Consultoria de Deemed Cost (Custo Atribuído) | Afixcode

Deemed Cost

Deemed Cost

Atenda a Lei 11.638 através do Deemed Cost
(Custo Atribuído)

Com o passar do tempo, significativas variações de preços podem ter ocorrido desde a aquisição dos ativos imobilizados, o que pode provocar distorções no balanço patrimonial e no resultado. Quando da adoção inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 27, 37 e 43 no que diz respeito ao ativo imobilizado, a administração da entidade pode identificar bens ou conjuntos de bens de valores relevantes ainda em operação, em termos de provável geração futura de caixa, e que apresentem valor contábil substancialmente inferior ou superior ao seu valor justo econômico. Segundo ICPC 010, essa opção é aplicável apenas e tão somente na adoção inicial, não sendo admitida revisão da opção em períodos subsequentes ao da adoção inicial.

Assim, a administração deverá indicar ou assegurar que o avaliador indique a vida útil remanescente e o valor residual previsto a fim de estabelecer a nova vida útil econômico desse bem a ser depreciado.

Os possíveis efeitos da aplicação do custo atribuído (deemed cost) inicial apurados sobre o saldo do ativo imobilizado decorrentes dessa nova avaliação, devem ser contabilizados na abertura do primeiro exercício social em que se aplicar o Pronunciamento Técnico CPC 27, sendo as demonstrações contábeis apresentadas para fins comparativos ajustadas para considerar este novo custo atribuído.

Afixcode - CPC 27

Os Laudos de Avaliação da AfixCode são elaborados com a relação de bens inventariados e conciliados com os respectivos registros contábeis por componente, com a utilização dos mesmos critérios de abertura dos itens registrados na contabilidade, com descritivo da metodologia utilizada, premissas técnicas: manutenção das máquinas, instalação e formas de operação das máquinas, planejamento de substituição das máquinas, evolução tecnológica, base de cálculos, pesquisa no mercado, etc.

Os laudos com a finalidade de adequação à Lei 11638 e IFRS são realizados conforme as recomendações das NBR 14653 da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia de São Paulo, INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e Normas internacionalmente reconhecidas para fins de avaliação de ativo imobilizado – Internacional Valuation Standard Council (IVSC).

Clientes que Já Contrataram esse Serviço

Conheça algumas das empresas que já contrataram serviços de Consultoria de Deemed Cost com a Afixcode:

  • Cliente Afixcode - Logo Valeo
  • Cliente Afixcode - Logo T4F
  • Cliente Afixcode - Logo Laticínios Catupiry
  • Cliente Afixcode - Logo Castrol
  • Cliente Afixcode - Logo AACD
  • Cliente Afixcode - Logo Olympus
  • Cliente Afixcode - Logo Creme Mel
  • Cliente Afixcode - Logo Uninorte
  • Cliente Afixcode - Logo Butantan
  • Cliente Afixcode - Logo Brasilagro
  • Cliente Afixcode - Logo Banco Paulista
  • Cliente Afixcode - Logo BR Partner
  • Cliente Afixcode - Logo Queijos Lelo
  • Cliente Afixcode - Logo Generali
  • Cliente Afixcode - Logo Dr. Consulta

Porque Contratar o Serviço de Consultoria de Deemed Cost?

Entre em Contato e Solicite um Orçamento

Tire suas dúvidas com nossa equipe comercial e solicite um orçamento de acordo com as suas necessidades. Será um prazer atendê-lo!

SOLICITAR ORÇAMENTO
 

Nosso Serviço: Consultoria de Deemed Cost

 
 

Inventário Físico:

Inventário físico do imobilizado para levantar o que realmente existe com a perfeita identificação do bem: número do patrimônio, descrição detalhada, marca, modelo, número de série, fornecedor, condições de uso do bem. No processo de inventário do imobilizado, utilizar os mesmos critérios de aberturas dos registros contábeis, para que os componentes também sejam identificados e avaliados.

 
 

Conciliação:

A massa de dados oriundos do inventário físico do imobilizado, devem ser conciliados com os registros contábeis, para validar as informações registradas no sistema de controle patrimonial.

 
 

Laudo de Avaliação:

Elaboração dos laudos de Avaliação dos bem, conforme finalidade do laudo: valor de mercado, valor líquido de venda (CPC 01), Valor residual final (CPC 27), Custo atribuído (Deemed Cost), Vida útil econômica, etc.

 
 

Registros:

Registro dos efeitos dos laudos na contabilidade e no sistema de controle patrimonial.

 
 

Determinação do Custo Atribuído:

No caso de avaliação Deemed Cost, determinar o valor do custo atribuído para todos os componentes na data da transição e recalcular a depreciação desde a data do balanço de abertura.

 
 

Análise gerencial dos efeitos do ajuste de avaliação patrimonial (AAP):

Análise dos efeitos do Ajuste de Avaliação Patrimonial no resultado da entidade.

 

Por que Escolher a Afixcode?

Quando um cliente contrata nossos serviços, ele está adquirindo também a garantia que o serviço será concluído dentro das normas vigentes e dentro dos padrões de excelência da Afixcode. Conheça alguns dos diferenciais da Afixcode:

Entre em Contato e Solicite um Orçamento Personalizado!

Quer receber mais informações sobre nossos Serviços? Envie suas dúvidas ou solicite uma proposta comercial de acordo com as suas necessidades. Será um prazer atendê-lo!

Em caso de órgãos públicos agradecemos o interesse, mas não participamos de licitações.

TELEFONE:
(11) 2888-4747
WHATSAPP:
(11) 99252-1782