Pesquisa traz dados da área de patrimônio para o mercado | AFIXCODE

Empresas que tem uma política e normas internas para o controle do imobilizado já somam mais de 75%, segundo pesquisa da AFIXCODE

Empresas que tem uma política e normas internas para o controle do imobilizado já somam mais de 75%, segundo pesquisa da AFIXCODE

Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2021 traz dados da área de patrimônio para o mercado
 

Em sua segunda edição, a pesquisa segmentada para o setor contábil da área de patrimônio, traz novos dados para o mercado

Um dos cuidados que uma empresa deve ter, é com o seu patrimônio. E engana-se quem pensa que isto se trata apenas de dinheiro. Cadeiras, computadores e entre outros equipamentos fazem parte de toda uma estrutura de uma instituição, e faltar zelo com essas ferramentas pode trazer grandes problemas.

A AFIXCODE, empresa especializada em soluções completas para controle patrimonial, ajuda todos os segmentos do mercado a cuidar do seu patrimônio, oferecendo prestação de serviços, consultoria, softwares, fabricação própria das placas de patrimônio e treinamentos.

Visando atentar a todas as empresas a terem um zelo maior com seu patrimônio, a AFIXCODE lança sua segunda pesquisa sobre este mercado, chamada de “Cenário do Ativo Imobilizado 2021”.

“As empresas estão aprendendo que é indispensável ter esse cuidado com seu patrimônio, controlando-o de forma adequada, entretanto, poucos sabem como fazer isso da forma correta. Desejamos que esse mercado de soluções patrimoniais seja mais explorado, e que todos possam conhecer os recursos que podem optar para seu negócio”, comenta Glauco Oda, CEO da AFIXCODE.

 
 

Inclusão da gestão de ativos na cultura empresarial precisa melhorar

90,4% dos profissionais que participaram da pesquisa, consideram importante ou muito importante o setor patrimonial para a empresa. Porém, cerca de 53,8% dos gestores ainda encontram dificuldade em implementar a gestão do imobilizado na cultura empresarial, e colocam esta questão como um dos maiores desafios na gestão de ativos.

Outro número que chamou atenção foi de 40,8% das empresas não terem uma política de imobilização bem definida.

 
 

Adoção de etiquetas RFID ainda é baixa

Uma das soluções para empresas que têm um alto número de bens patrimoniais, é a utilização das placas com código de barras. Sua utilização é adotada por 73,8% das empresas. Mas essa não é a única forma das placas serem adotadas. Outra opção é a etiqueta RFID, mas apenas 2,3% dos participantes a utilizam, ainda ganhando espaço no mercado patrimonial.

Veja também:
👉 O que é RFID
👉 5 utilidades para um portal RFID e como utilizar a tecnologia
👉 4 fatores essenciais para ter sucesso no uso do RFID no controle patrimonial

 
 

Softwares genéricos não atendem às necessidades dos gestores

A tecnologia está muito presente no setor de soluções patrimoniais, mas as empresas ainda têm dificuldade de escolher qual a correta para sua empresa.

Um dos grandes desafios que os gestores enfrentam, é a utilização de softwares genéricos, que não atendem demandas específicas do setor, pois não foram desenvolvidas para ela. Cerca de 38,5% dos participantes consideram essa a maior dificuldade da gestão patrimonial.

Veja também:
👉 ERP vs Software de Patrimônio: Porque vale a pena investir numa solução específica
👉 9 razões para investir em um sistema de patrimônio

 

 

Profissionais da área patrimonial tem realizado mais cursos

A profissionalização dos responsáveis da área de patrimônio é algo que tem crescido no mercado. A pesquisa aponta um aumento significativo de profissionais buscando cursos e treinamentos. Em 2020, o percentual era de 7,4% e agora já são 13,9% dos profissionais que realizam mais de um curso por ano.

 
 
 
 

A pandemia impactou a gestão do imobilizado nas empresa

A chegada da pandemia afetou todos os setores comerciais do mundo. Para o setor patrimonial não foi diferente. 22,7% dos respondentes afirmam que ainda estão sentindo os efeitos negativos, como por exemplo o atraso no cronograma do controle do imobilizado, e cerca de 25% não fizeram nenhum tipo de controle do imobilizado durante esse período.

A metodologia que a AFIXCODE utilizou para a realização da pesquisa foi por meio de uma pesquisa online, onde captaram dados de mais de 267 profissionais que atuam diretamente com o ativo imobilizado em suas empresas em todo o país. Para quem deseja acessar a pesquisa em sua integralidade, pode acessar por meio deste link.

Veja também:
👉 5 estratégias para a gestão do imobilizado em tempos de coronavírus

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar