Recolocação profissional: Dicas para se destacar no mercado | AFIXCODE

Recolocação profissional: dicas para se destacar no mercado contábil e patrimonial

Recolocação profissional: dicas para se destacar no mercado contábil e patrimonial

Recolocação profissional: Dicas para se destacar no mercado contábil e patrimonial
 

A pandemia causada pela COVID19 e seus desdobramentos econômicos agravaram o número de desempregados no Brasil em quase todas as profissões, inclusive para os profissionais da área contábil.

Além disso, com o processo de transformação digital e a incorporação de novas tecnologias cada vez maior nas empresas, em especial a IA (Inteligência Artificial), acentua-se a tendência da diminuição de vagas de profissionais com menor qualificação e que antes realizavam trabalhos essencialmente repetitivos e de baixa interação social.

A grande verdade é que estamos vivendo um período de grandes transformações que somente irão acelerar, e os profissionais que não se adaptarem e não desenvolverem novas competências para esse novo mundo, infelizmente não se recolocarão no novo mercado de trabalho do futuro.

É por isso que este artigo é direcionado para os profissionais que estão em busca de recolocação profissional e para os que querem se manter atualizados e atuantes no mercado. Siga a leitura para ver nossas dicas.

 
 

Quem deve ficar mais preocupado?

Profissionais que executam trabalhos essencialmente repetitivos e baixa interação social, serão inicialmente os mais afetados, pois os sistemas de IA tendem a executar essas tarefas com uma acuracidade muito maior, em um tempo e com um custo muito menor.

Então, vão sobrar aquelas vagas que exigem skills (habilidades) que a máquina não é capaz de fazer, isto é, trabalhos criativos, trabalhos que envolvam a percepção humana como sentimentos, compreensão, negociação, etc.

Você também pode se interessar por:
👉 5 tendências para a gestão do ativo imobilizado
👉 Cultura empresarial x ativo imobilizado
👉 O que faz um Controller? Entenda a importância desse profissional!

 
 

Qual o perfil do profissional ideal para a área contábil e patrimonial?

O novo perfil de profissional que eu enxergo para área contábil e patrimonial é primeiramente um profissional flexível, isto é, que consiga se adaptar facilmente às mudanças constantes (e cada vez maiores e mais rápidas) do ambiente de trabalho.

Além disso, deve ser um profissional autodidata, proativo que já tenha incorporado o Long Life Learning como hábito. Obviamente, deve ser um profissional com boas habilidades de relacionamento, trabalho em equipe e comunicação.

 

 

Como se destacar no mercado de trabalho do futuro?

Para se destacar no mercado de trabalho no futuro, além das características básicas citadas acima, o profissional terá que desenvolver uma capacidade multidisciplinar em outras áreas de conhecimento.

Por exemplo: o profissional contábil do futuro não precisa ser um programador, mas precisará ter bons conhecimentos em tecnologia, sabendo utilizar as outras áreas do conhecimento para maximizar e otimizar os resultados na área específica onde atua.

Você também pode se interessar por:
👉 Explore os softwares da AFIXCODE

Generalistas x especialistas

Bons especialistas obviamente sempre terão espaço, principalmente os que trabalham na ponta de desenvolvimento, mas de forma geral os generalistas que possuem bons conhecimentos em 2 ou mais áreas serão muito valorizados.

 
 

O que fazer para se recolocar no mercado contábil e patrimonial?

Bem, mas o que eu faço agora? Como se recolocar no mercado de trabalho atual?

Infelizmente, eu preciso ser sincero e existe uma abundância de profissionais no mercado, o caminho para recolocação atualmente não será fácil, principalmente se você não se preparou previamente.

Então, se você for começar agora eu investiria primeiramente no Long Life Learning, isso é, estudar o máximo possível da sua área de atuação, e em seguida aprofundar os conhecimentos em tecnologia.

Para alguns profissionais, cursos de oratória e comunicação, lembre-se que não basta saber, você precisa mostrar que sabe.

Você também pode se interessar por:
👉 Cursos da AFIXCODE
👉 5 motivos para fazer cursos sobre ativo imobilizado e gestão patrimonial

 
 

E o que mais? Proatividade!

Recentemente contratei um profissional que me abordou no Linkedin, mas com uma proposta diferente, de certa forma ousada, ele me pediu uma oportunidade, mas se ofereceu para trabalhar gratuitamente por um período para mostrar seu valor.

Felizmente, ele foi muito bem nesse período e hoje está contratado! Talvez com um valor abaixo do mercado, mas uma vez dentro e continuando a gerar resultados para a empresa, o reconhecimento financeiro será uma questão de tempo.

 
 
 
 

Invista em capacitação para alcançar a recolocação profissional

Nós da AFIXCODE oferecemos há mais de 10 anos cursos, eventos e palestras sobre o ativo imobilizado e já certificamos centenas de alunos de todo o Brasil.

Temos parceiros de longa data como o Profº Honório Futida, Profº Fábio Molina e Profº Daniel Tavares que ministram nossos cursos há anos e garantem qualidade e excelência no conteúdo compartilhado.

Além disso, você sabia que a AFIXCODE oferece oportunidades especiais para profissionais que estão em busca de recolocação? Sabemos que a atualização profissional pode ser essencial para quem está em busca de um emprego, por isso, em cada curso, nós disponibilizamos 2 vagas sem custo para profissionais que estão em busca de recolocação. Para se candidatar a uma destas vagas, basta enviar um e-mail para [email protected].

Conheça nossa agenda de cursos e inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão as datas das próximas turmas.

Por fim, confira este vídeo sobre nosso curso de ativo imobilizado online.

Se tiver qualquer dúvida sobre nossos cursos, converse com um de nossos consultores: nossos canais principais de atendimento são [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar