por instituições financeiras para a concessão de financiamentos imobiliários.
  • Avaliações judiciais: o laudo pode ser utilizado em processos judiciais, como desapropriações, partilhas e inventários.
  • Avaliações fiscais: o laudo pode ser utilizado para fins fiscais, como o cálculo do IPTU e do ITBI.

 
 

Saiba mais!

Neste artigo, vimos o que é um laudo de avaliação de imóveis, como ele é feito e qual é sua importância. O laudo de avaliação de imóveis é um documento técnico que determina o valor de um imóvel, com base em critérios técnicos e legais.

É necessário ser emitido por um avaliador de imóveis, que é um profissional qualificado para determinar o valor de imóveis. Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir os demais conteúdos relacionados.

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Laudo de Avaliação De Empresas: Importância, Tipos E Metodologias
👉 A Importância do Laudo de Avaliação na Hora de Comprar ou Vender Imóveis
👉 Laudo De Avaliação De Startups: Como Evitar O Erro Mais Comum E Não Perder Dinheiro No Valuation
 
 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Orlando Oda
Orlando Oda
Orlando Oda é Administrador de empresas pela PUC-SP, Mestrado em Administração Financeira pela FGV, Diretor da OTK Sistemas, AfixCode Patrimônio e Avaliações e AfixGraf Soluções Gráficas. Fez diversos cursos de linguagens de programação de computadores, sistemas operacionais (IBM, Unisys, Honeywell) e banco de dados. Carreira profissional desenvolvida inicialmente na área de tecnologia, consultoria na área de TI. Fundou e participou também de empresas de consultoria e sistema de gestão patrimonial. Desenvolve atividade filantrópica como Vice-presidente e palestrante da APSIB - Associação da Prosperidade da Seicho-No-Ie do Brasil. | LinkedIn: /in/orlandooda

6 Comments

  1. esse foi o melhor explicação que tive par a avaliação do imovel. parabens.

  2. antonio sampaio cerqueira filho disse:

    O resultado apresentado nos Balanços Patrimoniais da Petrobras, é bem provável que não tenha se dado a importancia devida na Avaliação e configuração Contabil, configurando de um valor representativo da Imagem (intangivel) da Petrobrás.

  3. Paulo Borges disse:

    Achei bem interessante a respasta e bem datalhada.

  4. André Ferreira de Carvalho disse:

    Boa tarde, preciso fazer um Laudo de Avaliação de um imóvel Urbano, mas a cidade que tenho que realizar este trabalho, não me proporciona um quadro amostral. A cidade é pequena em que raramente se realiza negócios imobiliários. Como proceder em um caso desses, por gentileza?

    • Afixcode disse:

      Olá André,

      Existem diversas metodologias de avaliação além do método comparativo direto. Aconselhamos você procurar um profissional / empresa habilitada para a confecção desse laudo.

      Atenciosamente,
      Equipe Afixcode

    • Quando não se tem disponibilidade amostral, pode ser utilizado o método evolutivo. Então vc vai utilizar o CUB/m² e depois depreciar levando em conta a idade aparente do imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar