Case ITW Chemical - Clientes AfixCode | AfixCode

ITW Chemical adota procedimentos e normas de controle patrimonial e consegue diminuir perdas e gerar menores custos

Sobre a ITW Chemical: A ITW Cheminal Products Ltda é uma empresa do Grupo ITW Illinois Tool Works Company. No Brasil a empresa tem sua sede no município de Embu das Artes, São Paulo.

Fundado em 1912, o Grupo ITW conta atualmente com mais de 920 unidades de negócios distribuídas em 5 continentes, estando presente em 54 países e somando um total de mais de 55.000 funcionários.

Com diversas marcas mundialmente conhecidas, como Rocol, Accu-Lube, Unichemicals, LPS, Dykem e Wynn’s, a ITW Chemical oferece uma linha diversificada de produtos voltados para a manutenção, produção industrial e automotiva.

“A ITW não estava simplesmente contratando só um serviço, eu ia ter a oportunidade de adotar procedimentos, e até mesmo normas, que muitas vezes, pela correria do dia a dia, ficam guardadas só no papel, e que se adotadas corretamente, acabam por proteger os bens da empresa, gerando assim, menores custos e perdas.”

- Célia Alves, Analista Contábil Pleno da ITW Chemical.

Principais Desafios do Projeto:

“Acho que a dificuldade maior, foi a de considerarmos no sistema do patrimônio, e também dentro do que a lei exige, somente o que agregava valor, ou seja, se compro uma máquina de um milhão de reais, perfeito, é fiscalmente registrada, imputada no sistema patrimonial, como manda a lei, mas se compro uma cadeira de mil reais por exemplo, é registrada normalmente, mas porém despesada.

Um outro item importante a mencionar, é com relação a obras em andamento, que acaba absorvendo vários itens e com várias modalidades, por exemplo, a reforma de um escritório, tenho: mesas, cadeiras, armários, notebooks, etc. ao encerrar esta obra, ela acabava indo para o imobilizado como um bem único, ou seja, instalações, sendo que, eu deveria segregar, mesas, cadeiras e armários, na modalidade: móveis e utensílios, e o notebook, na modalidade: processamento de dados, e assim por diante, não esquecendo também que cada item com sua numeração (placa).”, destaca Célia Alves da ITW.

Produtos e Serviços Afixcode no Cliente:

Inventário

  • Inventário físico do imobilizado, padronização das descrições, colocação de etiquetas, classificação por centro de custos e locais.
  • Implantação de normas rotinas de procedimentos e treinamento operacional de controle do imobilizado, objetivando a manutenção dos controles.

Consultoria

  • Saneamento das sobras físicas e contábeis.
  • Serviço “in house” para solucionar todas as pendências das sobras físicas e contábeis, elaborar a relação final das sobras contábeis para proceder à baixa contábil.

Os Resultados

Implantação de normas e procedimentos patrimoniais, garantindo proteção aos bens da empresa e menores custos e perdas.
Melhoria do Controle Físico de bens de menor valor, através de adaptação no Sistema de Patrimônio.
Desenvolvimento de cultura patrimonial na empresa, para dar continuidade e manutenção dos procedimentos.
Correta contabilização dos itens desde o início das obras através de rotinas e procedimentos do controle de imobilizado.
 

Depoimento:

“De um lado a contratante: ITW Chemical Products Ltda, a procura de um prestador de serviços, que fosse especializado em consultoria patrimonial, especificamente em inventário de ativos, comprometido com a qualidade e seriedade na execução dos trabalhos. Do outro lado a contratada: AfixCode, que assim como a ITW, tem um destaque e reconhecimento no mercado, e que nos mostrou, através de serviços prestados anteriormente, a uma empresa do grupo: Archem Química Ltda, desde o inventário até a avaliação patrimonial, a qualidade e a seriedade na execução dos trabalhos que estávamos procurando, então, através dos resultados deste trabalho executado, houve a parceria ITW x AfixCode.

Esta parceria aconteceu de uma maneira única, pois eu acredito que foi “amor a primeira vista”, porque na verdade, o inventário era feito por nós, eu não tinha idéia de como iria acontecer os trabalhos, aí a necessidade de um plano de comunicação e um planejamento inicial, para que fossem definidos todos os procedimentos para início dos trabalhos, metodologias e cronograma.

Particularmente, eu tive uma preocupação inicial, dos profissionais que iriam exercer os trabalhos, pois acho que a parceria surge da confiança, como não poderia ser diferente, o primeiro contato foi importante, mas só á partir da primeira reunião, eu pude sentir que a “coisa” ia ser séria mesmo, pois me identifiquei com cada profissional ali presente, e também percebi, que a ITW não estava simplesmente contratando só um serviço, eu ia ter a oportunidade de adotar procedimentos, e até mesmo normas, que muitas vezes, pela correria do dia a dia, ficam guardadas só no papel, e que se adotadas corretamente, acabam por proteger os bens da empresa, gerando assim, menores custos e perdas.

Aquela preocupação ora citada, não existia mais, e os trabalhos como não poderiam deixar de ser, foi feito com prazer, seriedade, ora cansativo, mas muito “Ativo”. Um detalhe importantíssimo, os profissionais que executam este tipo de serviço, que a AfixCode fornece, e que a ITW desempenhou grandemente, é de receber estes profissionais com respeito e receptividade, dando a eles as informações necessárias do “Bem” que está sob nossa responsabilidade. Fica registrada minha dica: “Qualidade é um Bem Ativo, que jamais pode ser Depreciada”.

– Célia Alves, Analista Contábil Pleno da ITW Chemical