Inventário de Bens Patrimoniais: Passo a Passo | AfixCode

Inventário de Bens Patrimoniais

Inventário de Bens Patrimoniais

Inventário de Bens Patrimoniais - Indice
 

O ativo imobilizado é uma questão que ultimamente tem sido alvo de preocupação nas empresas, principalmente devido a aprovação da Lei 11.638, que introduziu um grupo de mudanças significativas para o atendimento e adequação ao IFRS. No presente artigo será tratado como deve ser realizado o levantamento ou inventário dos bens patrimoniais, bem como o tratamento desse levantamento junto ao cadastro contábil.

 
 
 
 

Passo a Passo para realização do Inventário Patrimonial

Inventário de Bens Patrimoniais - Conteudo

1) Identificação Física dos Bens:

Inventário de Bens Patrimoniais - Conteudo

O primeiro passo para a realização do inventário é identificar fisicamente todos os bens ativos da empresa. Isso ocorre através de identificação com placas de patrimônio, que possuem código de barras, logotipo e nome da empresa. Os bens devem ser classificados de acordo com o centro de custo e localização física, como, por exemplo, “sala de reunião da presidência”.

Além disso, cada bem deve ser devidamente caracterizado, ou seja, todos os seus dados devem ser levantados com as seguintes informações: descrição (ex: Cadeira giratória em tecido verde com braços), marca, modelo, número de série, dimensão, ano de fabricação, capacidade e estado de conservação (ótimo, bom ou ruim).

Leia também:
Inventário Físico do Ativo Imobilizado
Controle do Imobilizado: Evite os Problemas de Inventário

 
 

2) Adequação do Arquivo Contábil (Levantamento Contábil):

Inventário de Bens Patrimoniais - Conteudo

A segunda etapa trata-se da adequação do arquivo contábil. Os lançamentos devem demonstrar os bens de forma individualizada, com os seus valores de aquisição e com as informações básicas: número de nota fiscal, fornecedor, data de aquisição e depreciação acumulada calculada corretamente de acordo com parametrizações previamente definidas. Os saldos da base contábil devem estar de acordo com o balancete, caso haja quaisquer divergências, estas precisam ser devidamente ajustadas para que a base contábil represente o balanço patrimonial.

3) Conciliação Físico x Contábil: Inventário de Bens Patrimoniais - Conteudo

Após o levantamento dos bens físicos e ajuste da base contábil inicia-se a terceira etapa, denominada cotejamento ou conciliação, que é a junção do cadastro físico com o contábil, ou seja, os bens identificados fisicamente devem ser devidamente conciliados com os lançamentos contábeis correspondentes. Isto pode ser feito complementando as informações que eventualmente não estejam na nota fiscal: número da placa de patrimônio, descrição mais detalhada do bem, marca, modelo, série, dimensão e capacidade.

 
 

 

Manutenção do Controle Patrimonial

Tão importante quanto estes levantamentos é a manutenção do controle patrimonial. Criar um fluxo interno para qualquer aquisição, cadastramento, transferência ou baixa de ativo pode ser a única maneira de garantir que o ativo imobilizado esteja efetivamente controlado, que os bens estejam no local indicado e que todos os bens baixados tenham seu documento comprobatório. Enfim, garante que o controle seja efetivo, com o objetivo de, a qualquer momento, o cadastro patrimonial demonstrar a situação real da empresa.

 
 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Bernardete Tambosi
Bernardete Tambosi
Bernardete Cecilia Tambosi é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Controladoria na Trevisan – Escola de Negócios. Trabalhou na área de seguros - regulação de sinistros Ramos Elementares, de 2002 a 2004. Atua na área de Ativo Imobilizado desde 2005 na Afixcode Patrimônio e Avaliações, nas áreas de planejamento dos trabalhos, contábil e conciliação. | LinkedIn: /in/bernardetetambosi

3 Comments

  1. Elias Anderade disse:

    Estou procurando cursos de capacitação e/ou informação sobre a realização de inventário patrimonial e gestão patrimonial.

    Elias Andrade

  2. Elias Anderade disse:

    Expresso aqui meus sinceros agradecimentos.

    Respeitosamente

    Elias Anderade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar