Valuation: Como Calcular o Valor de Uma Empresa | AfixCode

Valuation: 3 Métodos para Calcular o Valor de Uma Empresa para Venda

Valuation: 3 Métodos para Calcular o Valor de Uma Empresa para Venda

Valuation Como Calcular Valor Empresa Venda - Indice
 

Conheça os três métodos mais comuns para avaliação do valor de mercado de uma empresa.

Para calcular o valor de uma empresa para venda existem três métodos mais comuns que possuem vantagens e desvantagens. Os principais métodos são: Contábil, Avaliação por Múltiplos e Fluxo de Caixa Descontado. Conheça abaixo:

Método 1: Contábil

É baseado nos documentos contábeis da empresa, isto é, o valor dos ativos tangíveis registrados de acordo com seu custo de produção e aquisição.

Vantagens:
  • Simplicidade
  • Método mais fácil de ser realizado

  • Desvantagens:
  • Não leva em conta os ativos intangíveis (marca, patentes, etc.)
  • Leva em conta o custo de aquisição e produção, que tende a ser inferior ao valor de mercado, muitas vezes.
  •  
     

    Método 2: Avaliação por Múltiplos:

    É obtido pela comparação de indicadores da empresa com outras empresas preferencialmente do mesmo segmento / porte que tenham valor de mercado conhecido. Por exemplo, se uma loja vale 10 vezes o valor de seu faturamento mensal, aplicando-se o método, outra loja semelhante espera-se que tenha a mesma relação.

    Vantagens:
  • Método simples e intuitivo
  • Utiliza-se indicadores conhecidos, por exemplo: vendas, lucro, faturamento.
  • Método rápido para se obter um valor base.

  • Desvantagens:
  • Conceitualmente é um método frágil.
  • Necessita de empresas homogêneas ou comparáveis.

  • Método 3: FDC – Fluxo de Caixa Descontado:

    É calculado através da expectativa de fluxo de caixa futuro que poderá ser gerado pela empresa. Ao avaliar uma empresa por esse método, inclui-se as variáveis mercado, concorrentes, vendas, preços, eficiência operacional, custos, políticas, etc.

     

    Torne-se um Leitor VIP

    Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

     
    Vantagens:
  • Método mais robusto / consistente (porém não é infalível).
  • Avalia tanto os ativos tangíveis quanto intangíveis.

  • Desvantagens:
  • Complexidade
  • Dificuldade de se estabelecer uma taxa de desconto real.


  • Infográfico: Vantagens e Desvantagens de Cada Método de Avaliação:

     
     

    Serviços da AfixCode de Avaliação Econômica (Valuation)

    Interessado em fazer um Laudo de Avaliação Econômica? Os serviços da AfixCode voltados para a avaliação de empresas elabora laudos para diversas finalidades, incluindo fusões, reestruturação societária, garantias reais e de seguro, projetos de investimentos, entre outros. Confira mais detalhes sobre nossos serviços de Avaliação Econômica (Valuataion) ››

     
     
    Compartilhe esse conteúdo:
     
    Glauco Oda
    Glauco Oda
    Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Compartilhar
    Compartilhar
    Twittar