Contas do Ativo Imobilizado: Conceito e Exemplos | Afixcode

Contas do Ativo Imobilizado: Conceito e Exemplos

Contas do Ativo Imobilizado: Conceito e Exemplos

 

As principais contas do ativo imobilizado são: imóveis, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, ferramentas, equipamentos de informática e imobilizado em andamento. Neste artigo iremos explicar com detalhes e com exemplos de cada tipo de conta.

As contas do ativo imobilizado são muito importantes e necessárias para classificá-las no balanço patrimonial de forma correta. Esses bens corpóreos (tangíveis), cujo a intenção não é gerar dinheiro (com sua venda) para empresa e sim destinados para que a empresa funcione corretamente (utilizados na sua operação diária), devem constar no grupo de ativos não circulantes.

Se você trabalha com algum relatório contábil como razão, balancetes, DRE e outros, já deve ter visto diversas contas distintas na sua profissão. Cada empresa possui suas particularidades por causa de seu ramo de atividade, tamanho, localidade e outros.

Mas, como classificar corretamente as contas do grupo do ativo imobilizado para quem não tem um padrão definido?

Pensando nisso, neste artigo vamos falar das contas mais comuns do ativo imobilizado, para que você possa fazer a implantação e movimentação delas e assim garantir maior controle e benefícios para seu negócio. Leia o artigo e confira!

 
 

O que é Ativo Imobilizado?

Os ativos imobilizados são bens corpóreos (tangíveis) utilizados para a manutenção das atividades da empresa ou com essa finalidade. Também são classificados como ativos imobilizados os bens decorrentes de operações que transferem para a empresa os benefícios, riscos e controle desses bens.

De acordo com a CPC 27, esses bens são mantidos para uso na produção, fornecimento de mercadorias, prestação de serviços ou fins administrativos, com expectativa de serem utilizados por mais de um período. Em resumo, o ativo imobilizado é formado por um conjunto de bens tangíveis essenciais para as operações da empresa, com vida útil igual ou superior a um ano.

 
 

Contas do Ativo Imobilizado: Exemplos na Prática

As contas do ativo imobilizado representam os registros contábeis dos bens utilizados que as empresas possuem para uso a longo prazo. Abaixo mostraremos alguns exemplos específicos desses ativos:

 
 

1. Imóveis

Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. Nessa conta fazem parte também

Exemplos:

  • Terrenos: que as empresas utilizam.
  • Edificações: são as construções em geral, como construção de um edifício, indústria, etc..
 
 

2. Máquinas e Equipamentos

São as máquinas ou aparelhos que servem de apoio a uma pessoa para executar seu trabalho.

Exemplos:

  • Máquina de costura que a costureira utiliza para fazer as roupas.
  • Uma prensa hidráulica que o mecânico utiliza.
 
 

3. Móveis e Utensílios

São utilizados na empresa para desenvolvimentos das atividades.

Exemplos:

  • Móveis: cadeiras, armários e mesas.
  • Utensílios: ventiladores e televisores.
 
 

4. Veículos

São meios de utilização para conduzir ou transportar pessoas ou cargas para qualquer atividade da empresa.

Exemplos:

  • Carros
  • Caminhões
  • Motos
  • Ônibus
 
 

5. Ferramentas

São os instrumentos utilizados para realização de trabalhos específicos.

Exemplos:

  • Martelo
  • Alicate
  • Chaves de fenda
  • Serras e Tesouras
 
 
 
 

6. Equipamentos de Informática

São os bens utilizados para ter acesso às informações por meios digitais.

Exemplos:

  • Notebooks
  • Computadores
  • Impressoras
  • Roteadores
  • Servidores
 
 

7. Imobilizado em Andamento

É aquele bem que ainda não entrou em operação, como os bens em importação ou que estão em construção.

Exemplos:

  • Bens em fase de importação
  • Galpões ou prédios em construção
  • Máquinas que estão sendo construídas internamente
 
 


Para que servem as contas do Ativo Imobilizado?

O objetivo principal e essencial das contas do imobilizado é a parametrização dos registros contábeis para elaboração do balanço patrimonial e as demais demonstrações que necessitam, é imprescindível para a empresa manter suas informações bem estruturadas e organizadas.

Cada ativo deve ser destinado para sua conta corretamente, com data, histórico e valor. Desta forma, quando as contas estiverem elaboradas, estarão seguindo as normas e preceitos contábeis, para assim crescer com mais facilidade e atender os administradores internos e externos.

 
 


Custo Contábil

O tratamento contábil para os ativos imobilizado é dado pelo CPC 27. Com essa norma, é possível verificar os pontos mais importantes para contabilizar e reconhecer os ativos, determinar seus valores, a depreciação e as perdas por desvalorização.

O custo incide no valor de aquisição ou construção à vista do ativo imobilizado na data da sua compra. São adicionados aos custos os gastos que foram necessários para o ativo funcionar e ficar em condições cogitadas, como transporte, montagem, instalação, testes, impostos, dedução de descontos comerciais e abatimentos.

Os custos também devem prever os gastos com desmontagem, remoção e conserto do local de funcionamento. A partir disso será possível elaborar relatórios com essas informações e estes dados serão muito importantes para demonstrar resultados, especialmente para o público externo.

Quando um ativo só precisa ser usado por um período determinado, sem o objetivo de produzir, ele é estimado inicialmente com pretensão de ser removido e logo após a remoção, é necessário arrumar o local em que o ativo esteve localizado, tornando obrigação da empresa fazer isso.

A capitalização dos ativos se dá quando os encargos financeiros de financiamentos e empréstimos para montá-lo ou construí-lo devem ser feitos até o bem conseguir operar corretamente, nas condições e locais pretendidos desde o início pelos administradores.

O planejamento para o custo contábil facilita e mostra os indicadores e números corretos da empresa, gerando benefícios não somente internos, mas externos também, como previsão econômica de tempo e o ganho de reconhecimento no trabalho que foi feito, possibilitando investimentos que vão gerar resultados e lucros para a empresa.

Suas estratégias com essa implementação geram excelentes resultados que irão deixar satisfeitos todos os setores.

 
 

 


Depreciação do Ativo Imobilizado

Os bens do ativo imobilizado tem um tempo de vida útil limitado, por isso, sofrem depreciação pelo desgaste causado pelo uso. Abaixo, veja um exemplo das principais taxas de depreciação:

 

Bens 

Vida Útil 

Taxa Anual de Depreciação

Instalações

10

10%

Ferramentas

5

20%

Edificações

4

25%

Veículos e Automóveis

25

4%

Máquinas e Equipamentos

5

20%

 
 


Saiba Mais!

Para compreender mais sobre ativos imobilizados e demais assuntos, não deixe de verificar nossos artigos disponíveis. Aproveite!

Você pode se interessar por:
👉 Como Calcular a Depreciação de Máquinas e Equipamentos
👉 12 Passos para Colocar a Gestão do Ativo Imobilizado em Ordem
👉 Imobilizado em Andamento: O que é e Como Contabilizar
 
 

 

Compartilhe esse conteúdo:
 
Thamires Alves
Thamires Alves
Thamires de Sousa Alves é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho. Possui mais de quatro anos de experiência nos setores administrativo, financeiro e contábil. | LinkedIn: /in/thamiresalves

3 Comments

  1. Tereza C. disse:

    Bom dia
    Contas a pagar e escritório, são ativos imobilizados?

  2. AUGUSTO disse:

    GOSTEI DE TODO UM RESTO SOBRE A MATERIA, MAS GOSTARIA DE SABER SE UM CONTENTOR PLASTICO PARA LIXO PODE SER CONSIDERADIO COMO IMOBILIZADO

  3. Elda disse:

    MUITO INTERESSANTE A MATÉRIA, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA, APÓS SER CLASSIFICADO EM UM GRUPO, EXISTE A POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO CASO NÃO ESTEJA NO GRUPO CORRETO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar