Laudo de Avaliação de Empresas: Importância e Metodologias

Laudo de Avaliação de Empresas: Importância, Tipos e Metodologias

Laudo de Avaliação de Empresas: Importância, Tipos e Metodologias

 

O Laudo de Avaliação é um documento por escrito elaborado por peritos para apresentar as conclusões a respeito da estimativa de preços ou valores do bem avaliado.

O laudo de avaliação é um documento técnico que tem como objetivo determinar o valor de uma empresa ou de seus ativos. Ele é uma ferramenta importante para a gestão empresarial, pois permite tomar decisões estratégicas, gerenciar o patrimônio da empresa e atender a exigências legais.

Neste artigo, vamos abordar os conceitos básicos e os principais tipos de laudos de avaliação, incluindo os laudos destinados à adequação à Lei 11.638/2007. Confira os tópicos do artigo:

 
 

 

O que é Laudo de avaliação?

O laudo de avaliação é um documento técnico que apresenta as conclusões de um profissional qualificado sobre o valor de um determinado bem ou conjunto de bens. Ele é elaborado com base em uma metodologia específica, que leva em consideração fatores como o estado de conservação do bem, sua localização, sua utilidade e sua demanda no mercado.

É um documento objetivo, que deve ser elaborado com base em evidências e informações confiáveis. Ele é assinado pelo avaliador, que é um profissional qualificado e experiente na área de avaliação de bens.

 
 

Quem Pode Emitir Laudo de Avaliação Patrimonial?

Os laudos de avaliação são determinados pela relevância que as avaliações representam na demonstração da situação patrimonial das empresas. Devem ser elaborados por avaliadores especializados (engenheiro de avaliações), que dispõem de conhecimento técnico e objetividade.

São instrumentos que transmitem informações sobre os ativos da empresa ao mercado. Eles são utilizados para definir o valor de um determinado ativo, que pode ser necessário em diversas situações, como:

  • Definição de um preço justo em transações de compra ou venda;
  • Financiamentos;
  • Alienação;
  • Fusões;
  • Aquisições;
  • Incorporações;
  • Leilões;
  • Garantias;
  • Penhoras;
  • Contratação de seguros;
  • Adequação à Lei 11.638/2007;
 
 

Definição de Laudo de Avaliação

Laudo é o documento elaborado por um ou mais peritos, onde se apresentam conclusões do exame pericial. No Laudo de Avaliação, busca-se definir o montante atribuível a um determinado patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações), segundo critérios contábeis ou valor de mercado.

 
 
 

 
 

Principais Tipos de Laudos, Suas Finalidades e Características

 
 

Laudo para a Contratação de Seguro

 
 

A indenização paga pela seguradora, quando ocorre um sinistro, corresponde ao valor efetivo do prejuízo, limitado à importância segurada.

Assim, caso o bem tenha sido segurado por uma importância superior ao seu valor, a indenização se limita a este último, embora o prêmio tenha sido pago em proporção à importância maior segurada. Se o bem tiver sido segurado por uma importância inferior ao seu valor, logicamente o seguro será insuficiente.

Desta forma, o seguro será corretamente contratado se a importância segurada corresponder ao valor do bem, que foi objeto de uma criteriosa avaliação.

 
 

Laudo Para Garantia Bancária

 
 

A avaliação de bens é mais do que atribuir um valor monetário. É um processo minucioso que considera o estado de conservação, manutenção, funcionalidade, eficiência e outros fatores que afetam o uso dos bens.

Esses fatores são essenciais para a segurança da instituição bancária e da empresa. Uma avaliação correta mostra a verdadeira condição dos bens, o que é importante em caso de execução de bens.

 
 

Laudos Para Atender A Lei 11.638/2007

 
 

Laudo de Ativos Biológicos

 
 

É a avaliação de ativos vivos como animais, plantas e produtos agrícolas. Os ativos biológicos podem ser mensurados pelo seu valor justo, diminuídos os gastos estimados para a sua venda.

 
 

Laudo de Vida Útil

 
 

Tem por objetivo determinar a vida útil econômica dos ativos. A definição para a vida útil é o tempo estimado ou esperado para a utilização do ativo, independente das taxas adotadas pelo fisco.

O laudo deve determinar a vida útil dos ativos, tanto os que já estão em uso quanto os que serão adquiridos. A vida útil remanescente é a que os ativos ainda têm pela frente, enquanto a vida útil total é a que os ativos terão desde sua aquisição.

 
 

Laudo para Incorporação, Fusão e Cisão

 
 

Empresas que são adquiridas por um valor muito alto, acima da sua realidade, têm mais chances de fracassar. Isso porque as expectativas criadas não são atendidas, e os recursos são mal distribuídos.

Além disso, a má gestão dos recursos após a aquisição pode contribuir para o fracasso. Por isso, é importante obter uma avaliação precisa dos ativos da empresa, o que só pode ser feito por uma consultoria especializada.

 
 

Laudo de Avaliação de Marcas e Intangíveis

 
 

Laudo Civil

 
 

Destina-se à avaliação de imóveis e terrenos no estado em que se encontram.

 
 

Laudo De Conteúdo

 
 

Destinado à avaliação de bens móveis, máquinas, equipamentos de informática e veículos. Tem como objetivo determinar o valor atual (justo) para os referidos bens.

 
 

Coleta de Informações

 
 

Para elaborar um laudo de avaliação de empresas, é preciso coletar informações sobre os ativos e passivos da empresa. Um controle patrimonial adequado é essencial para facilitar a coleta dessas informações.

 
 

Objetivo do Controle Patrimonial

O principal objetivo do controle patrimonial é o registro e atualização das informações sobre os ativos da empresa. No cadastro dos bens são incluídas informações como a localização, conta contábil, centro de custo, número da etiqueta patrimonial, entre outras.

O Controle Patrimonial também serve para relacionar a teoria contábil com a prática de controle do ativo imobilizado. Isso permite uma melhor administração e avaliação dos bens da empresa.

O Controle Patrimonial permite avaliar o patrimônio da empresa em termos qualitativos e quantitativos. Isso inclui descrever o estado dos bens, sua vida útil, estado de conservação, possível renovação de garantia e outras características relevantes.

Este trabalho é uma tarefa complexa, que exige do engenheiro de avaliações um conhecimento profundo do setor e uma ampla experiência. Isso ocorre porque o valor de um ativo industrial pode variar significativamente dependendo da finalidade da avaliação.

 
 

Importância do Controle Patrimonial

Um controle patrimonial adequado garante que a empresa tenha os bens necessários para suas atividades, evitando imprevistos por falta ou quebra de bens. Além disso, permite verificar a necessidade de manutenção e reparos dos bens, bem como identificar bens que não são mais necessários.

 
 

Normas e Metodologias de Avaliação de Empresas

 
 

Antes de elaborar o laudo de avaliação de empresas, é essencial definir as normas e a metodologia de avaliação que serão utilizadas. Isso deve ser feito após a coleta de informações.

 
 

Normas Avaliação de Bens Móveis

A norma ABNT – NBR 14653-5 é usada para avaliar bens móveis, como máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral.

Metodologias de Avaliação de Bens Móveis

A metodologia da avaliação é composta por três métodos básicos:

  • Método da renda: Valora o bem a partir da sua capacidade de gerar renda futura.
  • Método do custo: Valora o bem a partir do custo de sua reposição.
  • Método comparativo direto: Compara o bem com outros similares para determinar seu valor.

Valor Patrimonial X Valor Para Venda

Para avaliar um equipamento, é preciso primeiro definir o valor que se deseja obter. O bem pode ser avaliado para uso atual (valor patrimonial) ou para desmobilização ou liquidação (valor para venda). Também é importante considerar as despesas de desmontagem, remoção, revisão, recondicionamento e comercialização.

É importante ressaltar que máquinas e equipamentos com elevados custos de instalação sofrem perdas significativas quando são avaliados para venda. Já os bens que são de fácil remoção, essa perda de valor é menor.

Máquinas operatrizes, guindastes, geradores, gruas, compressores, empilhadeiras e outros itens de fácil remoção ou deslocamento também sofrem perdas de valor na comercialização, embora menores do que as máquinas com elevados custos de instalação.

A dificuldade na avaliação de indústrias é que é difícil encontrar empresas semelhantes para comparação. Mesmo que uma indústria avaliada tenha concorrentes no mesmo setor, é improvável que encontremos uma empresa com o mesmo perfil em processo de comercialização.

Sendo assim, é necessário que um engenheiro com boa experiência na área, saiba identificar as características de cada máquina e o que pode influenciar no seu valor.

Importância da Avaliação de Ativos

O resultado da avaliação de ativos é contabilizado na conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial. De acordo com o ICPC 10, as empresas podem optar por adotar o Deemed Cost (custo atribuído), no momento da adoção inicial dos pronunciamentos contábeis pelo CPC. Isso possibilita ajustar os saldos iniciais dos ativos para o seu valor de mercado. O ajuste ocorre normalmente quando o custo corrigido é menor que o preço de mercado.

 
 

Conclusão

O laudo de avaliação de empresas é um processo complexo que requer o uso de métodos específicos para cada tipo de ativo. O avaliador deve considerar as características e condições específicas da empresa para definir qual ou quais métodos devem ser adotados.

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Como Contabilizar Ativo Intangível
👉 Como Calcular a Depreciação de Ativo Imobilizado
👉 Diferença Entre Depreciação Contábil e Depreciação Fiscal
 
 

Serviços da Afixcode de Avaliação Patrimonial

Conte com a experiência dos profissionais da Afixcode para fazer o seu Laudo de Avaliação de acordo com a sua finalidade. Nossos laudos são elaborados de acordo com as especificações da NBR 14.653 e normas técnicas da ABNT. Confira mais detalhes sobre nossos serviços de Avaliação Patrimonial ››

 
 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Bernardete Tambosi
Bernardete Tambosi
Bernardete Cecilia Tambosi é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Controladoria na Trevisan – Escola de Negócios. Trabalhou na área de seguros - regulação de sinistros Ramos Elementares, de 2002 a 2004. Atua na área de Ativo Imobilizado desde 2005 na Afixcode Patrimônio e Avaliações, nas áreas de planejamento dos trabalhos, contábil e conciliação. | LinkedIn: /in/bernardetetambosi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar