Avaliação de Bens para Fins de Garantia: Conceito e Etapas | AfixCode

Avaliação de Bens para Fins de Garantia: Imóveis e Máquinas e Equipamentos

Avaliação de Bens para Fins de Garantia: Imóveis e Máquinas e Equipamentos

Avaliação de Bens Fins Garantia - Indice
 

A avaliação de bens é um processo no qual o profissional devidamente habilitado (geralmente um engenheiro) elabora um laudo de avaliação para determinado fim seguindo as normas técnicas e metodologias determinadas pela ABTN, IBAPE e INMETRO.

A avaliação para fins de garantias (bancárias, penhor mercantil, hipotecas) são muito comuns, principalmente quando o bem objeto da avaliação é um imóvel, entretanto em alguns casos, máquinas e outros equipamentos podem também ser avaliados para essa finalidade.

 
 

Etapas para a Avaliação de Imóveis

 
 
1. Análise da documentação: Verificação da documentação básica do imóvel (registro, IPTU, plantas).

2. Vistoria física: Levantamento, caracterização e verificação das condições de uso do imóvel, padrão construtivo, localização, etc.
 
 
3. Coleta de dados: Pesquisa de mercado para levantar o valor do imóvel na região, coleta de amostras, para posterior tratamento de dados.

4. Avaliação: Definição do método de avaliação mais adequado para cada situação (método comparativo, evolutivo, involutivo, inferência estatística ou conjugação de mais de um método) e elaboração dos cálculos.

5. Laudo: Elaboração do laudo de avaliação com valor de mercado e valor de liquidação forçada, determinada por condições específicas, tais como a liquidez do imóvel, momento econômico e perspectivas futuras.

 
 

Etapas da Avaliação de Máquinas e Equipamentos:

 
 
1. Análise da documentação: Verificação das Notas Fiscais e projetos (se existirem).

2. Vistoria física: Levantamento, caracterização e verificação das condições de uso do bem e políticas de manutenção para correta determinação da vida útil econômica.

3. Pesquisa e coleta de dados: Pesquisa de mercado a fornecedores e concorrentes de produtos similares.
 

Torne-se um Leitor VIP

Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

 
4. Equipamento descontinuado: Em caso em que o equipamento foi descontinuado, a empresa que o representa ou fabricante fechou cabe ao engenheiro avaliador uma pesquisa mais profunda para definição do real valor do referido equipamento para esta finalidade.

5. Equipamentos importados: Quando se tratar de equipamentos importado pela empresa que adquiriu e não tem representante no Brasil se faz necessário a pesquisa no País de origem do equipamento.

6. Avaliação Elaboração dos cálculos para determinação da vida útil e valor de mercado.

7. Laudo: Elaboração do laudo de avaliação com valor de mercado e valor de liquidação forçada.

A correta aplicação da metodologia de avaliação por profissionais experientes, garantem maior segurança tanto para os clientes como para as instituições financeiras para as operações a fins de garantia.


Serviços da AfixCode de Avaliação para Fins de Garantia

Interessado em fazer um Laudo de Avaliação para Fins de Garantia? A AfixCode possui uma equipe técnica preparada para a realização de avaliações patrimoniais conforme a sua necessidade. Confira mais detalhes sobre nossos serviços de Avaliações de Bens ››

 
 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional.

Os comentários estão encerrados.

Compartilhar
Compartilhar
Twittar