Ativo Imobilizado no Brasil: Pesquisa de Maturidade do Setor | Afixcode

Ativo Imobilizado no Brasil: Pesquisa traz dados sobre maturidade das empresas na Gestão do Patrimônio

Ativo Imobilizado no Brasil: Pesquisa traz dados sobre maturidade das empresas na Gestão do Patrimônio

CENÁRIO DO ATIVO IMOBILIZADO
 

Inédita no Brasil, conheça a pesquisa promovida pela Afixcode que é especializada na gestão do Ativo Imobilizado e contou com mais de 150 respondentes. Confira os resultados!

A ideia de realizar uma pesquisa sobre a gestão do ativo imobilizado nas empresas brasileiras surgiu ano passado em um brainstorming da nossa equipe de marketing com nosso CEO, Glauco Oda.

Uma das prioridades da Afixcode é sempre disponibilizar ao mercado conteúdos de alta qualidade técnica, que realmente vão ajudar os profissionais da área a solucionarem seus desafios diários. Aliado à isso, percebemos que apesar da área patrimonial estar cada vez mais ganhando espaço estratégico dentro das empresas, ainda há uma carência de dados específicos sobre o setor e sobre os profissionais que atuam diretamente nele.

Por isso, decidimos realizar a primeira edição da Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado, bem como gerar um relatório completo com todas as informações coletadas e disponibilizá-lo para o mercado gratuitamente.

Neste post, iremos abordar como foi o processo e metodologia da pesquisa e apresentar algumas das principais conclusões que tiramos dela. Quer ter acesso ao relatório completo? Basta preencher o formulário abaixo que você receberá ele em seu email:

 
 
 
 

Como foi realizada a pesquisa: Processo e Metodologia

O processo de elaboração da pesquisa começou ainda em 2019, quando começamos a elaborar as perguntas que seriam incluídas no questionário. Inspiradas em pesquisas publicadas em outros setores e também em sugestões da nossa equipe interna, definimos as 32 perguntas finais. Todo o processo foi acompanhado de perto e passou pela aprovação do nosso CEO, Glauco Oda.

Logo após essa etapa, foi elaborado o questionário online que foi enviado para profissionais cadastrados na base de dados da Afixcode e publicado em nossos canais oficiais nas redes sociais. O período de coleta dos dados foi de 1 de fevereiro a 30 de junho de 2020.

Como sabemos, durante esse período deu-se início a crise gerada pelos impactos da pandemia do Covid-19. Por esse motivo, além das perguntas padrões do questionário, fizemos mais uma pergunta para nossa base, que ficou no ar entre Abril e Maio de 2020, para entender os impactos do coronavírus na gestão do imobilizado.

Ao fim do período que a pesquisa ficou disponível, ela foi respondida por mais de 150 participantes de diversas indústrias e portes de empresas.

Depois da pesquisa encerrada, nossa equipe fez uma análise minuciosa dos dados, com o objetivo de além de simplesmente apresentar os resultados, também cruzar as informações e trazer análises enriquecedoras para o público.

Nosso relatório completo ficou com 48 páginas, mas apesar de longo, é um conteúdo de fácil leitura e conta com um layout moderno e intuitivo, elaborado para permitir que você e todo público que confia na Afixcode possa utilizá-lo como fonte de informações confiáveis para um benchmarking e insights para a tomada de decisões na sua empresa.

Clique aqui para baixar agora gratuitamente o relatório.

 
 

Cenário do Ativo Imobilizado 2020: O que você vai ver no relatório

Nosso relatório está dividido em 5 principais capítulos:

  • Perfil dos respondentes: quais são os perfis dos profissionais e empresas que estão investindo em gestão do imobilizado
  • Panorama do ativo imobilizado nas empresas: como as empresas lidam com as principais práticas para o imobilizado
  • Principais estratégias na gestão do ativo imobilizado: quais as estratégias e práticas que as empresas costumam adotar
  • Investimentos e desafios do ativo imobilizado: o que os gestores consideram seus maiores desafios e no que e como pretendem investir seus recursos
  • Hábitos de atualização profissional e pontos de vista dos respondentes: como os profissionais buscam se manter atualizados e o que pensam sobre questões relacionadas à gestão de ativos.
 
 

 

Principais Insights da Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020

Ao baixar o relatório completo, você terá acesso aos dados destrinchados de cada uma das perguntas da Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020. Para dar uma prévia, separamos a seguir alguns dos principais insights extraídos das respostas.

Insight 1: Inclusão da gestão de ativos na cultura empresarial precisa melhorar

Chama atenção que 63,50% dos participantes afirmarem que realizam o inventário físico anualmente, que indica que um primeiro passo está sendo feito no que tange a gestão do imobilizado.

Ainda assim, há muito espaço para melhorias, principalmente em relação à cultura empresarial, que foi apontada como maior desafio por 48,98% dos participantes. Além disso, ainda é bastante significativo o número de empresas que não possui políticas de imobilização bem definidas (37,84%).

Outros procedimentos mais específicos, como a revisão de vida útil, são realizados com uma frequência abaixo do intervalo de 3 anos por 34,46% das empresas. Ou seja, muitas empresas ainda deixam o procedimento de fora de suas rotinas.

Esses dados também são um sinal como ainda há um caminho a ser percorrido para uma efetiva implantação da gestão do imobilizado como parte da cultura da empresa.

Insight 2: Adoção de etiquetas RFID ainda é baixa

Apesar de chamar bastante a atenção do público por sua promessa de agregar rapidez e inteligência aos processos de inventário, a tecnologia RFID ainda parece estar longe de ser a favorita quando se trata do dia a dia do controle de bens.

Entre os entrevistados, apenas 7,73% dizem optar pelas etiquetas RFID para identificação dos seus bens. Enquanto isso, as placas com código de barras são utilizadas por 81,76% dos participantes da pesquisa.

Complementando esses números, chama a atenção que 39,86% dos profissionais dizem não ter conhecimento total da tecnologia. Já outros 22,30% acreditam que a mesma pode ser útil, mas possui vantagens e desvantagens.

Insight 3: Softwares genéricos não atendem às necessidades dos gestores

Diversas respostas ao longo da pesquisa apontaram que outro grande desafio dos gestores de patrimônio é a falta de softwares que atendem a todas as suas necessidades, sendo essa considerada a maior dificuldade por 46,94% dos gestores.

Além disso, o investimento em softwares (inventário ou patrimônio) são a principal destinação dos investimentos para 41% dos respondentes. Em outra pergunta, levantamos o dado que 47,97% das empresas utilizam o módulo do ERP para fazer o controle de ativos, enquanto 31,08% já contam com software especialista.

Esses dados nos revelam que muitos gestores já enxergam o gargalo que é não contar com softwares especializados para o patrimônio e, assim, já planejam destinar seus investimentos para melhorar seus controles.

 
 


Conheça todos os números da Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020

Esses foram só alguns insights e números que a Pesquisa Cenário do Ativo Imobilizado 2020 oferece. O relatório completo traz muito mais informações e análises para você comparar com o estágio que está a gestão do imobilizado na sua empresa.

O material está disponível para download gratuito! Basta preencher o formulário abaixo para receber o relatório no seu email e acessar os dados. Esperamos que você aproveite o conteúdo!

 

 

Compartilhe esse conteúdo:
 
Laura Oda
Laura Oda
Laura Oda é formada em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atual Gerente de Marketing nas empresas Afixcode, OTK Sistemas e Afixgraf. Desde 2006 atua na área de marketing, atualmente com foco na elaboração de estratégias de Branding e Inbound Marketing. | LinkedIn: /in/lauraoda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar