Valuation por Fluxo de Caixa Descontado | AFIXCODE

Valuation por Fluxo de Caixa Descontado: Vantagens e Desvantagens do Método

Valuation por Fluxo de Caixa Descontado: Vantagens e Desvantagens do Método

Valuation por Fluxo de Caixa Descontado
 

O Valuation por Fluxo de Caixa Descontado é um método que busca identificar o valor do negócio através da geração de caixa futura e é bastante usado para avaliações de empresas. Entenda tudo sobre essa metodologia. 

O mercado corporativo é muito dinâmico, conceitos atuais rapidamente são postos à prova diariamente nas companhias e existe uma constante necessidade de busca por melhoria contínua, aumento de performance e produtividade, bem como, a busca por inovação são as formas de se manter uma empresa competitiva em seu setor. As necessidades citadas são comumente supridas pelo investimento em Hubs de inovação ou em Startups.

Da mesma forma, empresas consolidadas, com carteira de clientes, marca, estrutura imobilizada, mão-de-obra qualificada também podem ser objeto de interesse de investidores de fundos ou de outros concorrentes em busca de aumentar market-share e ou mix de produtos.

Outro fato comum no mercado é dissolução societária ou reestruturação societária, neste caso, um ou mais sócios buscam sair da sociedade e vender suas cotas do negócio.

Nesse cenário, existe a necessidade do cálculo do valor de um negócio, seja para a venda ou para fornecer informações confiáveis para possíveis investidores. Aí que surge o Valuation, que é termo em inglês para “Avaliação de Empresas” ou “Avaliação de Negócios”, e trata-se do processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações

Por isso, neste artigo iremos abordar o Valuation por Fluxo de caixa Descontado, que é um dos métodos mais difundidos no mercado e amplamente utilizado por empresários. Continue lendo e confira!

 
 

Para que serve o Valuation? 

Em todos os casos que abordamos no início do artigo, se faz necessário valorizar o negócio ou investimento. Aqui, cabe ressaltar que, apesar das empresas terem máquinas, imóveis, móveis e que todos esses ativos possuírem valor, esses não são os únicos bens das empresas, sendo assim a valoração da empresa não se limita aos seus bens tangíveis.

Ao contrário disso, o Valuation é muito mais amplo e busca entender seu valor de mercado, os riscos de atuar nesse mercado, sua estrutura para continuar crescendo, bem como, comportamentos do consumidor em relação a marca da empresa. Assim, na área de finanças corporativas a empresa objeto de estudo tem que ser analisada e avaliada como investimento, com pesquisas de custo de capital, riscos de mercado e entre outras.

 
 

Métodos de avaliação do Valuation:

Existem quatro metodologias de avaliação mais utilizadas, sendo elas: 

Fluxo de Caixa descontado: 

Buscando identificar o valor do negócio através da geração de caixa futura, as perspectivas do negócios, descontando o caixa gerado por um custo de capital, que traduz os riscos e benefícios do negócio.

Múltiplos: 

Através do estudo e pesquisa em múltiplo de mercado,  projeta-se o múltiplo ao resultado da empresa para se obter o valor.

Valor Contábil: 

Ou PL Ajustado, busca transparecer o valor justo de mercado aos ativos e passivos do negócio, ajustando as diferenças no PL ou Patrimônio Líquido da empresa.  

Valor Preço/Ação: 

Específico para empresas de capital aberto, trabalha com a média de ações por quantidade.

Qual o método de Valuation mais Utilizado?

Existem dados que indicam que a grande maioria dos avaliadores utilizam o método Fluxo de caixa descontado ou DCF (Discounted Cash Flow). Todavia, o método dos múltiplos também é muito utilizado. Sobre os avaliadores, a maior parte prefere utilizar ao menos duas abordagens.

 
 

Que é Valuation por Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow)?

De uma forma coesa, o Valuation por Fluxo de Caixa Descontado é a valoração de empresas relativo aos estudos dos dados passados e projeções futuras de capacidade dos negócios gerarem caixa. 

Com base nesse valor de geração de caixa, pode-se comparar a empresa com outros investimentos disponíveis e identificar seu real valor ou valor justo no mercado.

 
 
 
 

 

Como é feito valuation por fluxo de caixa descontado DCF? 

Com os dados contábeis, é iniciada uma análise da estrutura de capital da empresa para identificar o custo da empresa ter capital próprio e rentabilizar os acionistas, bem como, o custo de alavancagem financeiro o qual a empresa pagará juros às instituições de crédito. 

Essa modelagem financeira normalmente é estruturada em software específico para análise de fluxo de caixa. Todo o processo de construção do DCF necessita ser executado por administradores ou economistas especializados em adviser ou análise de empresas.

 
 

Como calcular o Fluxo de Caixa Descontado DCF?

O Cálculo do DCF sempre deve seguir premissas técnicas, como ser realizado após a análise da estrutura de capital, e definição de seus custos e taxa de desconto. Para assim definir períodos de projeção e valor de perpetuidade do negócio.

Após essas etapas aplica-se a fórmula abaixo de desconto para determinar o valor presente do investimento. Administradores e economistas experientes nesse processo sempre realizam análises em cenários otimistas e pessimistas para apurar se valor é válido ou distorcido por algum equívoco em processos anteriores.

Veja um exemplo de fluxo de caixa descontado:

 
 

Conte com a Experiência da Afixcode para realização do Valuation da sua empresa

A AFIXCODE a mais de 21 anos atua com soluções amplas de Valuation, Marcas, Carteira de Clientes e Purchase Price Allocation PPA, bem como, Avaliações de Software e Impairment Test por valor em uso ou Fluxo de Caixa Descontado DCF. 

Por isso, conte com a nossa experiência para a realização da avaliação do seu negócio, seja qual for a finalidade que você precisa. Conheça nossos serviços de Avaliação.

 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Diogo Teixeira
Diogo Teixeira
Diogo Teixeira da Silva é Bacharel em administração formado pela Faculdades Porto Alegrense FAPA, Master Business Administration in Marketing pela Uniritter Universities e Graduando em Ciência de Dados pela Laureate International Universities. Atuou por 10 anos com Consultor de empresa e Encarregado de Patrimonial, atualmente é Executivo Regional de Negócios e Soluções da AFIXCODE. LinkedIn: /in/diogo-teixeira

1 Comment

  1. Fabiano manoel de Souza disse:

    Adorei este conteúdo, depois de tanto tempo fora da contabilidade, lendo esta matéria relembrei muitas coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar