Contrato de Seguro para Empresas: Importância e Como Escolher

Contrato de Seguro e o Patrimônio das Empresas: A importância de adquirir o seguro adequado

Contrato de Seguro e o Patrimônio das Empresas: A importância de adquirir o seguro adequado

 

Os contratos de seguro tem por objetivo assegurar o patrimônio das entidades de forma a garantir a reposição dos bens danificados ou perdidos. Mas como garantir que o contrato de seguro seja adequado e coerente com os riscos incorridos pela empresa?

Como escolher o seguro adequado?

Vistoria dos bens da empresa

Contratos Seguros Vistorias Bens Empresa

Primeiramente, a vistoria para o levantamento do patrimônio para fins de seguro deve ser realizada levando em consideração diversas variáveis, como a quantidade dos bens e suas características: marca, modelo, ano de fabricação e o seu estado de conservação. Ainda, no caso das indústrias ou empresas com alto grau de risco de ocorrência de qualquer evento, deve-se alocar os bens de acordo com o grau de risco. Como exemplo pode-se citar os bens alocados diretamente na linha de produção em indústria química.

 
 

Avaliação dos bens

Contratos Seguros Avaliação Bens Empresa

Após o levantamento das informações a empresa deve realizar a avaliação desses bens com o objetivo de fornecer informações justas para que o valor do prêmio de seguro esteja de acordo com o valor a ser pago pelos bens no momento do sinistro. A vistoria e a determinação correta dos valores dos bens é essencial para a correta contratação do seguro, conheça o serviço da AfixCode de Avaliação para Fins de Seguros›

Probabilidades de danos e desastres

Contratos Seguros Danos Desastres

Outras variáveis a serem consideradas para a contratação de um adequado contrato de seguro são as probabilidades de danos por ocorrência de fenômenos climáticos, como desmoronamento, vendaval, enchente, queda de raio e granizo. Portanto, é importante estudar a localização das instalações a fim de realizar a contratação da cobertura adequada.

Roubos e furtos

Contratos Seguros Roubo Furtos

Fatores como segurança também devem ser observados, especificamente referente a roubo ou furto qualificado, sendo o furto qualificado na sua grande maioria risco excluído do contrato de seguro, pelo fato de não deixar quaisquer vestígios no local. Daí a importância de se ter um sistema de alarme e todas as possibilidades de acesso a empresa devidamente monitoradas, a fim de inviabilizar a ação de entrada no estabelecimento sem deixar vestígios, inviabilizando o recebimento da indenização.

Despesas Fixas e Lucros Cessantes

Contratos Seguros Despesas

Além disso, existe as coberturas de ‘Despesas Fixas’ e ‘Lucros Cessantes’, que tem por objetivo assegurar as despesas incorridas e os lucros que deixam de ser auferidos mensalmente no caso de paralisação das atividades em decorrência de sinistro de uma cobertura contratada, como por exemplo um incêndio.

Conclusão: A importância do Contrato de Seguro adequado

Um adequado contrato de seguro depende de uma avaliação específica levando em consideração todos os elementos que assegurem o valor dos bens, o tempo necessário para que voltem a produzir, como máquinas importadas considerando aquisição, transporte e instalação. Daí a importância de se ter os planos de contingência viáveis e eficazes, que além de garantir um valor menor no prêmio de seguros, tem a capacidade de impedir ou minimizar os efeitos que um sinistro provoca naturalmente na imagem da empresa.

A continuidade das atividades de uma empresa pode depender de um bom contrato de seguro, realizado de forma a preservar a capacidade de as entidades honrarem seus compromissos sem ou com o mínimo prejuízo a sua imagem. A perda no valor das ações e a incapacidade de honrar compromissos junto a colaboradores, fornecedores e clientes pode manchar a imagem da empresa de forma devastadora, irreversível.

 

Torne-se um Leitor VIP

Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

 

Glossário de Termos Técnicos de Seguros

Fonte: SUSEP – Superintendência de Seguros Privados

Apólice: Documento que formaliza o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações da sociedade seguradora e do segurado e discriminando as garantias contratadas. (Circular SUSEP nº 308/05).

Evento: Toda e qualquer ocorrência ou acontecimento decorrente de uma mesma causa passível de ser garantido por uma apólice de seguro. (Circular SUSEP 321/06).

Indenização: Valor que a sociedade seguradora deve pagar ao segurado ou beneficiário em caso de sinistro coberto pelo contrato de seguro. (Circular SUSEP 268/04).

Prêmio: Importância paga pelo Segurado ou estipulante/proponente à Seguradora para que esta assuma o risco a que o Segurado está exposto. (Circular SUSEP 306/05).

Sinistro: Ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro. (Resolução CNSP 117/04).

Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e sugestões, deixe um comentário!

 
 
Compartilhe esse conteúdo: [addthis tool="at-below-post"]
 
Bernardete Tambosi
Bernardete Tambosi
Bernardete Cecilia Tambosi é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Controladoria na Trevisan – Escola de Negócios. Trabalhou na área de seguros - regulação de sinistros Ramos Elementares, de 2002 a 2004. Atua na área de Ativo Imobilizado desde 2005 na Afixcode Patrimônio e Avaliações, nas áreas de planejamento dos trabalhos, contábil e conciliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *