Tudo que você precisa saber sobre auditoria externa | Afixcode

Tudo que você precisa saber sobre auditoria externa

Tudo que você precisa saber sobre auditoria externa

 

Uma auditoria externa é um exame que é realizado por um contador independente ou empresa de contabilidade.

Este tipo de auditoria resulta em uma certificação verificada das demonstrações financeiras de uma empresa. Essas declarações certificadas são exigidas para todas as empresas de capital aberto e mas podem ser solicitadas por acionistas, investidores e credores para averiguação da qualidade dos relatórios.

Pensando nisso, resolvemos criar um artigo especial para que você conheça tudo sobre este assunto. Confira!

 
 

O que é auditoria externa?

Uma auditoria externa é um processo por meio do qual um órgão independente examina declarações financeiras preparadas por qualquer empresa. Na maioria dos casos, uma auditoria externa ocorre como requisito legal.

Em termos simples, uma auditoria externa procurará determinar a condição de um negócio e suas operações em um período específico. Será realizado por uma firma registrada de contadores e pode ocorrer como parte de uma revisão anual padrão ou durante uma revisão especial. Os auditores serão nomeados em uma assembleia geral anual ou pelo conselho de administração.

Portanto, a independência dos auditores é de vital importância, e significa que eles não devem de forma alguma estar pessoalmente ligados ao seu negócio, e não podem ter desempenhado qualquer papel na preparação dos registros contábeis auditados.

 
 

Qual a importância de fazer uma auditoria externa?

A objetividade é fundamental nos negócios. Ele envia a mensagem certa às partes interessadas de que o negócio está sendo executado corretamente, mantém o negócio em conformidade e adiciona uma camada de transparência aos procedimentos internos para garantir que quaisquer problemas sejam identificados rapidamente.

Os auditores externos são a chave para essa objetividade, atuando como um “novo par de olhos” muito necessário para as demonstrações financeiras e contas e emitindo suas opiniões e recomendações sem parcialidade.

Sem um processo de auditoria externa eficaz, caberia às funções de gestão de risco e auditoria interna da empresa cobrir a lacuna do trabalho de avaliação, com a expectativa de que a empresa avaliasse seus próprios controles e estratégias de gestão de risco.

A auditoria, como dissemos antes, é algo que deve ser feito para o bem maior do negócio. Mas enquanto seus auditores internos mantêm as coisas sob controle internamente, os auditores externos oferecem uma camada adicional de independência que lhes permite criticar práticas contábeis e operações gerais, às vezes com uma opinião conflitante anexada.

Por não ser parte da organização, a equipe de auditoria externa tem a capacidade de oferecer orientação sem temer quaisquer repercussões entre os colaboradores. Assim, os auditores têm  total autonomia de questionar e interrogar as pessoas envolvidas nos setores responsáveis para garantir que sua investigação seja a mais profunda possível.

Os auditores externos são altamente metódicos, organizados e dedicam intensa atenção aos detalhes, o que lhes permite revisar minuciosamente as operações de uma empresa com vistas a avaliar onde o tempo pode ser mais bem gerenciado e os custos economizados.

Eles trazem suas proezas analíticas para a mesa a fim de analisar os dados financeiros da empresa e extrair quaisquer anomalias que eles reportaram ao conselho e/ou regulador.

 

 

 

Quais os benefícios de fazer uma auditoria externa?

Uma auditoria externa geralmente é conduzida por uma terceira pessoa e, portanto, é muito imparcial. Uma empresa pode aproveitar muitos benefícios ao realizar uma auditoria externa. Vejamos alguns desses benefícios logo abaixo!

1. Fornece um relatório abrangente

Uma auditoria externa fornece uma visão geral do processo de negócios e verifica se as informações nos livros contábeis são corretas e precisas. 

Ao concluir o projeto, o auditor entrega um relatório que apresenta de forma simplificada todo o funcionamento da empresa, ajudando assim a administração a tomar medidas corretivas em relação a qualquer processo lento ou com falhas.

Além disso, o relatório ajuda a fornecer uma compreensão completa do funcionamento dos vários departamentos da empresa. 

Dessa forma, uma auditoria externa oferece aos proprietários a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com profissionais externos para analisar seu processo contábil com um olhar crítico e para possibilitar a implantação de melhorias. 

2. Garantia de Conformidade

Um auditor cuida para que os livros de contas sejam feitos de acordo com as regras e regulamentos das autoridades relacionadas. Uma vez que uma auditoria financeira é realizada em intervalos regulares, ela ajuda a manter o departamento de contas a par das regras e regulamentos estabelecidos.

Assim, o auditor externo também colabora para que os contadores da empresa estejam atualizados com qualquer nova lei ou norma contábil.

3. Uma Perspectiva Diferente

Como o auditor é um terceiro independente e não tem qualquer relação com a empresa, ele é imparcial e apresenta seus relatórios e as opiniões com base nessa premissa. O objetivo do auditor é verificar se todas as demonstrações financeiras estão dentro das normas de forma imparcial. Entretanto, auditores experientes também podem contribuir com a melhoria de processos e rotinas agregando uma perspectiva diferente.

4. Foco nos pontos mais críticos

Como as auditorias externas são experientes e verificam diversos processos da empresa, com base no relatório detalhado que é entregue ao final do projeto, os gestores conseguem identificar com mais facilidade o departamento ou atividade que necessita mais ajustes. 

5. Atrai investidores

Como um relatório de auditoria fornece uma descrição detalhada e precisa de todos os trabalhos passados ​​e atuais da empresa, um investidor pode tomar uma decisão melhor em relação ao investimento na empresa

É comum que investidores examinem este tipo de documento e, a partir disso, ao constatarem que a empresa tem perspectivas de dar lucro, tomarem a sua decisão de realizar o investimento.

6. Identifica a Fraqueza

Depois de analisar adequadamente o relatório de auditoria, a administração da empresa pode decidir se algum dos processos precisa de ajustes. Isso ajudaria a entender a fraqueza no processo e a administração tomará medidas corretivas de acordo.

7. Maior Credibilidade 

Como a auditoria é realizada por um terceiro independente, não há viés do auditor em relação à empresa. Isso significa que o relatório de auditoria consistirá apenas nos fatos e números corretos sobre a empresa. Isso ajudará a controlar e coibir qualquer atividade comercial fraudulenta e ajudará a aumentar a lucratividade.

 
 

Qual a diferença entre auditoria externa e interna?

A auditoria interna e a auditoria externa não se opõem. Em vez disso, eles se complementam. A empresa contratada pode utilizar o trabalho interno se considerar apropriado, sendo assim, isso não diminuirá a responsabilidade da auditoria externa.

Assim, a auditoria interna atua como fiscalizadora das atividades do negócio e auxilia assessorando em diversos assuntos para ganho de eficiência operacional.

Por outro lado, a auditoria externa é totalmente independente, pois são terceiros que são trazidos à organização para realizar o procedimento. O objetivo desse tipo de projeto é verificar a exatidão e a validade das contas anuais da organização.

Definição de Auditoria Interna

A auditoria interna entende-se uma função de avaliação imparcial e sistemática, desempenhada no seio da organização empresarial, com o objetivo de rever as atividades cotidianas da empresa e fornecer as sugestões necessárias para a sua melhoria.

A auditoria interna realiza um amplo espectro de atividades, tais como:

  • Avaliação do sistema contabilístico e de controle interno;
  • Examinar as atividades operacionais de rotina;
  • Verificação física do inventário em intervalos regulares;
  • Analisar informações financeiras e não financeiras da organização;
  • Detecção de fraudes e erros.

Definição de Auditoria Externa

A auditoria externa refere-se ao exame periódico, sistemático e independente das demonstrações financeiras da empresa realizado por terceiros para fins específicos, conforme exigido por lei. 

O principal objetivo da auditoria externa é expressar publicamente uma opinião sobre:

  • A veracidade e a imparcialidade das demonstrações financeiras da empresa;
  • As informações contábeis são completos em todos os aspectos e preparados de acordo com as políticas descritas pelos órgãos governamentais;
  • Todos os fatos relevantes são divulgados nas contas anuais.
 
 

Como é feita a auditoria externa na prática?

Documentar os principais elementos dos acordos de trabalho entre uma entidade e compartilhar essas informações com a equipe de demonstrações financeiras apoiando o entendimento consistente da abordagem acordada.

Esses arranjos, desenvolvidos em consulta com o auditor, podem abranger assuntos como:

  • Os detalhes das principais entidades e contatos do auditor;
  • Prazos e processos para responder às solicitações de informações do auditor e para tratar das constatações da auditoria, incluindo o uso de solicitações e registros de auditoria;
  • Arranjos para interação regular entre a entidade chave e o pessoal do auditor;
  • Os processos para chegar a um acordo sobre a implementação de novos requisitos de normas contábeis ou políticas contábeis novas ou alteradas;
  • Acordo sobre a extensão da revisão que o auditor realizará das demonstrações financeiras hard e/ou soft close da entidade;
  • Arranjos para escalar e resolver questões, incluindo o papel do comitê de auditoria, no caso de diferenças de opinião entre a entidade e o auditor.

Tudo isso deve fazer parte de uma ótima auditoria para que haja efeito prático em sua empresa e as soluções aparecem.

Um ponto importante que vale a ser ressaltado, é que todo processo de auditoria é realizado por amostragens, portanto, não é também um processo livre de riscos e erros.

 
 
 

 
 

Auditoria externa é o mesmo que controle externo?

Os auditores externos são responsáveis ​​perante os proprietários da empresa, desde os seus proprietários aos acionistas, ao governo ou ao público em geral. Os auditores internos são responsáveis ​​exclusivamente perante a alta administração da empresa.

 
 

Qual a ligação da auditoria com o Ativo Imobilizado

Como podemos observar no decorrer deste artigo, os processos de auditoria seguem procedimentos sistemáticos, com base na verificação por amostragem das informações contábeis.

Em 2007, com a publicação da Lei 11.638/07, o imobilizado ganhou mais relevância nestes processos, sendo necessário executar a auditoria em 3 principais pontos ligados ao imobilizado: Inventário / Revisão, a Depreciação e o Teste de Recuperabilidade (Impairment Test)

Após ser feita o processo de auditoria no imobilizado, a emissão da opinião do auditor pode ser:

Não modificada: demonstrações sem ressalvas;

Modificada:

  • Ressalva: distorções relevantes não generalizadas;
  • Adversa: distorções relevantes generalizadas;
  • Abstenção de opinião: não foi possível obter evidências suficientes e os possíveis efeitos poderiam ser relevantes e generalizadas.

Isso quer dizer que uma opinião modificada sobre os relatórios contábeis pode causar diversos prejuízos para a empresa, tanto financeiros quanto por perda de investidores e maiores dificuldades de crédito quanto a sua marca / reputação perante o mercado. 

Por isso, manter a área de controle patrimonial bem estruturada é essencial para que as empresas passem sem ressalvas na auditoria externaA Afixcode tem experiência em atender empresas de diversos segmentos que procuram por realizar o serviço de inventário do imobilizado com objetivo de atender uma auditoria externa.

Para saber mais, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento: [email protected], telefone (11) 2888-4747 ou WhatsApp: (11) 99252-1782.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
AFIXCODE
AFIXCODE
Empresa de Avaliação Patrimonial e desenvolvedora de serviços e soluções para o Controle do Patrimônio, a AFIXCODE Patrimônio e Avaliações é a única empresa do segmento que possui o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 desde 2007, com destaque e reconhecimento no mercado há mais de 10 anos, composta por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de Consultoria Patrimonial, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar