6 Livros de Contabilidade para Entender o Ativo Imobilizado

6 Livros de Contabilidade Essenciais para Entender o Ativo Imobilizado

6 Livros de Contabilidade Essenciais para Entender o Ativo Imobilizado

Livros de Contabilidade - Índice
 

Manter-se atualizado sobre as mudanças no mercado é uma característica importante em diversos setores do mundo corporativo e não é diferente na área contábil e de controle patrimonial, que está em constante evolução e sofrendo adaptações devido a novas normas e leis. É necessário muito estudo e dedicação para se manter bem informado, não é verdade?

Por isso, neste artigo selecionei seis livros de contabilidade que considero excelentes para quem está buscando especialização na área de Ativo Imobilizado. Confira as dicas e bons estudos!

 
 

1. Manual de contabilidade societária


Editora: Atlas (2018) - FIPECAFI (3ª Edição)
Autores: Ernesto Rubens Gelbcke; Ariovaldo dos Santos; Sérgio de Iudícibus; Eliseu Martins
Número de páginas: 864

Esse livro é referência para qualquer profissional da área de contabilidade, abordando de forma ampla as normas internacionais de contabilidade e do CPC. Referente ao Ativo Imobilizado, temos o capítulo 13 que em mais de 30 páginas, cobre sem dúvida nenhuma os principais assuntos sobre o imobilizado, entre eles: conceituação, mensuração inicial e subsequente, classificação de contas, depreciação, redução ao valor recuperável (impairment), apresentação no balanço e ainda explica (embora exista outro capítulo específico) sobre as operações de arrendamento mercantil já atualizadas de acordo com a CPC06 R2.

Recomendamos o Manual de contabilidade societária como livro de cabeceira, para consulta das dúvidas diárias que surgem em diversas operações.

2. Livro: Manual do Ativo Imobilizado


Editora: IOB (2012)
Autor: Wagner Mendes
Número de páginas: 207

O livro Manual do Ativo Imobilizado do IOB aborda os principais pontos e procedimentos com relação ao Ativo Imobilizado, é um livro praticamente completo, com exemplos das principais operações. Nos capítulos finais existe um dedicado a casos práticos e outro que dispõe sobre a legislação. Apesar de ser um livro de 2012 e existirem algumas atualizações, por exemplo no que se refere ao arrendamento mercantil, ainda assim é um livro bastante prático e útil que serve de consulta para as operações básicas do dia a dia.

 

 

Cenário Ativo Imobilizado 2021

 

3. Depreciação dos bens do Ativo Imobilizado


Editora: Ed. IOB (2011) - (4ª Edição)
Autores: Cleônimo dos Santos
Número de páginas: 255

O foco desse livro como o próprio nome sugere é a depreciação e ele traz uma abordagem bem ampla desde a mensuração inicial, até pelos métodos de depreciação, depreciação acelerada, depreciação sobre a ótica das normas internacionais de contabilidade e também sobre a ótica fiscal, depreciação incentivada e também existe um bom espaço que trata do teste de recuperabilidade (impairment test).

 
 

4. Coleção IFRS – Volume 4: Ativo Imobilizado (CPC 27) e Ativo Intangível (CPC 04)


Editora: IOB (2011)
Autor: Wagner Mendes
Número de páginas: 206

Esse livro que faz parte da coleção IFRS do IOB e trata sobre o ativo intangível e sobre o Imobilizado, abordando conceitos básicos, mensuração, reconhecimento, divulgação. É um livro básico e bem condensado sobre os principais conceitos.

5. Coleção IFRS – Volume 2: Redução ao valor recuperável de ativo (impairment) e ajuste ao valor presente (AVP)


Editora: IOB (2010)
Autor: Wagner Mendes
Número de páginas: 223

Apesar de ser um livro de 2010, ainda é uma boa fonte de consulta quando o foco é o teste de recuperabilidade (impairment test) pois aborda de o método de valor em uso e valor justo líquido de despesa de venda, a reversão do impairment e sua divulgação.

 
 
 
 

6. Contabilidade Intermediária em IFRS e CPC


Editora: Atlas (2018 - 2ª Edição)
Autores: Marcelo Cavalcanti Almeida
Número de páginas: 307

Esse livro é uma obra que trata de assuntos gerais, porém existem 2 capítulos interessantes para o imobilizado, um que trata do teste de recuperabilidade que é bem completo e outro que aborda o ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada.

Leia sobre Ativo Imobilizado

Neste artigo indiquei seis livros de contabilidade que eu considero essenciais para entender o ativo imobilizado. Acredito que essas leituras são importantes para profissionais em diferentes estágios da carreira. Uma dica é sempre buscar fontes confiáveis de informação, além das instituições do setor e cursos na área contábil, sites que publicam artigos técnicos como o Blog da Afixcode são uma excelente forma para você acompanhar todas as mudanças com a rapidez que o mercado exige.

Você tem mais algum livro que trate sobre o ativo imobilizado para indicar? Deixe um comentário abaixo!

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

1 Comment

  1. Bruno Polizel de Macedo disse:

    Gestão patrimonial – Gerson dos Santos. Aborda sobre diversos quesitos de controle físico do ativo imobilizado, além de falar sobre dicas para a elaboração de um manual para controle patrimonial de ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar