7 Dicas para Contratar Serviços de Ativo Imobilizado | AfixCode

7 Dicas para Contratar uma Empresa Prestadora de Serviços de Ativo Imobilizado

7 Dicas para Contratar uma Empresa Prestadora de Serviços de Ativo Imobilizado

7 Dicas Contratar Empresa Ativo Imobilizado - Indice
 

Você sabia que entre 30 a 40% dos trabalhos da AFIXCODE são para refazer projetos que fracassaram?

Sim, este dado é verdade. Foi por isso que a ideia de publicar esse artigo surgiu depois de muitos e muitos casos de clientes que nos procuram depois de terem contratado outras empresas que infelizmente não completaram o trabalho ou entregaram um serviço que posteriormente não foi aprovado pela auditoria / direção.

Portanto, o objetivo desse artigo é fornecer algumas dicas práticas para que a empresa não perca dinheiro e tempo na contratação de um serviço de controle patrimonial, e para que os responsáveis pela contratação não tenham seus empregos ameaçados devido a uma contratação equivocada.

 
 

Mas afinal, por que os projetos de ativo imobilizado fracassam e é necessário refazê-los?

Veja abaixo os 4 principais motivos que fazem projetos fracassarem:

1. Escopo levantado de forma errada

Na hora de levantar o escopo do projeto, é importante não exagerar no escopo e nem economizar. Ou seja, confirme se o escopo não está superdimensionado ou subdimensionado.

O excesso ou falta de informações fazem toda a diferença para o resultado final, por isso, garanta que o fornecedor tenha muito bem detalhado na proposta como será o projeto e dimensione-o de forma correta.

2. Não seguir as boas práticas

Muitos projetos fracassam por que a empresa fornecedora falha em seguir as boas práticas para os projetos do imobilizado, como por exemplo:

  • Escolher placas inadequadas para o negócio do cliente;
  • Definições equivocadas em relação aos bens que são e não são objeto de inventário;
  • Entre outros.

3. Erros de execução e problemas técnicos

Todas as etapas de projetos relacionados à gestão patrimonial devem ser feitas com muita cautela e atenção. Por isso, muitos projetos fracassam ao falhar na própria execução, seja no planejamento do projeto, no inventário, na conciliação, na avaliação, etc.

Na hora de contratar o fornecedor, é essencial observar a experiência dos profissionais que vão realizar o projeto.

4. Problemas na atualização do resultado no sistema de patrimônio

Após a conclusão de um inventário patrimonial, por exemplo, é necessário atualizar o sistema de patrimônio.

Infelizmente muitas empresas fornecedoras fracassam nesta etapa, pois esta etapa necessita muito planejamento e organização.

 
 

7 Dicas para Contratar uma Empresa de Controle Patrimonial

Por fim, aqui estão alguns itens que você precisa verificar antes de contratar uma empresa fornecedora.

Então, nossa recomendação é que você analise e compare as propostas e projetos de cada fornecedor seguindo cada um dos itens abaixo. Desta forma, você ficará mais perto de obter um projeto de de controle patrimonial de sucesso.

 
 

1. Consulte e pesquise muito sobre o fornecedor

Propriedade Para Investimento Vantagens Não se deixe iludir por um site bonitinho, ou por uma proposta volumosa, ou por promessas de vendedor. Siga os passos abaixo para levantar o máximo possível de informações confiáveis sobre a empresa fornecedora do serviço:

  • Consulte o site e a história da empresa;
  • Consulte as referências comerciais – principalmente de empresas do mesmo ramo do que o seu;
  • Consulte se a empresa está devidamente habilitada (CREA, CRA);
  • Verifique a metodologia apresentada pela empresa;
  • Verifique as avaliações do Google e o site Reclame Aqui para obter opiniões de outros clientes;

2. Verifique a estrutura da empresa (endereço)

Propriedade Para Investimento Vantagens Essa segunda dica já evita muitos problemas, eliminando as empresas virtuais. Se possível visite pessoalmente a sede ou filial da empresa que está analisando.

Se não for possível, apenas pergunte se você pode visitar a empresa e preste atenção na reação do vendedor. Outra opção é pesquisar no Google Maps e consultar o endereço do CNPJ da empresa.

 
 

2. Verifique a estrutura da empresa (endereço)

Propriedade Para Investimento Vantagens Essa segunda dica já evita muitos problemas, eliminando as empresas virtuais. Se possível visite pessoalmente a sede ou filial da empresa que está analisando.

Se não for possível, apenas pergunte se você pode visitar a empresa e preste atenção na reação do vendedor. Outra opção é pesquisar no Google Maps e consultar o endereço do CNPJ da empresa.

 

 

3. Verifique quanto tempo a empresa está no mercado

Propriedade Para Investimento Vantagens Solicite uma cópia do contrato social e analise o objeto social da empresa. Desconfie de empresas que fazem de tudo, isto é, desde venda de produtos alimentícios até serviços contábeis.

 
 

4. Solicite a relação de funcionários que trabalham na empresa

Propriedade Para Investimento Vantagens Antes de contratar um fornecedor, é essencial entender como é o corpo técnico da empresa, ou seja, quem são os profissionais que vão executar o serviço na sua empresa.

Por isso, recomendamos que você peça a relação de funcionários da empresa fornecedora com a função e o ano de admissão dos profissionais. Além disso, verifique se a empresa tem engenheiros, contadores, técnicos nos seus quadros.

 
 

5. PERGUNTE SE A EMPRESA TEM ALGUMA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE E SUPORTE GARANTIDO

Propriedade Para Investimento Vantagens

Verifique se a empresa tem algum programa de certificação de qualidade (ISO-9001) e se é também auditada (interna ou externamente).

Além disso, verifique se a empresa oferece suporte para esclarecimento de dúvidas após a entrega do projeto. Obter esta garantia da empresa fornecedora é essencial para empresas que passam por auditoria externa.

 
 
 
 

6. Peça amostras e referências de trabalhos já realizados no seu setor de atuação

Propriedade Para Investimento Vantagens Peça amostras de relatórios ou referências específicas de outras empresas do mesmo ramo de atuação da sua empresa. Existe uma diferença enorme entre fazer uma universidade e uma indústria química ou montadora, verifique se as empresas fornecedoras comprovadamente já atuaram no seu segmento, principalmente se o seu setor for o industrial.

As melhores empresas possuem casos de sucesso em diversos segmentos do mercado, então, ao solicitar algum documento ou comprovação do serviço executado, sem dúvidas elas terão para apresentar de prontidão.

 
 

7. DESCONFIE DE PREÇOS MUITO ABAIXO DO MERCADO E DE PRAZOS CURTOS DEMAIS

Propriedade Para Investimento Vantagens O último ponto e talvez o mais polêmico, mas que não podemos deixar de citar é com relação ao preço. Não existe “preço baratinho” e serviço com qualidade, basta refletir quanto custa uma mão de obra qualificada e bem preparada (engenheiros, contadores, administradores, economistas) e quanto é a carga tributária em nosso país.

Desconfie muito de preços baixos, só existem duas possibilidades: ou o fornecedor não entendeu o escopo correto do projeto ou então a empresa não é qualificada. Em qualquer uma das situações você terá problemas, não adianta nada pagar barato, se posteriormente o trabalho não foi aprovado pela auditoria.

Além disso, desconfie também de prazos muito curtos, afinal, não existe milagre. Muitos fornecedores apresentam prazos incompatíveis para executar projetos complexos, logo, a conta não fecha: sem dúvidas o resultado final será mais um projeto fracassado sem nenhuma qualidade.

 
 

Conte com a AFIXCODE para a realização de projetos relacionados à gestão do imobilizado

Com essas dicas nós esperamos contribuir para que você possa fazer uma escolha consciente, minimizando os riscos de uma contratação desastrosa que possa causar prejuízos para a sua empresa e também para a sua carreira.

Por fim, recomendamos que você assista este vídeo onde compartilho mais dicas práticas para você garantir sucesso no próximo projeto de inventário patrimonial:

 
 

 
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Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

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