O que é fusão de empresas? Veja os motivos e exemplos | AFIXCODE

O que é fusão de empresas? Veja os prós e contras desta prática e exemplos

O que é fusão de empresas? Veja os prós e contras desta prática e exemplos

O que é fusão de empresas? Veja os prós e contras desta prática e exemplos
 

A área de negócios está sempre evoluindo. Mudanças nas necessidades dos consumidores, na economia e nas estratégias de negócios podem levar a transformações na aparência e operação das empresas.

Uma maneira de as pequenas empresas trabalharem para reduzir custos ou lançar novos produtos ou serviços é a fusão de empresas. Essa definição impacta a estrutura empresarial e como ela é vista pela lei.

Sabendo disso, decidimos criar um artigo especial para que você possa ficar por dentro deste termo muito comum no mercado. Confira!

 
 

O que é fusão de empresas? Veja um exemplo

Uma fusão é um processo de integração de negócios em que duas ou mais empresas unem forças para criar uma nova organização por meio de um acordo legal. Esta prática é, principalmente, a estratégia de expansão de uma empresa. Outros benefícios incluem:

  • Diversificação;
  • Entrada em um novo mercado;
  • Aproveitamento de novos recursos e
  • Aumento da participação de mercado;

Em 2020, a Raytheon Corp. e a United Technologies Corp formaram uma nova empresa, a Raytheon Technologies Corp. É considerada uma fusão de iguais, pois essas empresas são as joias da indústria aeroespacial e de defesa. A negociação das ações da Raytheon Company parou um dia antes.

Cada ação ordinária da Raytheon foi convertida em 2.334 ações ordinárias da United Technologies. Foi uma oferta de direitos em que os acionistas existentes tinham a opção de comprar ações adicionais. Após a conclusão da integração, a United Technologies tornou-se a Raytheon Technologies Corporation.

 
 
 
 

Como funciona o processo de fusão de empresas?

Normalmente, empresas de igual porte com objetivos de negócios semelhantes se reúnem para criar uma nova entidade, que é entendida como a fusão de iguais. Muitas avaliações pré-acordo são uma parte crucial do processo. As empresas participantes revisam sua avaliação de mercado, recursos, capacidades, custos e receitas antes de decidirem.

Eles passam por integração se tiverem a garantia de uma condução perfeita de operações conjuntas e adequadas a objetivos mútuos. O negócio é fechado depois que as empresas participantes firmam um acordo com cláusulas que definem os termos da aliança. Normalmente, uma parte abre mão de suas ações para se integrar a outra.

Você também pode se interessar por:
👉 Por que contratar o serviço de avaliação patrimonial? Confira o custo x benefício deste serviço
👉 Valuation: 3 métodos para calcular o valor de uma empresa para venda

 
 

Quais são os diferentes tipos de fusão de empresas?

Existem cinco tipos comumente referidos de combinações de negócios conhecidos como fusões: fusão de conglomerados, fusão horizontal, fusão de extensão de mercado, fusão vertical e fusão de extensão de produto.

O termo escolhido para descrever a fusão depende da função econômica, do objetivo da transação comercial e do relacionamento entre as empresas incorporadoras.

Conglomerado

Uma fusão entre instituições que estão ligadas em tarefas empresariais totalmente desconexas. Existem duas formas de fusão de conglomerados: mistas e puras.

As fusões de conglomerados puros envolvem empresas sem nada em comum, enquanto as fusões de conglomerados mistos envolvem empresas que procuram extensões de produtos ou extensões de mercado.

Fusão Horizontal

Fusão que ocorre entre empresas do mesmo setor. A fusão horizontal é uma consolidação de negócios que ocorre entre empresas que operam no mesmo espaço, muitas vezes como concorrentes que oferecem o mesmo bem ou serviço.

As fusões horizontais são comuns em setores com menos empresas, pois a concorrência tende a ser maior e as sinergias e os ganhos potenciais de participação de mercado são muito maiores para empresas de fusão em tal setor.

Fusões de Extensão de Mercado

Uma fusão de extensão de mercado ocorre entre duas empresas que negociam os mesmos produtos, mas em mercados separados. O principal objetivo da fusão de extensão de mercado é garantir que as empresas incorporadas possam ter acesso a um mercado maior e que garanta uma maior base de clientes.

Fusões de extensão de produto

Uma fusão de extensão de produto ocorre entre duas organizações comerciais que lidam com produtos relacionados entre si e operam no mesmo mercado.

A fusão de extensão de produto permite que as empresas que se fundem agrupem seus produtos e tenham acesso a um conjunto maior de consumidores. Isso garante que eles obtenham lucros maiores.

Fusão Vertical

Uma fusão entre duas empresas que produzem bens ou serviços diferentes para um produto acabado específico. Uma fusão vertical ocorre quando duas ou mais empresas, operando em diferentes níveis dentro da cadeia de suprimentos de um setor, fundem suas operações.

Na maioria das vezes, a lógica por trás da fusão é aumentar as sinergias criadas pela fusão de empresas que seriam mais eficientes operando como uma só.

 

 

Quais são os prós e contras de fusão de empresas?

 
 

Em todas as ações da vida financeira de uma empresa ocorrerão as vantagens e desvantagens. Por isso, já vamos te orientar onde você pode sentir mais dificuldade e onde poderá desfrutar dessa estratégia.

Benefícios

É uma oportunidade de aumentar a participação de mercado, por um lado, e diminuir o nível de concorrência, por outro. As empresas com capital limitado podem expandir e ampliar suas operações comerciais fundindo-se com outras empresas.

Quando uma fusão envolve uma extensão de mercado, as empresas podem vender cruzada em diferentes mercados, sejam eles nacionais ou globais, atendendo assim a uma clientela mais extensa. Os conglomerados expandem seu império por meio de fusões e aquisições, trazendo diversificação e aumento de lucros.

A duplicação de operações e recursos, como máquinas, equipamentos e tecnologia, pode ser eliminada para garantir a rentabilidade. Outras vantagens incluem a exposição a melhores tecnologias, processos e recursos.

Além disso, os preços das ações costumam subir, gerando melhores retornos para os acionistas, dando origem à arbitragem de fusão. A estratégia de arbitragem de fusões envolve os operadores das bolsas de valores aproveitando ao máximo as flutuações de preços que são comuns quando um anúncio de integração é feito.

Dificuldades

Às vezes, as empresas têm objetivos, planos, cultura de trabalho e políticas totalmente diferentes, dificultando o trabalho conjunto. Além disso, em algumas fusões, os funcionários enfrentam barreiras de comunicação, diversidade cultural e restrições geográficas.

Embora essa associação de empresas também tenha impacto na economia, muitos funcionários são demitidos devido à sobreposição de responsabilidades na nova empresa.

Além disso, promove o monopólio quando uma única entidade, como um conglomerado, obtém acesso a muitos mercados por meio de fusões e aquisições. Às vezes, fixam preços irracionais, que pesam no bolso dos consumidores.

As integrações de negócios nem sempre funcionam como desejado pelas empresas, podendo resultar em cisões. As empresas às vezes se desintegram ou sofrem perdas terríveis quando não são compatíveis para trabalhar em conjunto.

Você também pode se interessar por:
👉 Cultura empresarial x ativo imobilizado
👉 Gestão patrimonial e a cultura de controle do imobilizado
👉 O que é e a importância da política de ativo imobilizado na sua empresa

 
 

Qual a diferença entre fusão de empresas, aquisição, cisão e incorporação?

Fusões e aquisições são semelhantes, mas têm algumas diferenças importantes.

Fusões

As fusões ajustam duas atividades empresariais diferentes em uma só nova instituição. As verdadeiras fusões são incomuns porque é raro que duas empresas iguais se beneficiem mutuamente da combinação de recursos e funcionários, incluindo seus CEOs.

Aquisições

Ao contrário das fusões, as aquisições não resultam na formação de uma nova empresa. Em vez disso, a empresa adquirida é totalmente absorvida pela empresa adquirente.

Ocasionalmente, isso indica que a empresa integrada é liquidada. Adquirir um negócio é semelhante a comprar um negócio ou franquia existente.

Cisão

Enquanto a cisão é uma estratégia operacional usada por uma empresa para criar uma nova subsidiária de negócios de sua controladora. Ela ocorre quando uma empresa controladora separa parte de suas operações comerciais em uma segunda entidade de capital aberto e distribui ações da nova entidade para seus atuais acionistas.

Incorporação

A diferença mais óbvia entre uma incorporação e outras estruturas de negócios é a capacidade de levantarem grandes somas de dinheiro vendendo ações a investidores.

Ao contrário de se centralizar em uma pessoa apenas ou em uma pequena equipe, a posse de uma organização incorporada é outorgada entre os acionistas, que detêm o direito de votar nas variadas decisões de negócios.

Você também pode se interessar por:
👉 Como evitar a incidência de impostos nos processos de fusão, cisão e incorporação

Agora você conheceu os prós e contras da prática de fusão de empresas. Para que você consiga alavancar ainda mais sua organização nesse cenário cada vez mais complexo, você pode escolher algumas dessas formas citadas e buscar um parceiro para que a fusão ocorra de maneira correta e sem imprevistos.

Irá fazer uma fusão de empresas e precisa de uma avaliação? Converse com nossa equipe e confira qual a melhor solução para sua empresa!

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar