Conheça a Tecnologia RTLS e seu potencial na Gestão de Ativos

Tudo sobre RTLS: A tecnologia que pode revolucionar a Gestão do Imobilizado

Tudo sobre RTLS: A tecnologia que pode revolucionar a Gestão do Imobilizado

Tudo sobre RTLS
 

A tecnologia para localização do bem em tempo real

Quem trabalha na área de gestão do imobilizado sabe que um dos maiores desafios é a manutenção do cadastro atualizado e o registro das movimentações de transferências de bens de locais.

Mesmo em empresas maduras e com excelentes processos consolidados, é comum ocorrerem falhas na atualização pois esse era um processo basicamente 100% humano.

E é aí que entra a tecnologia RTLS: ela supre a necessidade de rastreabilidade dos ativos com o monitoramento de sua localização em tempo real. Siga a leitura para entender mais.

 
 

O que é a tecnologia RTLS?

A sigla RTLS quer dizer “Real Time Location System”, traduzindo para o português, sistema de localização em tempo real.

Essa tecnologia faz parte do conceito de IoT (Internet das coisas) que conecta dispositivos a internet.

 
 

Funcionamento do RTLS e seus dispositivos

 
 

Temos 2 tipos de equipamentos (hardware) na solução RTLS: as âncoras e as tags RTLS.

Tags RTLS

As tags RTLS são os dispositivos de identificação que serão fixados nos bens a serem monitorados, as tags RTLS emitem um sinal a cada 10 segundos (*) que são capturados pelas âncoras.

(*) tempo padrão – pode ser ajustado de 5 segundos à 60 segundos.

Âncoras

As âncoras são os dispositivos conectados ao WI-FI da empresa que fazem a leitura dos sinais das tags e então transmitem esses dados para as nuvens onde o software processa as informações e é realizada a integração com outros sistemas.

A determinação do local do bem é feita pela proximidade à âncora, isto é, a âncora mais próxima da tag determinará sua localização física do bem.

Confira o vídeo abaixo onde mostro os dispositivos:

 
 

Na prática: como funciona o RTLS

 
 

Como as tags estão emitindo sinal constantemente, caso ocorra a movimentação física de um bem de um local para o outro, por exemplo do local A para o local B, ao se aproximar da âncora do local B, o sistema irá detectar essa mudança em tempo real e a posição será atualizada no software.

Pode-se então conectar várias aplicações a esse Middleware colocando a regra de negócio para a execução de alguma ação, voltando ao exemplo, seria possível enviar uma notificação para um responsável que o bem saiu do local A e agora está no local B.

Confira o vídeo abaixo onde apresento o funcionamento da tecnologia de forma mais visual:

 
 

Diferença entre o RFID e RTLS

O RFID (identificação por radiofrequência) tradicional é composto por tags passivas (não emitem sinal) que são lidas em lote por leitores RFID. A tecnologia RFID pode ser então uma solução aplicável quando existe a necessidade de se fazer muitas revisões físicas periódicas do imobilizado. O RFID então, mesmo possibilitando uma revisão mais rápida quando bem estruturado, ele ainda não possibilita esse monitoramento em tempo real.

Já a tecnologia RTLS irá possibilitar o monitoramento e a localização em tempo real dos imobilizados.

 
 
 
 

Software Afixpat e outras aplicações

O nosso software de gestão do imobilizado AFIXPAT (web) já está integrado à solução e possui um módulo de suporte a tecnologia RTLS, mostrando em tempo real a localização física do bem.

Outra vantagem dessa solução é a possibilidade de conectar outras soluções (aplicações) para o uso da tecnologia além do controle físico do imobilizado. Através da API do Middleware pode-se conectar qualquer outra solução pertinente ao negócio, agregando muito valor à solução RTLS.

Conheça mais sobre o AFIXPAT:

 
AfixPat
 

RTLS: Além do Imobilizado

Embora nosso foco aqui seja o Ativo imobilizado, vale ressaltar que essa tecnologia pode ser aplicada em muitas outras soluções de negócios que necessitem o monitoramento / localização do objeto em tempo real, como em grandes estoques, por exemplo.


RTLS no Brasil

A tecnologia RTLS é extremamente nova no Brasil, mas devido às suas características e benefícios, acreditamos que exista uma aderência muito maior que o RFID tradicional para a gestão do ativo imobilizado devendo ser o novo padrão nos próximos anos.

Você também pode se interessar por:
👉 5 tendências para a gestão do ativo imobilizado

 
 

Futuro da Gestão do Ativo Imobilizado com RTLS

A tecnologia RTLS chegou para revolucionar a gestão do ativo imobilizado, por isso, fique de olho nas próximas novidades da AFIXCODE: vamos divulgar em breve mais informações sobre a comercialização dos dispositivos e de toda a solução.

Quer tirar dúvidas sobre esta e outras tecnologias para gestão do imobilizado? Então converse com um de nossos especialistas e esclareça todas as questões: nossos canais principais de atendimento são [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.

Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e nos acompanhar também nas redes sociais para receber as novidades em primeira mão!

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar