Orçamento de Investimento: Quanto Investir em Ativos Fixos? | AfixCode

Orçamento de Investimento

Orçamento de Investimento

Orçamento Investimento - Indice
 

A proposta deste artigo é alertar os empresários da necessidade de planejar o orçamento de investimento no Ativo Fixo, principalmente na substituição de máquinas, fundamentais para a produção.

A Importância de Planejar os Investimentos

O Planejamento Estratégico e o Orçamento Empresarial são essenciais para a sobrevivência de uma empresa. Sem estas ferramentas, a empresa fica sem rumo, sem objetivos futuros e mais vulnerável a ameaças externas onde a concorrência é implacável.

Depreciação Ativo Imobilizado Reforma Conserto - Planejamento

O planejamento já é feito pelos empresários – mesmo informalmente – é uma característica própria do empreendedor. A proposta é que esse seja feito de maneira mais ampla, envolvendo todos da empresa, assim se tornará muito mais eficaz e participativo. Porém estes procedimentos não devem estar limitados ao universo interno da empresa.

O que fazer com o universo externo? Como enfrentar a concorrência e os produtos importados com preços mais baixos? Como manter os seus lucros em tempos difíceis?

Investimentos em Ativos Fixos

Você já avaliou a situação, a manutenção e a obsolescência de seu maquinário, um dos seus maiores patrimônios, o conhecido Ativo Fixo da empresa?

Este ativo fixo é o principal responsável pela produção da empresa, bem como os veículos que são responsáveis pela logística, entre outros. Está na hora de pensar a longo prazo e rever tudo o que pode ameaçar e reduzir sua produtividade.

Para as empresas se manterem competitivas, são necessários investimentos nos seus ativos, bem como a constante manutenção e controle dos mesmos.

Neste tipo de orçamento de investimento são consideradas as aquisições de máquinas e equipamentos, veículos, construções, modificações e transformações visando a melhoria da capacidade produtiva ou prestação de serviços. Segue abaixo alguns métodos de avaliação de investimentos:

Método PayBack Descontado

O PayBack é definido como o período de tempo necessário para recuperar o capital investido por meio das entradas de caixa produzidas pelo investimento. O objetivo sempre será a recuperação do capital no menor prazo possível.

Por exemplo, uma empresa utiliza os serviços de uma transportadora para fazer entrega de mercadorias com um custo de R$ 8.500,00 por mês. Vamos calcular a viabilidade de investimento na compra de um veículo para transportar suas mercadorias.

O valor do investimento é de R$ 80.000,00 mais despesas e encargos com um funcionário e despesas com combustível, manutenção e seguro.


Informações Básicas - PayBack Caminhão Baú    
Investimento Inicial 80.000  
Custos Mensal Anual
Custos com combustível e manutenção - 2.500 - 30.000
Custos com motorista e ajudante - 3.200 - 38.400
Custo com seguro - 590 - 7.080
Recuperação do custo com transportadora 8.400 100.800
Total dos custos recuperados 2.110 25.320

Abaixo segue o cálculo do PayBack considerando o investimento inicial, taxa de juro anual de 10% como retorno do capital investido e a recuperação da despesa em substituição da transportadora para transporte próprio.

Custo do Capital   10% ao Ano  
Anos Capital Juros Saldo
Investimento - 80.000   - 80.000
1 25.320 - 8.000 - 62.680
2 25.320 - 6.268 - 43.628
3 25.320 - 4.363 - 22.671
4 25.320 - 2.267 382

Conclusão: Pelo cálculo do PayBack, no quarto ano o investimento será recuperado. É mais vantajoso para a empresa ter um caminhão próprio para fazer as entregas do que recorrer aos serviços de uma transportadora.

Porém, se o empresário preferir continuar utilizando os serviços da transportadora para não ter que investir dinheiro nem ter que contratar mais funcionários, este cálculo é muito útil até para negociar um melhor preço com os serviços de transporte.

 

 

Método Cash Flow futuro

Para fazer um investimento de grande porte, por exemplo, na substituição de máquinas, onde será necessário recorrer a financiamentos, o importante é fazer uma simulação dos pagamentos através do Cash Flow futuro. Portanto, é preciso preparar um orçamento do resultado e balanço patrimonial.

Com base nos resultados futuros, devemos verificar se a empresa tem possibilidade de pagar o financiamento, que será a longo prazo. Fazendo uma analogia com a vida pessoal, seria o mesmo que fazer um planejamento da compra de uma casa financiada. A primeira preocupação do tomador do financiamento é se assegurar de que vai conseguir pagar as prestações com base na sua fonte de renda, o seu salário.

Por exemplo: Financiamento de máquinas no valor de 2 milhões de reais com taxa de juro de 0,8% ao mês para ser pago no prazo de 5 anos= 60 parcelas de 42 mil reais mensais.

Fazendo a projeção do resultado, verificamos que a empresa apresenta um resultado antes do imposto de renda de 200 mil reais mensais. Ou seja, a empresa tem capacidade financeira de pagar 42 mil reais mensais. Não basta só olhar o resultado, é preciso fazer o fluxo de caixa projetado para verificar realmente esta capacidade de pagamento, pois é preciso ficar atento aos prazos de recebimentos e pagamentos. O importante é o dinheiro que entra no caixa.

 
 
 
 

Conclusão:

Qualquer que seja o método de planejamento de orçamento de investimento utilizado, o importante para todo o empresário é ter total controle da empresa, tanto no presente como no futuro. Para isto é preciso ter controle contábil muito bem feito e um plano de atividades e um orçamento para os eventos futuros.

Na sua empresa, como é o processo de planejamento de investimentos? Compartilhe as suas experiências ou tire a suas dúvidas, contribuindo para o nosso debate sobre esse assunto. Deixe um comentário.


Theodoro Versolato Júnior

Consultor em contabilidade e planejamento econômico, com especialização em contabilidade internacional – IFRS pela Trevisan Escola de Negócios e contabilidade gerencial pela Universidade de São Caetano do Sul.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

3 Comments

  1. Prof. Theodoro,

    Excelente artigo, parabéns! O planejamento é muito importante para a sobrevivência de uma empresa e a utilização de ferramentas adequadas para mensurar e acompanhar o planejado são essenciais.

    Atenciosamente,
    Ronnie de Sousa

  2. Ronnie, muito obrigado pelo comentário
    Theodoro

  3. Paulo Nacarato disse:

    Caro Theodoro,

    De uma maneira simples e ilustrativa, você dá uma boa ideia sobre a importância deste tema.
    Podemos até saber onde queremos chegar; mas sem planejamento, não saberemos como fazer para chegar lá.

    Atenciosamente
    Paulo Nacarato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar