Bens Tangíveis e Intangíveis: Conceitos e Diferenças | Afixcode

Bens Tangíveis e Intangíveis: Conceitos e Diferenças

Bens Tangíveis e Intangíveis: Conceitos e Diferenças

Bens Tangíveis e Intangíveis: Conceitos e Diferenças
 

Você já parou para pensar nos bens que uma empresa possui? Os bens são ativos que uma empresa possui e que contribuem para a sua geração de receitas. Os dois principais tipos são os bens tangíveis e intangíveis. Continue a leitura para saber mais!

Todas as empresas possuem ativos, que podem ser divididos em quatro categorias principais: tangíveis, intangíveis, realizável a longo prazo e investimentos.

Apesar de estarem no mesmo grupo de ativo não circulante, os bens tangíveis e intangíveis possuem características próprias que impactam no controle e na contabilização. A compreensão das diferenças entre bens tangíveis e intangíveis é importante para a gestão adequada dos ativos da empresa.

Por isso, continue a leitura para descobrir o que são e quais as diferenças entre bens tangíveis e intangíveis!

 
 

 
 


Conceitos básicos

O balanço patrimonial de uma empresa é dividido em três grandes grupos: ativo, passivo e patrimônio líquido. O ativo é definido como um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

A CPC 00 (R2) define ativo como um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Ou seja, é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

Os recursos econômicos são direitos que têm o potencial de produzir benefícios econômicos, como por exemplo: contas a receber, máquina, equipamento.

O ativo de uma empresa é composto por bens e direitos. Os bens são coisas tangíveis, como estoques, automóveis, móveis e utensílios. Os direitos são coisas intangíveis, como contas a receber, aplicações financeiras.

O ativo é dividido em dois grandes subgrupos: circulante e não circulante.

Ativo circulante

O ativo circulante é composto por bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em até um ano. São exemplos:

  • Estoques: produtos ou serviços vendidos ou a serem vendidos pela empresa.
  • Caixa e equivalentes de caixa: recursos disponíveis para uso imediato.
  • Contas a receber: valores a receber de clientes.
  • Investimentos de curto prazo: aplicações financeiras de curto prazo.

Ativo não circulante

O ativo não circulante é composto por bens e direitos que possuem um prazo ou intenção de serem convertidos em caixa superior a um ano. São exemplos:

Realizável a longo prazo

São bens e direitos com prazos de realização superiores a um ano. Um exemplo comum são as aplicações financeiras a longo prazo. Por exemplo, se uma empresa compra um título do governo prefixado com vencimento em dez anos, esse título seria considerado um realizável a longo prazo.

A empresa pode converter ou resgatar o título antes do vencimento, mas isso geralmente implica em uma perda financeira. A classificação de um título como realizável a longo prazo depende da intenção da empresa. Se a empresa pretende manter o título até o vencimento, então ele deve ser classificado como realizável a longo prazo.

Investimentos

Os investimentos são classificados em duas categorias:

  • Investimentos em outras empresas: são investimentos feitos em outras empresas, com o objetivo de obter participação societária ou controle.
  • Investimentos de caráter permanente ou indefinido: são investimentos que não são necessários para a manutenção da atividade da empresa, mas que podem gerar benefícios econômicos futuros. Como por exemplo: obras de artes, propriedade para investimentos e metais preciosos.

Imobilizados (ou bens tangíveis)

Os bens imobilizados são aqueles bens corpóreos, ou seja, que possuem uma forma física, e que são utilizados na operação da empresa para a empresa prover a sua atividade. Esses bens têm no mínimo uma vida útil de um ano, geralmente superior a um ano.

Os imobilizados não são vendidos pela empresa, uma vez que são utilizados na operação. Eles são utilizados para produzir bens ou serviços, para distribuir bens ou serviços, ou para administrar a empresa.

Intangíveis

Os bens intangíveis são aqueles bens que não possuem uma forma física, mas que têm valor econômico para a empresa. Eles são utilizados na manutenção da companhia ou no exercício da sua atividade.

Exemplos de bens intangíveis incluem:

  • Marcas
  • Patentes
  • Softwares
  • Licenças
 
 


Modelo Balanço Patrimonial (CPC 26):

O balanço patrimonial é dividido em ativo e passivo, que se subdividem em circulante e não circulante. A tabela abaixo apresenta uma visão geral dessa divisão:

ATIVO

PASSIVO

Circulante

Contas em constante giro - Sendo que a conversão em dinheiro será no máximo no mesmo exercício social 

São obrigações exigíveis que serão liquidados nos próximos 356 dias após o levantamento do balanço 

Não Circulante

Realizável a longo Prazo

Exigível a Longo Prazo

Bens e direitos que se transformam em dinheiro após um ano de levantamento do balanço 

São obrigações exigíveis que serão liquidadas com prazo superior a um ano.

Investimento

Patrimônio Líquido 

Valores de caráter permanente que geram rendimento e que não são necessários à manutenção da atividade da empresa. 

São recursos dos proprietários aplicados na empresa.

Imobilizado

 

Itens corpóreos de natureza permanente que serão utilizados para a manutenção da atividade básica da empresa.

Intangível 

São Itens não corpóreos destinados à manutenção da atividade da empresa

 
 


Diferenças entre bens tangíveis e intangíveis

A principal diferença entre bens tangíveis e intangíveis diz respeito à forma: os tangíveis são corpóreos e os intangíveis são não-corpóreos. No entanto, essas duas categorias possuem outras especificidades.

O que são bens tangíveis

 
 

Os bens tangíveis são recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Eles são adquiridos com a intenção de gerar benefícios econômicos e/ou manter a atividade comercial.

A maioria dos bens tangíveis possui uma vida útil econômica, ou seja, um período de tempo durante o qual eles são utilizados pela empresa. Por isso, eles devem ser depreciados.

Isso quer dizer que, mensalmente, deve ser deduzido uma quota do valor contábil de cada bem, para que no final de sua vida útil seu valor residual seja igual a zero.

O objetivo da depreciação é garantir que a empresa tenha recursos para substituir o bem ao final de sua vida útil. Por isso, ela é uma despesa dedutível do lucro, mas não representa uma saída de caixa.

A depreciação também é uma conta redutora do ativo imobilizado. Isso, na prática, garante que o seu balanço patrimonial reflita a realidade com mais precisão, uma vez que o valor dos ativos é ajustado com o passar do tempo.

Por outro lado, alguns bens tangíveis, como terrenos, não perdem valor com o passar do tempo. Assim, eles não possuem uma vida útil econômica e não são depreciados.

Vale ressaltar que empresas que trabalham com exploração de minas e jazidas devem registrar esses bens em seu grupo de ativo imobilizado. Apesar de ser uma espécie de terreno, este tipo de bem é utilizado para uma finalidade específica, que é a extração de recursos naturais. 

Por sua vez, esses recursos são finitos. Logo, é preciso mensurar esses ativos de acordo com sua capacidade produtiva e reduzir seu valor contábil à medida em que os recursos forem se esgotando. Neste caso, a nomenclatura utilizada para demonstrar a redução do valor do bem é “exaustão” e não “depreciação”.

As normas para registro, mensuração e avaliação do ativo imobilizado foram elaboradas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e estão dispostas pelo CPC 27.

Exemplos de Bens Tangíveis

  • Imóveis;
  • Terrenos;
  • Equipamentos; 
  • Máquinas;
  • Veículos;

O que são Bens Intangíveis

 
 

Para um ativo ser classificado como intangível, ele deve atender a vários requisitos, que são definidos pelo CPC 04, que trata sobre o tema. Os requisitos são os seguintes:

    1. Enquadrar na definição de bem ou ativo: devem ser itens controlados por sua empresa e que possam gerar benefício futuro.
  • Vida útil superior a um ano
  • Devem ser identificáveis

Esses requisitos são comuns a bens tangíveis e intangíveis. No entanto, muitas pessoas se confundem quando se fala em ser ativo identificável. Em suma, isso quer dizer que a empresa consegue diferenciar esses bens dentre um conjunto de elementos.

Assim como os bens tangíveis, muitos intangíveis possuem vida econômica definida. É o caso, por exemplo, das licenças de softwares, contratos de concessões, direitos autorais, etc. No entanto, é comum a existência de intangíveis perpétuos, ou seja, sem vida útil definida, tais como Marcas, Goodwill, etc.

Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado no prazo definido de acordo com os itens 97 a 106 do CPC 04, enquanto a de um ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado, conforme itens 107 a 110 do mesmo CPC.

Exemplos de Bens Intangíveis

  • Softwares;
  • Marcas;
  • Direitos autorais;
  • Licenças;
  • Patentes;

Outros Pontos Diferentes

Como vimos, a principal diferença entre bens tangíveis e intangíveis diz respeito à existência corpórea. No entanto, existem outros pontos que podem ser destacados, tais como:

  • Enquanto a redução no valor dos ativos tangíveis é chamada depreciação, essa redução em ativos intangíveis é chamada de Amortização;
  • Geralmente os bens tangíveis podem ser mais facilmente comercializados, já os intangíveis, por outro lado, são um pouco difíceis de vender;
  • Mesmo depois de completamente depreciados é possível obter recursos com a venda dos ativos tangíveis. Já os intangíveis, depois de completamente amortizados, dificilmente será possível recuperar algum valor;
  • Os ativos tangíveis podem ser utilizados como garantia de empréstimo, por exemplo. Dificilmente um intangível poderá ser aceito como garantia;
 
 

Resumo: Comparativo entre Bens Tangíveis e Intangíveis

Para resumir e comparar os principais aspectos sobre os dois tipos de bens, preparamos a tabela abaixo destacando as semelhanças e diferenças entre os ativos tangíveis e intangíveis. Confira:

Bens Tangíveis

 

Bens Intangíveis

Item controlado pela empresa que pode gerar benefício futuro.

=

Item controlado pela empresa que pode gerar benefício futuro.

Deve ter vida útil superior a um ano.

=

Deve ter vida útil superior a um ano.

Deve ser identificável.

=

Deve ser identificável.

Tem existência física.

≠ 

Não tem existência física.

Na maioria das vezes, possui uma vida útil econômica definida.

≠ 

É comum a existência de intangíveis perpétuos, ou seja, sem vida econômica definida.

A redução do valor é chamada de depreciação.

≠ 

A redução de valor é chamada de Armotização.

São facilmente comercializados.

≠ 

São um pouco difíceis de vender.

Mesmo após completamente depreciados, é possível obter recursos com sua venda.

≠ 

Depois de completamente amortizados, dificilmente é possível recuperar algum valor com sua venda.

Podem ser utilizados como garantia de empréstimo.

≠ 

Dificilmente são aceitos como garantias.

É relativamente fácil determinar o custo de cada bem.

≠ 

Determinar o custo (valor) é mais difícil e complexo.

 
 

Controle dos bens tangíveis e intangíveis

 
 

Tanto bens tangíveis quanto bens intangíveis devem ser identificados e controlados para que a empresa realize o controle deles de forma adequada. Isso inclui verificar a sua existência, realizar o cálculo da depreciação, amortização, gestão de baixas, transferências, entre outros.

A identificação e o controle dos bens tangíveis podem ser feitos através de placas de identificação, com numeração única, que devem ser fixadas nos bens.

Os ativos intangíveis contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme, desde que os valores sejam maiores que R$ 1.200,00 e de vida útil fiscal superior a um ano, devem ser controlados contabilmente e podem ser controlados por código de barras, se isto for possível, porém sem afixação de placa ao bem.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o conceito e as principais diferenças entre bens tangíveis e intangíveis. Caso ainda tenha alguma dúvida ou alguma ponderação a fazer, não deixe de enviar um comentário!

Também recomendamos os seguintes conteúdos:
👉 Etiquetas Patrimoniais: Como Escolher a Placa Adequada para sua Empresa
👉 Tudo Sobre a Baixa de Ativo Imobilizado: Conceito, Tipos e Contabilização
👉 Como Contabilizar Ativo Intangível: Cálculo e Exemplos
 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 

8 Comments

  1. ANDRESSA MATOS disse:

    GOSTEI BASTANTE DESSA PUBLICAÇÃO SOBRE ATIVOS, ESTOU FAZENDO UM ESTUDO A RESPEITO E AS INFORMAÇÕES CONTIDAS AQUI ME AJUDARAM BASTANTE.

  2. Eliseu Bety disse:

    Obrigado pelo conhecimento que mim ajuda adquirir

  3. Wesley Cassiano ferreira disse:

    Gostei desta postagem sobre RFID , me ajudou em enteder alguns pensamentos sobre isto e como pode ou poderia ajudar .

    • Renata Furtunato disse:

      Muito obrigado Wesley, ficamos felizes em poder te ajudar. Inscreva-se na nossa newsletter como leitor VIP para receber em primeira mão as novidades do blog.

  4. Carlos Moreira disse:

    O texto tem qualidade e clareza para base didática. A título de colaboração mas que não causa mácula ao texto, o valor residual de um bem nem sempre será zero, pois mesmo depois de totalmente depreciado e pode ter algum valor comercial por menor que seja!
    O texto merece meu reconhecimento e respeito.

  5. Celestino Benjamim Cangonjo disse:

    O conteúdo é muito explicito.

  6. Correia Nobre disse:

    Quero passar a receber conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar