O que é Valuation? A Importância da Avaliação de Negócios | AfixCode

O que é Valuation? A Importância da Avaliação de Negócios

O que é Valuation? A Importância da Avaliação de Negócios

O que é Valuation - Índice
 

Valuation é o termo para “Avaliação de Empresas” ou “Avaliação de Negócios”, é o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações

Existem diversas metodologias para a avaliação, sendo que a mais comum e aceita pelo mercado é a metodologia de cálculo através do fluxo de caixa descontado (FDC). Entretanto, vale ressaltar que não existem avaliações 100% precisas, embora a metodologia seja amparada por pesquisas e estimativas, há o fator do imponderável que é impossível de ser previsto, principalmente atualmente quando as coisas mudam com uma velocidade espantosa.

 
 

Valor, custo e preço tem significados diferentes.

Valor é uma medida subjetiva do montante referente à utilidade ou benefício que obtemos ao usufruir um determinado bem ou serviço (tangível ou intangível).

Custo é montante monetário despendido no processo de produção ou aquisição de um bem ou serviço.

Preço, no sentido inverso de custo, é o montante recebido pelo vendedor de um bem ou serviço.


A Importância do Valuation

O que é Valuation - Conteudo O custo e o preço de um bem podem ser maiores ou menores que o “valor” que atribuímos ao bem. Daí a importância do Valuation, que visa compreender o valor real de um negócio, fundamental para qualquer investimento de compra ou venda de participação.

Além disso, conhecendo esse valor é possível explorar os aspectos que valorizam a empresa ou que fazem valer menos, trabalhando essas deficiências ao longo do tempo.

Motivos para se fazer o Valuation:

  • Compra ou venda de participação de um negócio ou empresa.
  • Fusões / Joint Ventures
  • Indicador estratégico / avaliação dos intangíveis (marca, capital intelectual)

  • Quer saber mais sobre Valuation? Leia o artigo Valuation: Como Calcular o Valor de Uma Empresa para Venda e conheça os três principais métodos de avaliação de mercado de uma empresa.

     
     

    Dúvidas sobre Valuation

    Algumas dúvidas que recebemos que gostaríamos de esclarecer é com relação a domínio de sites ou compras de nomes de marcas. Já recebemos perguntas do tipo:

    “Tenho um domínio com um nome em potencial, acredito que possa valer muito, com certeza alguém pagará um valor expressivo por isso.’’

    Quando nós fazemos uma avaliação, a mesma é pautada em provas reais, que mesmo assim, não garantem de fato o valor real que essa empresa pode valer. Nós podemos avaliar como será o futuro do mercado econômico, mas jamais afirmar seu percurso.

    Se com uma grande análise ainda obtemos uma margem de erro, imagine então uma empresa avaliando uma possível compra de um domínio. É tão vago e repleto de suposições que qualquer um que lhe prometa um valor exato, estará mentindo com toda certeza.

    Pense comigo: pode ser que uma multinacional seja projetada e o nome no qual eles se basearam para a criação esteja sobre seu domínio, e eles não querem abrir mão desse nome de forma alguma.

    Então, de fato, você tem em suas mãos algo de valor. Seguem abaixo um exemplo:

    Fb.com: US$ 8,5 milhões

    É provável que a maioria das pessoas que leram o domínio acima imaginou imediatamente a que página ele levava. Com o sucesso do Facebook, a empresa de Zuckerberg não demorou para comprar o domínio que representa a contração mais óbvia do nome da famosa rede social, adquirindo-o em 2010 por 8,5 milhões de dólares (R$ 18,9 milhões).

    Viram, é impossível identificar essa mina de ouro, ou prever. Mas é um fato que isso pode se tornar sim uma renda futura.

    A proposta do Valuation de uma empresa é mensurar o valor presente do negócio com base em dados históricos reais e na projeção de fluxo de caixa futuro, avaliações sem uma estimativa de fluxo de receita futuro são inviáveis e meras suposições.


     

    Torne-se um Leitor VIP

    Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

     

    Serviços da AfixCode de Avaliação Econômica (Valuation)

    Interessado em fazer um Laudo de Avaliação Econômica? Os serviços da AfixCode voltados para a avaliação de empresas elabora laudos para diversas finalidades, incluindo fusões, reestruturação societária, garantias reais e de seguro, projetos de investimentos, entre outros. Confira mais detalhes sobre nossos serviços de Avaliação Econômica (Valuataion) ››

     
     
    Compartilhe esse conteúdo:
     
    Glauco Oda
    Glauco Oda
    Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Compartilhar
    Compartilhar
    Twittar