Parecer Normativo Nº01/11: Cálculo da Depreciação x Apuração de Lucros

Parecer Normativo Nº01/11: Cálculo da Depreciação

Parecer Normativo Nº01/11: Cálculo da Depreciação

Parecer Normativo 01 Cálculo da Depreciação - Indice
 

Parecer Normativo Nº01/11: Cálculo da Depreciação x Apuração de Lucros

Parecer Normativo 01 Receita Federal

O Diário Oficial da União publicou no dia 09/08/2011 o Parecer Normativo n° 01/11, referente às diferenças nos cálculos da depreciação de bens do ativo imobilizado perante a apuração dos lucros. O Parecer Normativo n°01, trata das diferenças entre a legislação societária e fiscal no âmbito de critérios para os cálculos de depreciação de bens do ativo imobilizado.

 
 
 
 

Principais determinações conforme o Parecer Normativo Nº01

O parecer determina que deve-se inicialmente estabelecer o resultado societário de acordo com a Lei n°11.638/07, e posteriormente determinar o lucro líquido por períodos baseado no Controle Fiscal de Transição – FCONT.

Fica determinado então, que a diferença entre a depreciação, segundo critérios da Lei n°6.404 de 1976, e da Lei n°11.638 de 2007, e a diferença apurada pela legislação fiscal, de acordo com métodos e critérios contábeis vigentes dede 31/12/2007, não devem ter efeitos para fins de apuração do lucro real e base de cálculo do Lucro Social sobre o lucro líquido (CSLL) para pessoas jurídicas sujeitas ao Regime tributário de Transição (RTT).

De acordo com o Parecer n°01/11, deve ser ajustado às diferenças no FCONT, e no Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur), considerando o valor gerado pela depreciação correspondente, a depreciação de acordo com a legislação tributária e a depreciação registrada na contabilidade comercial.

Ainda de acordo com o art.21 da Lei n°11.941 de 2009, também deve ser considerado o mesmo raciocínio na apuração da base de cálculo da Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL), e nos cálculos dos créditos para as contribuições PIS/PASEP e para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

 

 

Conheça a AfixCode:

Serviços Avaliação Lei 11.638

A AfixCode oferece soluções para o Controle Patrimonial, sendo que nosso exclusivo software AfixPatSistema de Controle Patrimonial permite o cálculo da depreciação atendendo plenamente o Parecer Normativo Nº01/11 e a legislação, tanto fiscal quanto tributária. Tais funcionalidades também estão presentes no AfixWebSistema de Controle Patrimonial Web, que permite todas as operações de gestão do Patrimônio através da Internet. Conheça nossos sistemas!

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Orlando Oda
Orlando Oda
Orlando Oda é Administrador de empresas pela PUC-SP, Mestrado em Administração Financeira pela FGV, Diretor da OTK Sistemas, AfixCode Patrimônio e Avaliações e AfixGraf Soluções Gráficas. Fez diversos cursos de linguagens de programação de computadores, sistemas operacionais (IBM, Unisys, Honeywell) e banco de dados. Carreira profissional desenvolvida inicialmente na área de tecnologia, consultoria na área de TI. Fundou e participou também de empresas de consultoria e sistema de gestão patrimonial. Desenvolve atividade filantrópica como Vice-presidente e palestrante da APSIB - Associação da Prosperidade da Seicho-No-Ie do Brasil. | LinkedIn: /in/orlandooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar