Leasing Financeiro: Classificação e Tratamento Contábil | AfixCode

Leasing Financeiro: Critérios de Classificação e Tratamento Contábil

Leasing Financeiro: Critérios de Classificação e Tratamento Contábil

Leasing Financeiro Classificação e Tratamento Contábil - Índice
 

No artigo “Arrendamento Mercantil – Leasing: Conceito e CPC 06” apresentamos os conceitos de Arrendamento Mercantil e diferenças entre o Leasing Financeiro e Operacional, agora vamos apresentar os fatores que, individualmente ou em conjunto, determinam a classificação de um Arrendamento Mercantil como Financeiro e como isso influencia no seu tratamento contábil.

Leasing Financeiro – Critérios para Classificação:

1. Propriedade do Ativo: Observar se o arrendamento mercantil transfere a propriedade do ativo para o arrendatário no fim do prazo do contrato, que é a opção de compra. Esta cláusula define por si só o contrato como de Leasing Financeiro;

2. Opção de Compra: Verificar se o arrendatário tem a opção de comprar o ativo por um preço que se espera seja suficientemente mais baixo do que o valor justo à data em que a opção se torne exercível de forma que, no início do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que a opção será exercida. Isto indica que existe no contrato a opção de acordo de compra;

3. Prazo do Arrendamento: Verificar se o prazo do arrendamento mercantil é válido durante a maior parte da vida econômica do bem. Portanto, ao final do prazo de arrendamento o bem foi utilizado pela maior parte do tempo que poderá ser utilizado;

 
 

4. Valor: Observar se no início do arrendamento mercantil, o valor presente dos pagamentos mínimos totaliza pelo menos substancialmente todo o valor justo do ativo arrendado. Isto significa que ao final do contrato ao valor pago pelo bem constitui substancialmente todo o valor justo do bem arrendado;

5. Natureza dos Ativos: Verificar se os ativos arrendados são de natureza especializada de tal forma que apenas o arrendatário poderá usá-los sem grandes modificações. Este caso ocorre quando os bens arrendados têm função específica, somente o arrendatário pode utilizá-los sem efetuar grandes modificações.

 
 

Exemplo de Leasing Financeiro:

Por exemplo, um contrato que tenha o prazo determinado em quatro anos e com um bem arrendado com vida útil de cinco anos, é classificado como Leasing Financeiro, pois o prazo de utilização do bem é a maior parte da vida econômica do ativo, neste caso, 80%. Assim, considera-se como maior parte da vida econômica do ativo sua utilização à partir de 70%.


Tratamento Contábil como Ativo Imobilizado

O novo tratamento contábil aos contratos de Leasing, proporciona infinitas vantagens para o controle de patrimônio das empresas. Uma das mais importantes é a demonstração da compra dos ativos no Balanço Patrimonial, pois passam a compor o ativo imobilizado. Outra vantagem é o controle desses ativos, que passam a ser controlados de forma individualizada e periódica, alcançando o objetivo da maior transparência nas demonstrações contábeis.

 

Torne-se um Leitor VIP

Cadastre-se gratuitamente para receber nossos artigos, dicas e conteúdos exclusivos com prioridade.

 

Conheça a AfixCode:

Serviços Avaliação Lei 11.638

A AfixCode desenvolveu e já realizou a implantação do Controle Patrimonial (Inventário do Imobilizado e Avaliação) e posterior instalação do AfixPatSistema de Controle Patrimonial atualizado para atender às especificações da Lei 11.638, CPCs, incluindo a CPC 06 de Controle Patrimonial dos Bens Arrendados. Conheça nossos serviços!

 
 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Bernardete Tambosi
Bernardete Tambosi
Bernardete Cecilia Tambosi é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Controladoria na Trevisan – Escola de Negócios. Trabalhou na área de seguros - regulação de sinistros Ramos Elementares, de 2002 a 2004. Atua na área de Ativo Imobilizado desde 2005 na Afixcode Patrimônio e Avaliações, nas áreas de planejamento dos trabalhos, contábil e conciliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar