Gestão do Patrimônio e o Levantamento Contábil | AfixCode

Gestão do Patrimônio e o Levantamento Contábil

Gestão do Patrimônio e o Levantamento Contábil

 

Muitas vezes nos deparamos com a situação em que a empresa não possui o controle do ativo imobilizado item a item, ou seja, ao longo dos anos a empresa só fez a contabilização dos valores adquiridos referentes às compras dos bens em contas patrimoniais. Nesta situação os dados disponíveis são os valores dos saldos contábeis de cada conta do ativo permanente e necessita que seja realizado o levantamento contábil dos bens patrimoniais.

Levantamento Contábil

Levantamento Contábil é o processo para a reconstituição da base contábil dos bens patrimoniais, de forma que tenhamos a data da compra, valor de aquisição e descrição detalhada do bem, valor da depreciação acumulada e o residual contábil.

Os principais aspectos técnicos a serem considerados, na execução dos trabalhos de levantamento contábil para a implantação do controle de patrimônio nas empresas são:

1. Reconstituição: A reconstituição da base de dados dos bens patrimoniais fundamentadas na escrituração contábil e documentos fiscais (NFs).

2. Fiscal: A exigência legal para manter os documentos é de 5 anos, portanto, no mínimo todos os bens adquiridos nos últimos 5 anos necessitam da identificação da Nota Fiscal da compra.

3. Contábil: Somente os bens com residuais contábeis, tem influência nos resultados da empresa, portanto, a pesquisa contábil deve-se estender até os últimos 10 anos.

4. Societário: O trabalho de reconstituição da base contábil deve ser realizado desde a fundação da empresa, baseadas em lançamentos contábeis e fundamentadas em documentos de compra dos bens, portanto, a pesquisa engloba toda vida da empresa e não deve se limitar aos últimos 5 anos ou 10 anos apenas.

 
 

 

Metodologia de levantamento contábil


O trabalho de levantamento contábil deve ser fundamentado na metodologia de fechamento dos valores anuais de aquisição mês a mês, ou seja, o total levantado pelas Notas Fiscais de aquisição do Imobilizado deve fechar com o Saldo do Balancete Anual conta a conta. Com isto, obtém-se um trabalho consistente do ponto de vista fiscal e contábil.

 
 
 
 

Reconstituição da depreciação acumulada

Principais Etapas:
  • Recalcular a depreciação acumulada dos bens desde a sua data da aquisição considerando todas as variações ocorridas ao longo do período, tais como depreciação acelerada, utilização de taxas diferentes, bloqueio de cálculo da depreciação, etc.
  • Efetuar o ajuste com o balancete contábil conta a conta, sendo que os ajustes devem ser realizados em itens com datas de aquisição mais antiga possível e nunca distribuir o ajuste proporcionalmente em todos os itens (todos os itens ficam errados), tornando extremamente fácil auditar o cálculo e encontrar diferenças e muitas vezes “erros de excesso de depreciação”.
  •  

     

    Gestão do Patrimônio: Batimento entre o controle físico e os registros contábeis

    É fundamental que se adote o mesmo critério de “unitização” dos itens, ou seja, adotar o mesmo critério de abertura do item de controle físico e lançamento contábil (registro contábil do bem). O critério de abertura de itens a nível de componentes, deve também ser considerando em relação ao sistema de manutenção industrial das máquinas. Isto se tornou fundamental com as novas regras contábeis das demonstrações financeiras: Lei 11.638, CPC 01, ICPC 10, CPC 27, etc. Os dados publicados devem refletir fielmente a situação real da empresa, portanto, a confiabilidade das informações financeiras publicada nos balanços patrimoniais será posto em prova, caso não haja a perfeita correspondência entre os itens físicos e seus respectivos registros contábeis.


    Conheça a AfixCode:

    Serviços Avaliação Lei 11.638

    A AfixCode Patrimônio e Avaliações presta serviços de Consultoria: Avaliação Patrimonial e implantação do Controle de Patrimônio, desde o Levantamento Contábil, Físico, Cotejamento e Saneamento, além dos softwares: AfixInv – Software de Inventário, AfixPat – Sistema de Controle Patrimonial e AfixWeb – Sistema de Controle Patrimonial Web. Conheça a AfixCode!

     
     
    Compartilhe esse conteúdo:
     
    Bernardete Tambosi
    Bernardete Tambosi
    Bernardete Cecilia Tambosi é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Controladoria na Trevisan – Escola de Negócios. Trabalhou na área de seguros - regulação de sinistros Ramos Elementares, de 2002 a 2004. Atua na área de Ativo Imobilizado desde 2005 na Afixcode Patrimônio e Avaliações, nas áreas de planejamento dos trabalhos, contábil e conciliação. | LinkedIn: /in/bernardetetambosi

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Compartilhar
    Compartilhar
    Twittar