CPC 24: Eventos Subsequentes e sua Importância | Afixcode

CPC 24 – Eventos Subsequentes: Conceito e Importância de sua Divulgação

CPC 24 – Eventos Subsequentes: Conceito e Importância de sua Divulgação

Imagem de bolas penduradas batendo uma na outra conceito de eventos subsequentes data balanço
 

Uma empresa prestes a fechar o seu exercício social é notificada de uma ação judicial que pode ter um impacto significativo em seus resultados financeiros. A empresa deve avaliar se esse evento subsequente é relevante para suas demonstrações contábeis e, se for, deve reconhecê-lo e divulgá-lo de acordo com o CPC 24.

No processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, o CPC 24 estabelece que as empresas devem analisar eventos subsequentes relevantes que ocorrem após a data do balanço patrimonial. A análise visa determinar se os eventos devem ser apenas divulgados em nota explicativa ou se devem ser ajustados nas demonstrações contábeis.

Um ponto importante é que o CPC 24 estabelece que as demonstrações contábeis devem ser elaboradas com base no pressuposto da continuidade, a menos que haja evidências de que a empresa não vai continuar operando no futuro. Por exemplo, se a empresa está planejando liquidar seus negócios ou não tem uma alternativa realista de continuidade, ela deve elaborar as demonstrações contábeis com base em um pressuposto diferente, como a liquidação.

Neste artigo vamos falar sobre a CPC 24 e a Importância da divulgação dos Eventos Subsequentes. Confira!

 
 

Conceito de Eventos Subsequentes:

Eventos subsequentes são aqueles que ocorrem após a data do balanço, mas antes da divulgação das demonstrações contábeis. Eles podem ser favoráveis ou desfavoráveis, e podem ter um impacto significativo nos resultados financeiros e posição patrimonial da empresa.

Para facilitar o entendimento, o Pronunciamento Técnico CPC 24, apresenta vários exemplos de eventos subsequentes, divididos em duas categorias:

  • Eventos que originam ajustes nas demonstrações contábeis: São aqueles que alteram valores reconhecidos nas demonstrações contábeis, como a descoberta de um erro ou a ocorrência de um evento que afeta a estimativa de um passivo.
  • Eventos que não originam ajustes nas demonstrações contábeis, mas são significativos: São aqueles que não alteram os valores reconhecidos nas demonstrações contábeis, mas são importantes para a compreensão dos resultados financeiros e posição patrimonial da empresa.

O objetivo do CPC 24 é estabelecer as diretrizes para o reconhecimento e divulgação de eventos subsequentes.

 
 

Tipos de Eventos Subsequentes

 
 

Eventos ou condições que já existiam antes da data do balanço:

São aqueles que ocorreram antes da data do balanço, mas que não foram reconhecidos nas demonstrações contábeis porque não havia evidências suficientes de sua existência ou natureza.

Esses eventos originam ajustes nas demonstrações contábeis, pois devem ser reconhecidos para refletir a situação real da empresa.

Exemplos:

  • Acordo de fusão, incorporação ou cisão que já estava em negociação antes da data do balanço;
  • Dano ambiental significativo que já estava ocorrendo antes da data do balanço, mas que não havia sido detectado;

Eventos ou condições que surgiram após a data do balanço:

São aqueles que ocorrem após a data do balanço, mas que não eram conhecidos ou esperados pelos responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis.

Esses eventos não originam ajustes nas demonstrações contábeis, mas devem ser divulgados em nota explicativa para que os usuários das demonstrações contábeis tenham conhecimento deles.

Exemplos:

  • Inundação ou incêndio que causam a destruição de bens do ativo imobilizado e a paralisação da produção;
  • Queda do valor de mercado de investimentos;
 
 

O que é CPC 24?

 
 

O pronunciamento técnico CPC 24 estabelece as diretrizes para o reconhecimento e divulgação de eventos subsequentes às demonstrações contábeis.

O objetivo do CPC 24 é garantir que as demonstrações contábeis reflitam a realidade da empresa na data de divulgação.

Além disso, é um documento importante que ajuda a garantir que as demonstrações contábeis sejam precisas e confiáveis. Ele estabelece regras para lidar com eventos que acontecem após o encerramento das demonstrações contábeis, mas antes de serem divulgadas.

O que são Eventos Subsequentes em Auditoria?

Em auditoria, eventos subsequentes são aqueles que ocorrem entre a data de encerramento das demonstrações contábeis e a data de autorização para sua emissão. Eles podem ser favoráveis ou desfavoráveis, e podem ter um impacto significativo nas demonstrações contábeis.

Como já mencionado neste artigo, os eventos subsequentes podem ser classificados em dois tipos:

  • Ajustáveis: ocorrem antes da data da demonstração contábil e alteram os valores registrados nas demonstrações.
  • Não ajustáveis: ocorrem após a data da demonstração contábil e não alteram os valores registrados nas demonstrações.

Os eventos subsequentes ajustáveis devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis, enquanto os eventos subsequentes não ajustáveis devem ser divulgados em nota explicativa.

A identificação de eventos subsequentes é importante para garantir a precisão das demonstrações contábeis.

Após a definição das demonstrações contábeis finais, a auditoria deve realizar procedimentos para identificar e avaliar eventos subsequentes.

 
 
 

 
 

Por que é Importante realizar a divulgação de Eventos Subsequentes?

 
 

A divulgação dos eventos subsequentes é uma exigência legal e ética para as empresas. Eles podem ter um impacto significativo na situação financeira da empresa, por isso é importante que sejam divulgados para os usuários das demonstrações contábeis.

Para determinar se um evento subsequente deve ser divulgado, é necessário realizar uma análise da sua relevância. Essa análise deve considerar os seguintes fatores:

  • O impacto do evento na situação financeira da empresa;
  • O impacto do evento na imagem da empresa;
  • O impacto do evento na continuidade das operações da empresa;

Se o evento subsequente tiver um impacto significativo em qualquer um desses fatores, é fundamental que seja divulgado. A divulgação dos eventos subsequentes é importante para garantir a transparência e qualidade das informações. Ela permite que os usuários das demonstrações contábeis tenham uma visão completa da situação da empresa, mesmo após a data de encerramento das demonstrações.

A omissão de eventos subsequentes pode ser considerada fraude. A fraude é um ato intencional de enganar ou iludir alguém. No caso da omissão de eventos subsequentes, a fraude ocorre quando a empresa não divulga informações relevantes aos usuários das demonstrações contábeis.

 
 

Conclusão

Agora que você já sabe que para determinar se um evento subsequente deve ser divulgado, é necessário realizar uma análise da sua relevância. Aproveite os demais conteúdos disponíveis sobre as normas contábeis. Confira!

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Ativo Imobilizado: Notas e Divulgações Necessárias
👉 Normas Internacionais da Contabilidade e CPCs
👉 Pressupostos Básicos para Elaboração de Demonstrações Financeiras Padronizadas Conforme IFRS – Framework
 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Bernardete Tambosi
Bernardete Tambosi
Bernardete Cecilia Tambosi é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Controladoria na Trevisan – Escola de Negócios. Trabalhou na área de seguros - regulação de sinistros Ramos Elementares, de 2002 a 2004. Atua na área de Ativo Imobilizado desde 2005 na Afixcode Patrimônio e Avaliações, nas áreas de planejamento dos trabalhos, contábil e conciliação. | LinkedIn: /in/bernardetetambosi

2 Comments

  1. Anderson disse:

    De acordo com o CPC 24, parágrafo 22 alínea (a) temos:

    “(a) combinação de negócios importante após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis (o Pronunciamento Técnico CPC 15 – Combinação de Negócios exige divulgação específica em tais casos) ou a alienação de uma subsidiária importante;”

    Desta forma uma combinação de negócios posterior a data de balanço não deverá constar em contas patrimoniais e sim deverá ser divulgada.

    • Equipe AfixCode disse:

      Prezado Anderson,

      Correto, uma combinação de negócios posterior a data de balanço deve ser divulgada de forma específica, ou seja, o adquirente da combinação de negócio “deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros de combinação de negócios”, deve seguir as orientações da CPC 15.

      Atenciosamente,
      Equipe AfixCode

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar