
Grupo Barcelos fortalece a gestão do imobilizado com apoio da Afixcode
Com mais de 25 lojas no Brasil, o Grupo Barcelos é uma referência no segmento de redes varejistas. Em busca de mais organização, clareza nas informações e agilidade nos processos, a empresa iniciou um projeto de inventário patrimonial com a Afixcode, colhendo resultados relevantes já na segunda fase de execução.
Principais Desafios do Projeto:
“Era essencial garantir visibilidade sobre todos os nossos bens, sem atrapalhar o funcionamento das lojas. Precisávamos evitar perdas e inconsistências, criar uma base confiável para a gestão e ainda garantir clareza nas informações.”
Destaca Rodolfo Rodrigues do Grupo Barcelos.
- Inventariar as lojas sem impactar as vendas;
- Padronizar e consolidar as informações do patrimônio;
- Evitar erros de cadastro como duplicidade de descrição ou plaquetas;
Produtos e Serviços Afixcode no Cliente:

Inventário
Padronização das descrições e desenvolvimento de Book de Equipamentos com descrição padrão.


Os Resultados
Depoimento:
Quais eram as principais preocupações ao iniciar o projeto?
“Nossa principal preocupação era obter visibilidade e controle efetivo de todos os bens patrimoniais, que estão distribuídos entre as lojas e o centro de distribuição.” – Rodolfo Rodrigues, responsável pela área patrimonial do Grupo Barcelos
Além disso, o Grupo buscava evitar perdas, retrabalhos, compras duplicadas e inconsistências nos cadastros dos ativos. O objetivo era garantir mais confiabilidade nas informações para auditoria e, principalmente, para a tomada de decisões.
Alguma estratégia da Afixcode surpreendeu positivamente?
“A ferramenta usada pela equipe chamou nossa atenção logo no início. É intuitiva, prática, e otimizou muito o tempo da coleta. Pensamos até em adotar um sistema parecido internamente.” – Rodolfo Rodrigues
Ele destaca também, a importância da tecnologia aplicada no campo, que permitiu coletar informações com agilidade e precisão, contribuindo para a categorização e histórico dos ativos. A coleta via celular ou tablet também trouxe ganho de tempo, algo fundamental para uma rede com mais de 25 lojas.
Como foi a parceria com a equipe da Afixcode?
“A logística construída junto com a equipe foi muito acertada. Eu acompanhei o time em todas as lojas e isso trouxe muita produtividade. Além disso, o fato de manterem o mesmo time do primeiro inventário fez toda a diferença.” – Rodolfo Rodrigues
A manutenção da equipe técnica do primeiro ciclo foi apontada como um diferencial, garantindo continuidade, familiaridade com a operação e uma troca mais eficiente de informações entre o cliente e a Afixcode.
Como o Grupo Barcelos pretende usar os dados do inventário?
“Agora conseguimos usar essas informações para direcionar investimentos, redistribuir bens ociosos e estruturar processos mais técnicos para manutenção e descarte.” – Rodolfo Rodrigues
A empresa iniciou um ciclo de auditorias internas, com base nas classificações obtidas no inventário (bens bons, ruins, sucata, etc.), cruzando esses dados com a depreciação e estado de uso dos itens para traçar planos de ação em cada filial.
Quais benefícios foram percebidos após a conclusão do inventário?
“Conseguimos corrigir descrições duplicadas, padronizar os cadastros e organizar os ativos por categorias. Agora conseguimos extrair, por exemplo, todos os bens de TI com facilidade.” – Rodolfo Rodrigues
Outro ponto citado foi a criação de um book com imagens dos ativos, facilitando a comparação com futuras aquisições e melhorando o processo de catalogação.
Já existe um planejamento para o próximo ciclo?
“Sim, já estamos trabalhando com base nas informações atuais e queremos antecipar o próximo inventário. Nosso objetivo é que ele seja ainda melhor que o anterior.” – Rodolfo Rodrigues
Considerações finais
O projeto com o Grupo Barcelos é um exemplo de como a gestão do imobilizado pode evoluir para se tornar uma ferramenta estratégica dentro da empresa. A atuação próxima da equipe técnica da Afixcode e a aplicação da metodologia completa garantiram resultados sólidos, com impactos positivos na área fiscal, contábil e de operações.
“Com a Afixcode, o inventário virou também um processo de aprendizado. Eu costumo dizer para o meu time que fizemos mais do que um + um — fizemos onze.” – Rodolfo Rodrigues